Em diversos países da América Latina, incluindo nossos vizinhos, a capivara também ganhou o status de “mamífero aquático” durante a Quaresma, tornando-se um prato aceitável para os fiéis católicos nas sextas-feiras santas.
Então os católicos de lá podem comer carne de jacaré na Sexta-Feira Santa”, conta. “Tem culturas que encaram a capivara como peixes, então católicos podem comer capivara na quaresma.
O peixe é uma alternativa permitida pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.
Em resumo: a carne permitida às sextas-feiras da Quaresma (e na Quarta-feira de Cinzas) é aquela que provém do mar, dos lagos e dos rios, com algumas exceções. Assim como Jesus deu sua carne e sangue por nós, jejuar é uma mostra de gratidão.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
Macia, pouco calórica e com baixo teor de gordura, a carne de capivara é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de anemia, por exemplo, e também contém ômega-3, ácido graxo que auxilia a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o “mau colesterol”.
Além disso, a carne de capivara é rica em ácidos graxos ômega-3. Apesar do preço elevado (o quilograma, atualmente, varia entre R$ 25,00 a R$ 28,00), as partes nobres mais comercializadas, principalmente nas grandes cidades, são lombo e pernil.
Em 2024, o feriado nacional acontece em 29 de março. Dentro da tradição da Igreja Católica, os fiéis exercem a caridade e a penitência na Sexta-feira Santa. Uma das práticas mais conhecidas da data é a abstinência de carne.
Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.
Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de mortificação e penitência para vivenciar a celebração dos grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus. Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias de recordar a Paixão de Cristo.
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.
PODE COMER CAMARÃO NA SEMANA SANTA? Quanto aos camarões, muitos cristãos optam por evitá-los durante a Semana Santa, pois eles são considerados uma iguaria. No entanto, isso pode variar de acordo com as tradições locais ou pessoais de cada um.
Ovo. Uma dúvida comum entre os cristãos é se pode comer ovo na Quaresma, e a resposta é sim. Apesar de ser um derivado de origem animal, o alimento pode permanecer no cardápio, e você pode usá-lo inclusive como protagonista nas receitas, como um delicioso omelete ou ovo mexido.
Em diversos países da América Latina, incluindo nossos vizinhos, a capivara também ganhou o status de “mamífero aquático” durante a Quaresma, tornando-se um prato aceitável para os fiéis católicos nas sextas-feiras santas.
Recente trabalho na Colômbia mostrou que a carne fresca de capivara (não informado se de criadouro ou da natureza) tem uma boa penetração entre as classes de menor poder aquisitivo, na Colômbia, onde a carne de animais caçados normalmente é consurnida na forma de charque, com notas de 4,09 para sabor em uma escala de 1 ...
Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa. O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia.
Isso se faz em honra da Paixão e Morte de Cristo”, afirmou o pároco. Desta forma, é recomendado que os fiéis optem pelo consumo de ovos e laticínios, além de peixes e frutos-do-mar, liberados por serem animais de “sangue-frio”.
Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa. O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia. Além disso, os católicos podem fazer dois pequenos lanches no dia.
Quando termina a Quaresma em 2024? Iniciada na Quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro, os 40 dias da Quaresma terminam no domingo de ramos, dia 24 de março.
“A carne vermelha faz parte do grupo de alimentos proteicos, a substituição pode acontecer com outros alimentos desse mesmo grupo como o frango e o peixe, sendo o peixe o mais utilizado e orientado pela igreja nesse período”, completa a especialista.
Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
A carne de capivara tem conquistado espaço no mercado de carnes exóticas, justificando estudos que auxiliem no conhecimento de suas características e no aperfeiçoamento do seu processo de obtenção.
A carne da capivara é bem mais magra e macia do que a bovina, rica em vitaminas do complexo B e proteínas. O sabor é muito característico e, por isso, é bastante procurada para o preparo de pratos especiais em restaurantes de culinária típica regional. Mas não é só a carne da capivara que possui aceitação no mercado.
O corte mais conhecido da carne é o Kobe Beef, retirado da região do lombo do gado e considerado o bife mais caro do mundo. Tanto ele quanto o filé mignon, contrafilé, chorizo e ancho retirados dessa raça possuem o nível de qualidade A5 (considerado o mais alto encontrado em todo o mundo).