Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível. Encontrou uma espécie de "pelúcia" ou pontinhos de mofo nas frutas? Não dá para simplesmente cortar o pedaço com mofo e aproveitar o resto.
Comer frutas com mofo pode fazer mal para a saúde. O mofo em frutas pode produzir toxinas que podem levar para uma possível intoxicação alimentar e alergias.
“A dica é cortar ao redor da área afetada mantendo dois centímetros de distância do mofo”, afirma Uelington Pinto. Mas caso o bolor tenha se espalhado muito pelo tecido da fruta, o melhor é descartá-la. “E na hora do corte, nunca tocar com a faca na parte mofada para não contaminar o restante do alimento.”
"Não adianta tirar esse mofo e consumir a fruta, pois ela está toda contaminada por micro-organismos", alerta ela. Segundo a profissional, esses micro-organismos, como fungos e bactérias, têm potencial para intensificar problemas digestivos. "O fungo não é composto apenas pela parte visível.
Mofo: manchas de mofo na casca ou na polpa são um sinal claro de que a banana está estragada e não deve ser consumida. Se a fruta estiver repleta de manchas escuras e partes visivelmente deterioradas, é melhor não consumi-la.
Parte II - Alimentos com bolor: saiba o que você deve fazer.
Quando não devo comer banana?
A fruta pode não ser indicada para quem tem doenças renais, toma medicamentos para hipertensão, é alérgico a frutas tropicais ou sofre de enxaquecas. No entanto, as bananas são ricas em nutrientes, fibras e antioxidantes, sendo uma opção saudável e acessível para a maioria das pessoas.
É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos.
Quanto ao aumento da toxicidade, as pessoas expostas ao mofo por um longo período podem começar a sentir sintomas como dores de cabeça e enxaquecas persistentes, aumento da exaustão e cãibras musculares. A pessoa exposta em casos mais graves também pode sofrer de sensibilidade à luz, ganho de peso e queda de cabelo.
Pode tirar a parte podre da fruta e comer o resto?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para se ter cuidado e não se comer fruta ou vegetais parcialmente podres, devido aos perigos dos bolores e micotoxinas.
Certifique-se de manter sua geladeira em torno de 2 a 3,5 graus Celsius e evite enchê-la demais para permitir um fluxo de ar suficiente, que remove a umidade e evita o crescimento de mofo, aconselha Lambertini.
O vinagre é um excelente aliado na remoção do mofo. Basta misturar partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplicar diretamente na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma escova ou pano.
Se você acidentalmente consumiu um alimento com mofo, o melhor a fazer é beber muita água. O líquido ajuda a diluir as toxinas que que possam estar presentes no seu sistema digestivo. Em alguns casos, uma pequena quantidade de mofo não causará danos significativos à saúde.
Para conservar a casca é necessário congelá-la, caso contrário, sua cor será alterada, tornando-se pouco atrativa para o consumo, pois essa mudança na coloração também aumenta o amargor original das fibras presentes na casca. Por isso, lave bem as cascas e congele em zipbags ou sacolas plásticas especiais para comidas.
Em frutas cuja casca não é consumida, deve-se borrifar a solução de hipoclorito de sódio com água no momento do consumo. Lembre-se de enxaguá-la, também. A banana escurece se for lava- da e higienizada. É recomen- dável que ela esteja verde no momento da compra e você aguarde para higienizá-la an- tes do consumo.
Especialistas consultados pelo g1 não recomendam comer nem a parte aparentemente saudável desses alimentos, pois alguns mofos podem produzir substâncias invisíveis que são nocivas. Por conta disso, sua ingestão pode causar problemas digestivos ou outras doenças.
Quando você as coloca na fruteira, normalmente bota outras coisas junto e fica mexendo ao longo dos dias. Essa movimentação pode gerar um escurecimento da casca. Mas isso é estético, não compromete a fruta em nada. Vai estragar se você esmagar a banana com algo pesado em cima — explica o pesquisador.
Qual grupo de pessoas deve evitar ingerir banana? De acordo com o instituto, pessoas que têm doenças renais avançadas, bem como aquelas que tomam medicamentos para hipertensão ou problemas cardíacos, podem ser afetadas pelo consumo elevado de potássio.
Sintomas: O fungo infecta a planta após a retirada do cacho, penetrando pela área deste corte onde pode-se observar mofo de coloração acinzentada. A almofada da coroa apresenta perda de turgescência e escurecimento dos tecidos devido à podridão seca causada pelo fungo.
Para a antracnose, a doença causa deformação e escurecimento nas brotações novas (Figura 1C – seta). Em folhas mais desenvolvidas, são observadas lesões de coloração escurecida sobre sua superfície (Figura 1D - seta). Em casos mais graves, a doença pode se espalhar sobre toda a folha e causar a sua queda.
A princípio, não há nenhum problema em comer banana madura. De acordo com a nutricionista, a fruta madura não faz mal à saúde, mesmo se ela estiver com a casca toda preta. Só é preciso ficar atento caso haja alguma mancha de mofo ou a polpa estiver muito marrom e com um cheiro ruim.
“Cada fruto tem uma sensibilidade ao frio. A maçã suporta zero grau, por exemplo, ou menos. Mas frutas como banana, mamão e goiaba, originárias de clima mais tropical, têm menos tolerância. Não é uma regra, mas estas, quando expostas a temperaturas muito baixas, escurecem e podem perder parte das qualidades sensoriais.
O que fazer para a casca da banana não ficar preta?
Proteção com frutas cítricas: Espremer algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana é uma maneira eficaz de inibir a ação da enzima polifenoloxidase. Após esse processo, armazene as fatias na geladeira e consuma dentro de três dias.