O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para completar o óleo?
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.
Para evitar esse tipo de problema, verifique o nível do óleo sempre com o motor frio e desligado. O veículo tem de estar em local plano para evitar que o lubrificante fique acumulado em um único lado do cárter.
Agora, é hora de checar qual nível o óleo está marcando. Se estiver no nível mínimo, você terá que completar com o óleo igual ao que já está no motor, sem deixar que ele passe do nível máximo da vareta. Se estiver entre o nível mínimo e o máximo, tudo certo. E a marcação nunca deve passar do nível máximo.
Troca de óleo, qual o melhor momento, motor quente ou frio?
Pode só completar o óleo do motor?
Completar um óleo viscoso com um óleo novo pode dar um resultado ruim e não vale a pena. Se você seguir a medição correta do nível de óleo, vai perceber que há a diminuição desse nível ao longo do tempo. Isso é normal, já que o motor consome uma parte desse óleo para funcionar.
Quanto tempo leva para esfriar o motor de um carro?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
Pois realmente é um perigo o nível do óleo ficar lá embaixo, porque sua falta pode mesmo fundir o motor. Entretanto, se o óleo do cárter ficar muito acima do indicado pela vareta, quando o eixo virabrequim girar ele vai bater na superfície deste óleo e provocar espuma que nem o aditivo é capaz de evitar.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Desligue o carro e aguarde o óleo se assentar no motor – isso pode levar alguns minutos. Se você não quiser esperar, faça isso no próximo dia, antes de ligar o carro.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
NUNCA abra essa tampa com o motor do carro quente ou ligado. Isso vira uma panela de pressão e você pode sofrer um acidente sério. Mais uma vez a ideia é apenas verificar o nível, jamais completá-lo. Se estiver entre as marquinhas de máximo e mínimo, tudo está bem.
Ou seja, na partida do motor, óleo frio, viscosidade alta; e, motor funcionando, alta temperatura, viscosidade baixa. Mas será que à medida que o motor vai esquentando, todo óleo diminui sua viscosidade na mesma medida e do mesmo jeito? Não, pois vai depender do índice de viscosidade.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Pode abrir a tampa do radiador com o motor quente?
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Tem que colocar água no carro ligado ou desligado?
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
O cheiro de óleo queimado é um dos mais comuns e de fácil identificação. Na maioria das vezes, como é de se esperar, ele acontece por conta de algum vazamento de óleo, mas também pode indicar que já passou da hora de realizar a manutenção periódica que todo veículo deve passar.