Embora as folhas com pontas queimadas não sejam prejudiciais para comer, um dos grandes problemas vem de problemas secundários, como o apodrecimento. Felizmente, existem maneiras de evitar que bordas castanhas apareçam na sua produção de alface.
O consumo de comida queimada pode fazer mal para a saúde devido à presença de uma substância química, conhecida como acrilamida, que aumenta o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, especialmente nos rins, no endométrio e nos ovários.
Se estiver mole, jogue fora. Se tiver qualquer cheiro também não deve ser usada. Alface – A alface tem cerca de uma semana de vida na geladeira. Procure por marcas escuras ou marrons.
Mas apesar de esse escurecimento causar uma má impressão aos nossos olhos, trata-se de um processo natural que não traz muitos prejuízos para o aporte nutricional da alface —e de outros alimentos.
A alface deve ser colhida quando a cabeça atinge crescimento vegetativo suficiente, está firme, antes do ponto de crescimento máximo, enquanto as folhas ainda estão tenras (Figura 1) e a planta sem indícios de pendoamento (Figura 2).
Nunca corte a alface de sua salada na França: isso é considerado má educação. Ao invés de cortá-la, dobre-a e coma com o garfo. 2. No México, a pontualidade não é bem-vista na hora de se juntar para uma refeição.
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
Outras técnicas bastante utilizadas na cozinha são colocar um pouco de suco de limão, açúcar ou adicionar tomates em conserva ou cebola picada. Todas são técnicas que ajudam a tirar o gosto de queimado da comida.
Os cientistas descobriram que a acrilamida é carcinogênica nos animais, ainda que em doses muito mais altas que as dos alimentos humanos. A acrilamida também pode aumentar o risco de câncer em seres humanos, especialmente em crianças, segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.
Em caso dele apresentar desiquilíbrio e baixos níveis (condições propícias para desenvolver a queima da borda das alfaces), é possível que o produtor tenha que realizar a correção de solo com calcário, equilibrando os níveis de cálcio e garantindo o sanidade das folhosas.
O ideal é consumir a hortaliça crua, por isso, certifique-se de que ela esteja bem higienizada, sem a presença de insetos ou fungos. Além disso, dê preferência pela versão orgânica do alimento, assim, é mais garantida à ausência de agrotóxicos e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.
Segundo ensina Claudia Matarazzo (@claumatarazzo), você pode cortar delicadamente as folhas grandes em duas partes. A partir de cada uma delas, é só preparar o pacotinho para levar à boca. "A gente dobra com os talheres e se vira!
quando ela é apresentada com a folha aberta. nunca podemos cortá la em pedaços para comer. o correto é sempre pegar os talheres. e manuseá los. de forma que formamos trouxinhas da alface. e assim levar até a boca.
Além de crua em saladas, a alface pode ser refogada e fazer parte de algumas receitas. A hortaliça pode ser ingredientes de sopas, sucos, tortas e patês. Não há uma quantidade ideal indicada para consumo, mas recomenda-se consumir de seis a oito folhas por dia, intercalando-as entre as refeições principais.
"A coisa certa a fazer é lavar suas frutas, legumes e verduras porque pode haver muitos patógenos nocivos e perigosos, bactérias que podem ser prejudiciais", afirmou o especialista ao programa de rádio Mornings, da BBC.
"Pontos pretos são normais do alface. Às vezes pode ser pontos de deficiência de alguns metais e minerais, mas em geral é o próprio aspecto do vegetal normal. Isso não é nenhum problema", afirma Portela.
Antes de guardar a verdura na geladeira, opte por potes de plástico ou vidro espaçosos, evitando amassar as folhas. Se houver muitas folhas, os saquinhos plásticos também são uma opção.
Sempre lave bem a sua alface. Ela pode conter fungos, bactérias, impurezas, toxinas e, até mesmo, resquícios de agrotóxicos. Lavando bem as folhas e armazenando-as com cuidado, você pode garantir uma verdura mais saudável, higiênica, fresca e que conserve suas características nutricionais.
A murcha de fusário ou fusariose causa amarelecimento das folhas de base, perda de vigor, atrofia, não formação de cabeça, listras marrons ou negras no sistema vascular, murcha progressiva, redução do sistema radicular e morte dos pés de alface.
Uma boa dica é utilizar uma mistura de vinagre e água para deixar a alface de molho. É bem simples: prepare uma mistura com um litro de água para cada 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, deixe as folhas da alface de molho por aproximadamente 20 minutos e enxágue em seguida com água corrente.
Para obter todos os benefícios da alface citados anteriormente, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.