Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
O ideal é medir o óleo com o motor frio ou em pelo menos 5 minutos após o motor ser desligado e num terreno plano, porém ao se medir com motor quente, o nível da vareta deve estar acima do mínimo.
Qual o melhor momento para verificar o óleo do motor?
Então vamos lá, o momento ideal para se verificar o nível do óleo é de manhã, na garagem antes de ligar o motor, para se ter certeza de que todo o óleo escorreu para o cárter.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para completar o óleo?
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
Qual o máximo de tempo posso rodar com o óleo do motor vencido?
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Se o óleo for muito viscoso, é ainda mais importante esperar os cinco minutinhos antes de deixar que o frentista verifique o nível. Lembre-se: antes da medição, o óleo precisa baixar e esfriar.
Se verificarmos o nível de óleo assim que desligarmos o motor, o óleo ainda estará circulando no sistema e a vareta vai indicar nível baixo erroneamente. Além disso, lembram né? Jamais abram o reservatório de expansão com o carro quente!
Pode misturar óleo sintético de marcas diferentes?
Posso misturar produtos de marcas diferentes? A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome o cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
Para medir corretamente o nível de óleo do motor é preciso que o carro esteja em repouso por pelo menos 30 minutos. O motor até pode estar quente, mas o correto mesmo é que ele esteja frio, e o carro parado em uma superfície plana. A vareta de medição tem duas marcas: a de mínimo e a de máxima.
Evite misturar óleos de tipos diferentes (mineral ou sintético) ou completar um óleo antigo com óleo novo; Mantenha o motor sempre regulado e faça a substituição das velas; Faça a substituição do filtro sempre que trocar o óleo; Evite abastecer o veículo com combustível de má qualidade (adulterado).
O que acontece se colocar meio litro de óleo a mais no motor?
Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim. A bomba de óleo pode mandar essa espuminha para lubrificar as partes móveis.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.
O que fazer para baixar a temperatura do motor do carro?
Aguarde até que o motor esfrie completamente antes de verificar o nível do líquido de arrefecimento. Após o motor esfriar, verifique o nível do líquido de arrefecimento no radiador ou no reservatório. Se estiver baixo, adicione líquido de arrefecimento até o nível adequado.
Todos nós sabemos que o capô esquenta naturalmente com o uso do automóvel. No entanto, se houver um calor excessivo, isso pode indicar que está na hora de fazer a revisão do carro. Esse sintoma indica que o radiador está superaquecendo, colocando em risco o funcionamento mecânico do veículo como um todo.
O veículo tem de estar em local plano para evitar que o lubrificante fique acumulado em um único lado do cárter. Caso o motor ainda esteja quente, aguarde cerca de dez minutos após desligá-lo para conferir o nível indicado na vareta.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito.
Pois realmente é um perigo o nível do óleo ficar lá embaixo, porque sua falta pode mesmo fundir o motor. Entretanto, se o óleo do cárter ficar muito acima do indicado pela vareta, quando o eixo virabrequim girar ele vai bater na superfície deste óleo e provocar espuma que nem o aditivo é capaz de evitar.