E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.
Em Levítico 11.7, o texto sagrado diz: “Também o porco, porque tem as unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo”. De fato, esse versículo nos faz pensar que a carne de porco é imunda, mas precisamos entender o contexto em que ela está inserida.
QUE ANIMAIS SÃO PROIBIDOS DE SE COMER NA BÍBLIA? Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
É PECADO COMER CARNE DE PORCO? O QUE A BÍBLIA DIZ?
O que significa porco na Bíblia?
O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido. Não estamos, portanto, lidando com julgamentos de limites estreitos, mas com uma discriminação baseada em atributos externos.
Os adventistas têm restrição alimentar imposta pela religião. É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro.
Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
Qual é a religião que não come carne de porco? O rastafarianismo, assim como religiões como o islamismo, o judaísmo e o cristianismo ortodoxo etíope, proíbe o consumo de carne de porco. Alguns rastafáris também evitam comer frutos do mar porque eles, assim como os porcos, são necrófagos.
17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18 Porque quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito pelos homens.
Ser-vos-ão, pois, por ABOMINAÇÃO; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas [caranguejos, siris, lagostas, camarões, bagre, cavalinha, etc] nas águas, será para vós ABOMINAÇÃO. Levítico 11:10-12 Por que usam uma parte do Levítico e não as demais?
Deus declara que os animais que ruminam e têm casco fendido servem de alimento (Levítico 11:3; Deuteronômio 14:6). Isso inclui especificamente espécies como o gado, a ovelha, a cabra, o veado e a gazela (Deuteronômio 14:4-5).
Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.
O sacerdote ainda ressalta: "O evangelista São Marcos acrescenta: 'Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros'". Esta é, basicamente, a mesma razão pela qual não há nenhuma proibição católica ao consumo de carne de porco, muito embora as tradições judaica e muçulmana não a consumam por considerá-la impura.
7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.
Quais animais podemos comer segundo a Bíblia Novo Testamento?
Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine. Todavia, dos animais que ruminam ou têm o casco fendido, não deverão comer o camelo, a lebre e o coelho selvagem. Embora ruminem, eles não têm o casco fendido; são impuros para vocês.
O que Jesus quis dizer com "não jogue pérola aos porcos"?
O que isso quer dizer? É simples: que jamais devemos entregar uma riqueza nossa a quem não sabe cuidar dela. Nunca devemos dar o que temos em mais alta estima a quem ignora ou não está disposto a compreender tal apreço.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."