Rico em nutrientes Apesar de ter uma pequena quantidade de calorias, o pepino cru contém altos níveis de vitaminas e minerais, principalmente quando são ingeridos com a casca.
O pepino contém boas quantidades de fibras e água, ajudando a suavizar e a aumentar o tamanho das fezes, promovendo a sua eliminação pelo intestino e melhorando, assim, a prisão de ventre, sendo recomendado consumir esse vegetal inteiro com casca, que é onde se encontra a maior parte das fibras.
Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
Quais os benefícios de comer o pepino com a casca?
Pesquisas indicam que a casca do pepino pode auxiliar no controle da glicemia, contribuindo para a redução do açúcar no sangue. Além disso, seus componentes, como água, vitamina C e ácido cafeico, têm propriedades anti-inflamatórias quando aplicados na pele.
Além da polpa, a casca e as sementes também podem ser ingeridas e são ricas em fibras e em betacaroteno, que contribuem para a saúde dos olhos, pele e dos cabelos.
POR QUE DEVEMOS COMER PEPINO COM CASCA E ALHO CRU JUNTOS?
Como que faz para tirar o veneno do pepino?
O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca. Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles.
O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca que geralmente jogamos fora, então a pessoa "lembra" o pepino o restante do dia.
Por ser fonte de potássio, quem possui problemas renais deve maneirar no consumo, para não sobrecarregar os rins. Além disso, pessoas com a síndrome de intestino irritável, ao ingerir grandes quantidades, podem ter desconfortos gástricos como gases ou diarreia.
O que acontece com o corpo quando come pepino todos os dias?
Comecemos pelo número 1. O pepino contém mais de 95% de água em sua composição. E se tem água, tem hidratação e tem efeito diurético. É assim: você consome o pepino, ele aumenta o número de vezes que você faz xixi e, assim, elimina a retenção de líquido da sua vida.
O pepino pode ser consumido cru, em saladas, vinagretes, sucos e vitaminas. Também pode ser acrescentado na água, como saborizador. Além disso, ele também é bastante encontrado em conserva, como picles.
O pepino japonês é baixo em gorduras saturadas, calorias, colesterol e sódio. É uma boa fonte de vitamina A, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês vitamina C, vitamina K e potássio.
Parente do melão e da abóbora o pepino comum é composto de 90% de água, ajudando assim na eliminação de toxinas do corpo. No controle da pressão arterial o vegetal é bem-vindo, afinal o pepino é rico em potássio eletrólito que diminui a retenção de água induzida pelo sódio ocasionado uma redução da pressão arterial.
Assim como o pepino é um ótimo adstringente na pele, suas propriedades também atuam como um tônico para o fígado. Juntamente com as qualidades diuréticas da fruta, este suco é uma ótima solução para combater a gordura do fígado.
Tanto o limão quanto o pepino são ingredientes com pouquíssimas calorias e muitas fibras, o que favorece a digestão de alimentos e promove saciedade, ainda mais antes de comer. Inclusive, beber suco de pepino com limão pela manhã é uma excelente ideia.
Gases, cólica intestinal e diarreia são sintomas que podem aparecer. Quem tem problemas renais também deve evitar consumir muito pepino, já que o vegetal tem potássio. Em excesso, pode haver sobrecarga nos rins.
Olá esse desconforto pode ser causado pelos chamados "cucurbitacinas", compostos presentes em pepinos e outros vegetais como abóbora, melão e abobrinha, que podem provocar indigestão, o ideal seria provar dos outros alimentos citados, se houver desconforto, evite!
Comer pepino à noite é benéfico para a saúde, pois contém muitas propriedades, como vitaminas, água e fibras alimentares, que ajudam o corpo a funcionar. No entanto, pode ser aconselhável não comer muito pouco antes de dormir, pois pode fazer você se sentir “inchado” e interromper seu sono.
A hipertensão arterial pode causar males como aneurisma e derrame. Por serem ricos em potássio eletrólito, os pepinos podem reduzir a retenção de líquidos induzida por sódio e, portanto, reduzir a pressão arterial, de acordo com a Associação Americana do Coração, dos Estados Unidos.
Os antioxidantes no pepino combatem a inflamação e protegem as células. Além disso, o pepino contribui para a hidratação do corpo devido ao seu alto teor de água, aproximadamente 95% de sua composição. Sendo diurético, ajuda na eliminação de líquidos em excesso pela urina, auxiliando também na redução do inchaço.
Diz a sabedoria popular que esfregar a pontinha do pepino diminui tanto o amargor quanto a má digestão. Nenhuma das fontes consultadas nesta reportagem confirma que o recurso funcione (para suavizar o amargor, o sal é mais eficaz), mas se isso dá tran- quilidade a quem consome, ótimo.
Logo à partida deu vários benefícios para quem consome a casca deste alimento. “Um pepino com pele contém duas gramas de fibra, 10% da dose diária de vitamina C recomendada, 12% da quantidade de cálcio que deve consumir por dia e 57% da dose de vitamina K”, explicam.
Se forem itens onde a casca pode ser consumida (muitas delas possuem grandes nutrientes) o ideal é lavar bem em água corrente, com uma escova ou esponja e detergente neutro. Esse modo é perfeito para o pepino, além da maçã e da laranja (no caso de sucos).