A especialista em nutrição orienta que, mesmo que seja retirada a formiga do alimento, não é indicado consumi-lo. — É praticamente a mesma coisa consumir um alimento em contato com formiga e barata. Ambos são vetores que podem contaminar o alimento da mesma maneira.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
Faça uma solução de água com cravo-da-índia e borrife nos locais de infestação. Outra dica é embeber os cravos no álcool e colocar nos cantinhos da cozinha.
Em seguida basta borrifar a mistura nos locais onde você encontrar a formiga — tomando cuidado para não borrifar nos alimentos, claro! Você pode deixar a mistura ainda mais eficaz adicionando as cascas de laranja ou limão dentro do spray.
De acordo com o mesmo estudo realizado pela Universidade Metrocamp/Wyden, elas não são piores que as baratas. As pesquisadoras encontraram cerca de 250 milhões de microrganismos em cada barata estudada. Esse número é quase 1.900% maior do que o encontrado nas formigas.
Dr. Bactéria - Informativo Saúde - Formigas e alimentos
Pode comer comida que tinha formiga?
"Já que a maioria das formigas não é tóxica para os seres humanos. No entanto, é aconselhável retirar a formiga antes de consumir o alimento por razões de higiene", explica.
Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
São onívoras e se alimentam principalmente de gorduras e doces. Elas são consideradas um risco de saúde pública, isso porque, são vetores de bactérias que podem causar infecções.
É verdade que comer formiga faz bem para os olhos?
Comer formiga faz bem para a visão? A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.
De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.
Vinagre. O vinagre é um ingrediente certeiro para acabar com as formigas! Depois de limpar bem a cozinha, com a ajuda de um borrifador, espalhe algumas gotinhas de vinagre branco com um pouco de água morna sobre o piso e passe um paninho. O odor forte do vinagre afasta as indesejadas formigas!
Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplique em todas as áreas em que houver insetos. O cheiro forte vai repeli-los e impedir que voltem. Caso não haja vinagre, o limão também se mostra uma solução simples: esprema o suco de uma fruta e coloque-o em garrafa de spray.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.
Para não se perderem, elas liberam feromônios (substâncias químicas naturais), que formam uma trilha até a comida. As preferências alimentares variam entre as espécies. As formigas-cortadeiras, por exemplo, levam folhas para alimentar um fungo que cultivam dentro do formigueiro para, depois, o comerem.
Espalhar grãos de arroz cru nos locais de passagem das formigas faz com que elas se interessem menos pelas plantas da sua horta e comecem a transportar os grãos para o formigueiro. No entanto, passado algum tempo, devido à umidade natural do arroz, ele irá fermentar, produzindo um fungo que acaba matando esses insetos.
As formigas são atraídas por comida, água e abrigo, pois elas se alimentam de tudo o que é comestível, além disso o fator humidade bem como minúsculos pontos de acesso contribuem para infestações destas pragas.
Nutritiva, a “carne” da içá tem alto valor proteico. Segundo o biólogo Eraldo Costa Neto, as formigas da espécie Atta contêm aproximadamente 44% de proteínas. Já as carnes de frango e boi possuem 23% e 20%, respectivamente. Esses insetos são também ricos em sódio, potássio, ferro e cálcio.
Com 47% de proteína em sua composição biológica, as formigas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), são combinadas com peixes, caldos e farofas.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
Um dos principais problemas que os alimentos contaminados através de formigas podem causar é a gastroenterite, uma infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além disso, dependendo da quantidade de bactérias e do tipo, também pode deflagrar febre e dor no corpo.
Portanto, não há estudos científicos que comprovem que a ingestão de formigas fará mal ao organismo das pessoas, assim, não haverá nenhuma complicação na sua saúde por conta disso.
A formiga é um grande transmissor de doenças infecciosas, além de poder causar gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até lepra.
Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.
As formigas passam pela metamorfose – uma mudança completa na forma do corpo – que tem quatro etapas: ovo, larva, pupa e adulta. O ciclo de vida das formigas começa com um ovo. Os ovos fertilizados tornam-se formigas fêmeas, enquanto os ovos não fertilizados tornam-se formigas machos.
Deixar doces abertos, restos de comida no chão ou nas superfícies, e louça suja podem atrair as formigas. Colocar o pote de mel, queridinho delas, dentro de um recipiente com água também pode ajudar. — Para combater, tem que procurar os ninhos e fazer uma dedetização, com profissionais.