A quantidade recomendada varia de 30 a 40 gramas por dia, para obter benefícios dos antioxidantes do cacau sem exceder a ingestão de calorias e açúcar. Lembrando que o consumo diário de açúcar adicionado, incluindo o de chocolates, não deve exceder 10% das calorias diárias.
Quanto de chocolate posso comer por dia? Estudos sugerem que apenas dois quadradinhos de chocolate amargo por dia são o suficiente para começar a ver os efeitos positivos no seu corpo. Tenha cuidado, abusar desse doce, assim como qualquer outro alimento ou sobremesa, pode ter um efeito inverso do esperado.
O chocolate é um dos alimentos mais favoritos do mundo. E ele traz consigo diversos benefícios, mas para que os mesmos consigam agir de maneira adequada é necessário que se consuma apenas a quantidade ideal por dia, que segundo o Ministério de Saúde Brasileiro e de apenas 30 gramas.
Esse alimento apresenta em sua composição o aminoácido triptofano, responsável por estimular a ativação da serotonina e da dopamina, que estão relacionadas, além da melhora do humor, com a diminuição da depressão e da ansiedade.
Por que COMER CHOCOLATE AMARGO todos os dias? Os benefícios do CHOCOLATE e do AÇAÍ | Dr Lair RIbeiro
Quais os benefícios do chocolate amargo 70?
O consumo moderado de chocolate com alto teor e cacau costuma beneficiar ainda mais nosso organismo, já que as fórmulas são ricas em flavonoides, substância antioxidante que age combatendo os radicais livres e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
O que acontece quando a gente come muito chocolate?
Além disso, o consumo exagerado é capaz de atrapalhar o bom funcionamento do fígado e causar distúrbios digestivos. Os sintomas incluem náusea, refluxo, diarreia, mal-estar, dor no estômago e até dor de cabeça. Ok, então benefícios e moderação andam de mãos dadas.
Os tipos de chocolate que existem são o branco, de leite, Ruby ou rosa, meio amargo e amargo. No entanto, é recomendado consumir preferencialmente o chocolate amargo com 70% ou mais de cacau, porque esse tipo tem menos açúcares e gorduras, e passam por menos processos industriais, garantindo todos os seus benefícios.
Porém, as especialistas ouvidas pela CNN recomendam o chocolate amargo como a escolha ideal para o dia a dia, levando em consideração os benefícios provenientes do consumo do cacau. “A opção mais saudável é sempre aquela que tem maior teor de cacau e menos açúcar, como é o caso dos chocolates 70%”, afirma Azevedo.
Como os nutrientes estão presentes na semente do fruto, o cacau 100% é puro carrega mais benefícios do que o chocolate. Isso significa que quanto maior a pureza do produto consumido, mais saúde é para quem consome.
Quem tem gordura no fígado pode comer chocolate 70%?
Comer chocolate amargo pode ser benéfico para pacientes que sofrem de problemas no fígado. É o que sugere um estudo apresentado em Viena, na Áustria, durante o Encontro Internacional da Associação Europeia para o Estudo do Fígado.
A versão amarga contém flavonoides ou compostos à base de plantas com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, bem como minerais importantes como zinco, cobre e magnésio. Por isso, é um alimento super indicado para compor a dieta de quem deseja manter ou mesmo perder peso.
Qual o melhor horário para comer chocolate amargo?
E você sabia que a ciência já descobriu o melhor horário para comê-lo? Pesquisadores da Universidade de Murta, na Espanha, concluíram que comer chocolate pela manhã pode ajudar a queimar gordura corporal e reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente em mulheres na pós-menopausa.
POR 100 G (20 G, %VD*): VALOR ENERGÉTICO 545 KCAL (109 KCAL, 5%); CARBOIDRATOS 35 G (7 G, 2%), DOS QUAIS AÇÚCARES TOTAIS 31 G (6,3 G), AÇÚCARES ADICIONADOS 29 G (5,8 G, 12%); PROTEÍNAS 9 G (2 G, 3%); GORDURAS TOTAIS 41 G (8 G, 13%), DAS QUAIS GORDURAS SATURADAS 25 G (5 G, 25%), GORDURAS TRANS 0 G (0 G, 0%); FIBRAS ...
Você encontra em quatro concentrações de cacau: 33, 50, 70 e 100 por cento. Quanto maior a quantidade de cacau no chocolate em pó, mais escuro o doce vai ficar. Se for preparar um bolo ou outra massa com pedaços de chocolate ao leite, pode escolher o chocolate em pó com 33 por cento ou com 50 por cento de cacau.
Como o cacau é constituído de procianidinas, ou seja, moléculas com propriedades antioxidantes, o consumo de chocolate 70% cacau inibe o desenvolvimento do tumor no intestino. Vale destacar que os estudos ainda estão em andamento. Comer chocolate 70% cacau faz bem ao coração.
O chocolate amargo 70% podem ser mais agradáveis ao paladar, e em sua versão zero açúcar são utilizados adoçantes na receita, mais seguros a diabéticos. Para quem se preocupa com a saúde, além da restrição ao açúcar, e já está acostumado com o amargor, as versões de chocolate amargo 90 ou 100% também são boas opções.
O tipo de chocolate mais indicado é aquele com maior teor de cacau. Prefira os chocolates amargos com, pelo menos, 70% de cacau, pois possuem menor quantidade de açúcar, são mais ricos em antioxidantes e menos processados.
Há uma substância presente no cacau que pode afetar negativamente seu descanso noturno: é exatamente por isso que não é uma boa ideia comer chocolate à noite. Em cada grama de chocolate, por menor que seja, há uma substância pouco conhecida, chamada teobromina.
Se você já se teve essa curiosidade, saiba que quando está escrito 70% cacau em uma embalagem, quer dizer que aquele produto tem setenta por cento de cacau em sua composição, e trinta por cento de outros ingredientes.
Quem tem gastrite pode comer chocolate 70 por cento?
Quem tem gastrite deve evitar comer chocolate pois o chocolate tem cafeína, que estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, além do açúcar que contribui para o processo inflamatório.
Quem está de dieta pode comer chocolate 70% cacau?
O chocolate permitido para o consumo na low carb é o chocolate amargo, mais especificamente aqueles que possuem uma concentração maior que 70% de cacau em sua composição. Essa versão é liberada porque possui uma quantidade bem menor de açúcares, gorduras e, consequentemente, carboidratos.
Além de delicioso, o chocolate possui substâncias como os flavonoides, fibras e antioxidantes que melhoram a saúde do intestino, além de ajudar a prevenir as doenças inflamatórias intestinais e regular o funcionamento do intestino.
Atividade física: Faça exercícios leves ou pratique atividades físicas. Isso ajuda a estimular a circulação sanguínea e o metabolismo, o que pode ajudar na eliminação de toxinas do corpo. 5. Descanse: Garanta uma boa noite de sono para permitir que seu corpo se recupere e se regenere adequadamente.