– evite ingerir alimentos pegajosos e doces – alimentos muito açucarados podem causar sensibilidade nos dentes de algumas pessoas, além de promover o crescimento de bactérias em torno das restaurações e dos dentes em si. Logo, se puder evitar, não coma esses itens e evite também refrigerantes.
Se você tem uma consulta marcada para eliminar uma cárie ou trocar uma restauração antiga, fique tranquilo: você poderá comer logo em seguida. Quando aplicamos a luz azul sobre a resina, ela se torna completamente endurecida e adquire alta resistência.
Quando colocar massinha no dente pode escovar os dentes?
Se a sua restauração for de amálgama (aquela prateada) você pode aguardar 24 horas, para garantir o assentamento do material. Já se a restauração for de resina (aquela da cor do dente) não precisa esperar.
Sim, é normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer restauração. Ou seja, a região tende a ficar mais sensível porque, vale repetir, essa é uma intervenção na sua boca.
Vai depender do tamanho do remanescente dental, muitas vezes é possível fazer um aumento de coroa, tratar o canal e colocar um coroa ( prótese fixa). O ideal é procurar atendimento o mais rápido possível, para avaliar a que nível foi sua fratura.
Restauração de dente quebrado, quanto custa? O preço da restauração de dente pode variar de acordo com a necessidade do paciente, seu tipo e profissional escolhido. Contudo, em média o procedimento pode custar de R$ 100 (cem reais) a R$ 300 (trezentos reais) em cada dente.
Isso pode acontecer nos casos de traumas em que um dente quebra ou em lesões de cárie. Para substituir o material perdido do dente, o dentista faz a restauração e, para isso, usa a massinha para recuperar a forma e a função do dente.
A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.
É preciso evitar a mastigação de alimentos duros na região, pois o curativo para dente não possui resistência como uma restauração definitiva. Nesse caso, é provável que o selante caia e contamine seu dente.
Em geral, os curativos só podem ser usados por um determinado tempo. Por isso, o paciente precisa ter muito cuidado ao mastigar certos tipos de alimentos para evitar sua quebra". No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias.
Para prevenir ou minimizar as manchas, evite comer ou beber esses tipos de comidas e bebidas durante as primeiras 48 horas após a restauração. Além disso, escove os dentes com frequência e faça uma limpeza a cada seis meses com um dentista.
Mastigue devagar e morda levemente: A mordida exerce uma enorme pressão nos dentes e isto pode fazer com que fiquem doloridos após uma restauração. Ao mastigar seu alimento, faça-o devagar e tente não morder até o final; isso impedirá o impacto do contato entre os dentes.
Como é o nome do procedimento que coloca massinha no dente?
Uma restauração (ou obturação) é um procedimento que faz com que o dente afetado pela cárie ou trauma seja revigorado e volte à sua função normal. O dentista remove a estrutura afetada, aplicando uma massa, geralmente de resina, para preservar a função e melhorar a estética do sorriso.
Olá, a quantidade de dentes a serem restaurados dependem muito da extensão das restaurações, da tolerância do paciente (afinal, pode demorar um bom tempo com a boca aberta) e da disponibilidade do dentista. Se necessário, podem ser agendadas consultas de longa duração com pausas para descanso durante elas.
Em relação à alimentação, evite mastigar sobre o dente que está com curativo até que seja feita a reabilitação definitiva do mesmo (restauração ou prótese). A bebida alcoólica só está contra-indicada caso você esteja fazendo uso de alguma medicação.
“A escovação com o curativo no dente deve ser realizada normalmente, sempre após as refeições e lembrando-se, sempre, de utilizar o fio-dental”, ressalta a dentista. Nesse sentido, a especialista alerta: não tente remover o curativo no dente, mesmo que você acredite que conseguirá uma higiene bucal melhor dessa forma.
Existe sempre a possibilidade do curativo soltar e também do dente quebrar , pois ele está mais frágil . Fique atenta se aparecer uma bolinha na gengiva , próximo ao dente , que pode ser sinal de necrose .
A massa branca pode ser placa bacteriana, que é facilmente removida na escovação. Após um tempo, ela vira tártaro e só será possível remover mecanicamente, pelo dentista.
A correta escovação, uso de fio dental, e profilaxia, limpeza a cada 6 meses são aliados importantes para prevenir o aparecimento de cáries. Apesar de representar um estágio inicial de deterioração do dente, é importante que seja tratado de forma rápida para impedir sua evolução.