Não, fique tranquilo (a)! Mas o ideal é que sementes como a chia, seja hidratada antes do consumo, tanto em água como no iogurte ou leite de vaca ou até bebida vegetal. Ou até mesmo triturada no liquidificador, antes do consumo, assim como a semente de linhaça. Evite consumir essas sementes inteiras.
Você não sabe como consumir linhaça corretamente? Coloque as sementes em uma água e deixe-as lá por algumas horas (de um dia para o outro seria o ideal) para amolecer a casca e facilitar o consumo. O modo de preparo da farinha é bem fácil.
Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.
Veja abaixo algumas formas de consumir a semente. Sementes inteiras ou moídas: moer as sementes facilita a absorção dos nutrientes. “A farinha de linhaça pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, saladas, sopas e massas de pães e bolos,” diz Balestra.
Quando combinado com outros alimentos, como é o caso da sua utilização polvilhada em frutas, iogurtes ou saladas, os resultados podem ser ainda mais potencializados. Mas no que se diz respeito a melhor forma de consumir a linhaça para secar, esta é moída. Isso porque, ela tem seus benefícios dentro da casca.
Os benefícios para a saúde atribuídos à linhaça incluem a promoção da saúde cardiovascular, a melhoria da função intestinal devido à sua alta quantidade de fibras, a redução do colesterol ruim, o suporte ao sistema imunológico e propriedades anti-inflamatórias.
Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal, ou seja, pode acrescentá-la a sua dieta sem peso na consciência. O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa.
Outro benefício das fibras encontradas na linhaça, especialmente as solúveis, está na capacidade de absorver água e formar gel, tornando as fezes macias e volumosas.
A quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia. No entanto, não é aconselhado consumir mais de 4 colheres de sopa dessa semente por dia, pois a ingestão excessiva de fibras pode causar prisão de ventre, diarreia, gases ou inchaço abdominal.
Se consumida inteira, seus princípios ativos não serão absorvidos, pois ela "escorregará" pelo intestino." O nutricionista e diretor da consultoria Nutriveg, especializada em dietas vegetarianas, George Guimarães, diz que a linhaça tem casca dura e, se não for triturada, o organismo não aproveitará seu valor ...
Independentemente de ser dourada ou marrom, a casca da linhaça é muito rígida para ser quebrada com os dentes. Dessa forma, para que o organismo consiga absorver seus nutrientes, é preciso triturá-la até obter uma farinha.
Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca.
A composição nutricional entre uma e outra é praticamente a mesma, mas, a linhaça marrom supera a dourada na quantidade de um poderoso antioxidante, a vitamina E, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2014. Já a dourada tem muito mais ômega-3, um ácido graxo altamente anti-inflamatório.
A recomendação é comer uma ou duas colheres de sopa da semente ou farinha diariamente, ou uma colher de sopa do óleo prensado a frio”, orienta. A profissional esclarece que a linhaça, associada a outras mudanças na alimentação, é uma forma prática de incrementar o consumo de fibras.
Alerta. Embora a linhaça seja benéfica para a saúde, seu consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais, alerta Antônio. É o caso de distúrbios gastrointestinais e interferência na absorção de certos medicamentos.
Tanto a linhaça como a celulose microcristalina possuem capacidade de reter água e, com isso, de aumentar o volume fecal24. O grão de linhaça contém fibra insolúvel e solúvel.
Deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.
A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.
“Essa semente é capaz de ajudar na regeneração dos fios danificados, fortificar e estimular o crescimento do cabelo e evitar problemas capilares, como caspa, queda de cabelo, quebra e pontas duplas.
A recomendação é de duas colheres de sopa diárias de sementes, fazendo o rodízio e intercalando os tipos para obter mais nutrientes. "Elas podem ser usadas nas preparações de saladas, panquecas, sopas, ovos, combinadas com frutas ou apenas como lanches, mas é preciso mastigar bem para a saciedade e digestão", indica.