1- Água da torneira, não!!! Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
O que acontece se eu colocar água de torneira no radiador?
E o que é pior: essa água de torneira pode danificar o motor e uma delas é a chamada “água dura”, com excesso de cálcio. Na medida que ela vai circulando pelos dutos de refrigeração, o cálcio vai se depositando nas paredes externas dos cilindros e formando uma barreira térmica que impossibilita a refrigeração do motor.
Pode colocar água ao invés de líquido de arrefecimento?
Agora, se a água for misturada com o líquido de arrefecimento, o que acontecerá é que este perderá suas propriedades. Resumindo, você deve sempre usar líquido de arrefecimento para garantir a temperatura correta do motor do seu carro.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Contudo, completar o nível com água da torneira é uma prática bastante danosa, pois com o passar do tempo provoca corrosão e até entupimento de tubulações, dutos internos e da bomba de água - além de diminuir a temperatura de ebulição.
Baixar água do radiador é normal, mas errado é completar com água
Pode completar a água do radiador com água normal?
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Quanto tempo dura a água do reservatório do radiador?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
O que acontece se não tiver líquido de arrefecimento?
Falta de água no radiador
Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d'água.
Pode colocar somente água desmineralizada no radiador?
Para manter o sistema de arrefecimento em bom estado, vale também não colocar somente água no reservatório, acrescente a mistura de água desmineralizada e aditivo para não danificar, nem oxidar os componentes do motor.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
O que colocar no reservatório de água do radiador?
O reservatório de água do radiador nada mais é do que aquele recipiente que fica próximo ao motor e, com certa frequência, precisa ser preenchido com água ou, preferencialmente, com água desmineralizada e aditivo de arrefecimento.
E atenção: completar o sistema com líquido de arrefecimento é um mero paliativo. Se o nível estiver abaixo do mínimo, significa que temos um problema na área. Portanto, caso enfrente esse galho, complete com água desmineralizada e aditivo e leve seu veículo até uma oficina de confiança.
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Quanto tempo após desligar o carro pode colocar água?
O ideal é fazer isso com o motor frio, pelo menos 10 minutos após desligar o carro. Se o motor ainda estiver quente, a água ainda pode estar circulando no sistema e, quando a porta do reservatório é aberta logos após desligar o veículo, há risco de que ela espirre.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Desgaste prematuro das peças: O superaquecimento frequente do motor devido à falta de água no radiador pode levar ao desgaste prematuro de peças. Como, por exemplo, juntas, selantes e mangueiras do sistema de arrefecimento. Esses danos podem levar a vazamentos e falhas no sistema.
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada.
Encha uma panela grande de água até a metade; Coloque uma pequena tigela de vidro na panela, certificando-se de que ela boie (ela não pode tocar o fundo). Se a tigela não boiar coloque algum suporte na panela, como uma grande de ferro; Ligue o fogo e observe a água evaporar e cair dentro da tigela.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.