Não congelar o produto; Não armazenar junto a produtos químicos ou que exalem cheiros. Durante o armazenamento, manter um espaçamento entre as caixas de 5 cm de distância para a melhor circulação de ar. Depois de aberta, utilizar o conteúdo da embalagem no menor prazo possível.
Quanto tempo dura o fermento natural na geladeira?
- mesmo que não vá fazer pães com frequencia, você precisa cuidar do seu fermento. Nutrindo o fermento com a proporção recomendada de água e farinha, ele é capaz de aguentar 15 dias na geladeira — mas aconselho que você só faça isso de vez em quando, por ocasião de uma viagem, por exemplo.
Como Congelar Fermento Levain e Descongelar Novamente
Como saber se o fermento natural estragou?
Ocasionalmente, uma camada líquida escurecida pode se formar na superfície do fermento. Esse líquido é produzido naturalmente e contém, além de água, álcool e os ácidos produzidos no processo de fermentação. Isso significa que já passou da hora de alimentar seu fermento ou que ele está fraco.
Usar farinha integral para alimentar o Levain pode deixá-lo ácido. A farinha que você usa no seu fermento faz uma grande diferença no quão ácido o pão se torna. Segundo o site The True sourdough: “Usar apenas farinha integral no seu pão aumentará a acidez do seu fermento.
Como conservar fermento biológico fresco na geladeira?
Aprenda a conservar os três tipos de fermento: O fermento biológico fresco tem a validade mais curta e precisa ser armazenado em geladeira. Você pode colocá-lo em um pote de plástico com tampa. A melhor maneira de conservar o fermento biológico seco ou o fermento químico, é fora da geladeira e em local seco.
Por que o fermento natural parou de crescer? Durante esse processo, é comum, após o fermento crescer pela primeira vez, que ele fique um tempo estagnado, isto é, que pare de crescer. Isso normalmente acontece lá pelo terceiro ou quarto dia, já que o pH da massa cai por conta da atividade dos lactobacilos.
Basta você fazer o que chamamos de SUPER ALIMENTAÇÃO do fermento natural 1 dia antes de fazer o seu pão. A SUPER ALIMENTAÇÃO consiste em você alimentar o seu levain 3 ou 4 vezes seguidas, de 4 em 4 horas, 1 dia antes de fazer seu pão. Ensinamos essa técnica em nosso curso de panificação online.
Se ainda estiver vivo você observará alguma atividade (bolhas) por menores que seja nas paredes do seu pote. Se você alimentou seu levain por 3 dias (2 vezes por dia) e não ver nenhuma atividade (bolhas), há uma boa chance de que ele esteja morto e você terá que começar de novo.
Retire as fatias de pão do congelador e coloque-as em uma assadeira. Cubra levemente com papel alumínio para evitar que a superfície do pão resseque. Asse por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que o pão esteja completamente descongelado e aquecido.
Congelar a massa fresca também é uma ótima maneira de prolongar sua vida útil, garantindo que você tenha sempre uma opção rápida e conveniente à mão para refeições de última hora.
Ao guardarmos o fermento na geladeira, geramos um resfriamento; ao entrar em contato com a massa do bolo em temperatura ambiente e depois com o calor do forno, acontece uma oscilação de temperatura que atrapalha sua eficácia.
Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.
Segundo a nutricionista Maiara Souza, os tipos possuem formas distintas de serem guardados. Enquanto o químico deve ficar em temperatura ambiente, o biológico precisa ser mantido dentro da geladeira e bem vedado após retirado da embalagem original.
Por último, você pode congelar seu Levain. Acondicione o fermento num saco plástico próprio para congelamento ou num pote que possa ir ao freezer. Quando retornar, deixe-o descongelar por completo, à temperatura ambiente.
O pulo do gato é a relação do fermento em contato com a água fervendo. Se ele começar a borbulhar bastante significa que o seu princípio ativo ainda está funcionando perfeitamente, então pode usar! Caso a reação com a água quente seja pouca ou nenhuma, realmente o melhor é descartar.
A temperatura baixa desacelera o processo de fermentação, mas os lactobacilos continuam trabalhando, liberando mais ácidos – principalmente o ácido acético, que intensifica a acidez e faz com os os aromas se aprofundem.
Um dos problemas é que algumas das boas bactérias, que seriam úteis para o seu fermento natural, também podem ser mortas. Existem três maneiras de resolver isso. Deixe um pouco de água em um recipiente aberto, exposto ao ar por 24 horas. A maior parte do cloro irá evaporar.
O levain, também chamado de “massa mãe”, precisa ser guardado na geladeira em pote de vidro levemente fechado. Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água.