A nutricionista orienta que não é indicado quebrar o jejum com alimentos calóricos. O mais indicado são alimentos com baixo carboidrato, sempre priorizando refeições ricas em nutrientes vindos de vegetais, proteína de qualidade e gordura boa.
Verduras, legumes, vegetais, frutas, principalmente nos intervalos, e proteínas, como castanha, feijão, soja, lentilha, grão de bico, quinoa, aveia e oleaginosas, que são proteínas ricas e substituem a proteína animal. Geralmente inserimos ovos, ou algumas refeições com ovos, que não ferem o teor do jejum.
No jejum a pão e água é absolutamente permitido utilizar o chamado pão sírio, que é muito substancioso, bem como o pão integral, podendo até ser feito em casa. Por não ter miolo, fermenta menos e facilita a digestão.
O que posso tomar que não quebra jejum: Café sem açúcar e com o mínimo possível de adoçante; Chás sem açúcar e sem adoçante; Água e limão sem adoçante.
A nutricionista explica que o pão integral pode ser consumido diariamente dentro de uma alimentação balanceada. “A quantidade depende da composição corporal do indivíduo e do nível de atividade física, mas podemos dizer que varia de duas a quatro fatias por dia”, conta.
O "arroz e feijão" vale todos os dias. Consuma com mais frequência: batata, batata doce, batata salsa (mandioquinha) e mandioca, isso ajuda a dimunir sua vontade pelas carnes. Bons reforços são o consumo de polenta ou purê de batata.
Opção 2: Mamão ou banana com aveia. Opção 3: Mix de oleaginosas e frutas secas com 1 castanha-do-pará, 2 nozes, 3 castanhas de caju, 6 amêndoas, 4 ameixas ou 4 damascos ou 1 colher de sopa de uva-passa.
Neste versículo Allah menciona as principais coisas que invalidam o jejum que são comer, beber e manter relações sexuais. As outras coisas que quebram o jejum foram mencionadas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em sua Sunnah.
O jejum que agrada a Deus é o que quebra as amarras da alma que alimentam o orgulho e a soberba, e não aquele que deixa a pessoa um dia sem comer e com a “cara amarrada, fechada, amarga e azeda” para os outros, pois esse não agrada a Deus; porém, o jejum que O agrada é aquele que nos faz mais fraternos, irmãos, amigos ...
A quebra do jejum de forma desordenada e sem orientação é a causa mais comum da falta de resultado na estratégia. Além disso, é importante dizer que nem todo jejum intermitente visa a perda de peso. Entenda os motivos: Pode haver dificuldade de adaptação.
As raízes e tubérculos são excelentes fontes de carboidratos e funcionam como uma ótima alternativa para variar o pãozinho. Essas opções são ricas em fibras, minerais e potássio, além de possuírem vitaminas do complexo A, B e C.
- Todo tipo de hortaliças: Legumes e verduras. - Frutas: Qualquer tipo. - Sucos naturais: somente com água e sem açúcar. - Pães: Pão de água (Farinha, água e sal).
PAO SEM FERMENTO: Sem acucar ou preservantes O QUE NÃO PODE COMER: CARNES: Carnes vermelhas (bovinas, caprinas, etc) carnes brancas (frango e peixes); Bebidas Alcoólicas, Bebidas e produtos fermentados; Macarrão e massas em geral; LEITES E DERIVADOS: Leite, ricota, queijo branco, mussarela, catupiry, requeijão, Iogurte ...