Temos boas notícias: é possível congelá-lo! Por isso, não te preocupes se te tiver sobrado algum queijo raclette ou se tiveres comprado o teu queijo favorito em promoção e agora tenhas sobras. Quando embalados hermeticamente, praticamente todos os tipos de queijo podem ser congelados.
Muçarela, gorgonzola e parmesão podem ir para o congelador, mas você terá outro queijo quando descongelá-los. Isso porque o congelamento muda a estrutura do queijo.
Antes de o congelar, corte o queijo em pequenas porções e enrole-o bem em papel aderente. Depois, para evitar que o lacticínio entre diretamente em contacto com o gelo ou que o sabor se misture com o de outros alimentos, coloque-o dentro de um saco de plástico.
Quanto a validade do produto após o congelamento, se congelado a -18°C durante 1 ano, após o descongelamento o recomendado é o consumo mais rápido possível, sendo que até 15 dias o queijo em tese deverá manter suas características normais, após isso pode haver perda de estrutura, sabor etc.
COMO CONSERVAR (CONGELAR) QUEIJO MUSSARELA: PEÇA COM MAIS DE 4KG #mussarelacongelada#congelarqueijo
Como armazenar mussarela para não estragar?
É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.
Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias.
Sim, você pode congelar presunto. Entretanto é importante seguir algumas recomendações gerais sobre o armazenamento e também sobre o descongelamento do alimento. De qualquer forma, vale ressaltar que, depois desse processo a textura e o sabor do alimento geralmente sofrem alterações.
Já os queijos mais frescos como minas frescal, ricota e o queijo recheado Bom da Fazenda, por exemplo, não podem ser congelados, a baixa temperatura pode afetar o sabor e a textura, ficar com aspecto talhado e granuloso, e provavelmente ficarão quebradiços e esfarelados, por conta dos cristais de gelo.
COMO TRABALHAR COM A MUSSARELA SEM QUE ELA GRUDE? PARA ARMAZENAR QUEIJOS FATIADOS É SIMPLES. FATIE O SEU QUEIJO DE MODO QUE AS FATIAS NÃO FIQUEM EXATAMENTE UMA SOBRE AS OUTRAS. PERMITA INTERCALAR COM UMA DIFERENÇA DE 1 CM, POIS ASSIM FICARÁ MAIS FÁCIL DE VOCÊ PEGAR LÂMINA POR LÂMINA.
"Para congelar, é imprescindível envolver o produto em papel filme ou papel-alumínio, colocando-o em um recipiente vedado e higienizado, ou em um saco hermético. Esses cuidados ajudarão a evitar ainda mais o ressecamento, preservando a qualidade", recomenda Mariana.
Temos boas notícias: é possível congelá-lo! Por isso, não te preocupes se te tiver sobrado algum queijo raclette ou se tiveres comprado o teu queijo favorito em promoção e agora tenhas sobras. Quando embalados hermeticamente, praticamente todos os tipos de queijo podem ser congelados.
Fique atento à coloração. Nos queijos normais, o mais comum é reparar se mofou quando apresenta manchas brancas ou esverdeadas; no entanto, no caso dos queijos azuis, isso não vai te ajudar em nada. Por isso, repare se o queijo começou a ficar com manchas rosadas. Se for o caso, jogue fora.
Queijos duros: queijos duros, como o parmesão, gouda, cheddar, entre outros, podem ser armazenados na geladeira. O ideal é mantê-los em um recipiente hermético ou envolvidos em papel alumínio ou plástico, para evitar que fiquem ressecados ou mofados.
A temperatura ideal de congelamento para um queijo é de -18°C. Essa temperatura deve ser mantida em todo o tempo em que o queijo estiver congelado. Em momentos de degelo, por exemplo, é preciso armazenar corretamente as peças para que não descongelem.
Depois que a embalagem for aberta, é importante colocar o queijo em um pote fechado ou envolvê-lo em um plástico filme para que ele permaneça apto para o consumo por mais tempo. Se guardarmos com a embalagem original aberta na geladeira, o queijo pode ficar ressecado e ainda perder um pouco do sabor inicial.
Os melhores queijos para congelar são aqueles que normalmente usamos em receitas, e não são consumidos sozinhos. Quanto mais duro, mais tempo ele resistirá ao congelamento. Nos casos do cheddar, do St. Nectaire e do Camembert, é recomendado evitar o congelamento.
Queijos mais frescos, com bastante soro, como minas, cottage, burrata e ricota costumam durar em média 5 dias na geladeira. Os queijos mais duros ficam bem preservados de 15 dias a um mês quando estão refrigerados.
Retire o produto do freezer na quantidade a ser assado. Distribua na assadeira com 3 cm entre um e outro. Deixe descongelar por 1:30 horas, não asse o produto congelado. Aqueça o forno elétrico ou à gás à 180 ºC.
Sim, o queijo pode ser congelado sem que se estrague o alimento, mas há passos a ter em conta para garantir que mantém as suas características. Antes de congelar, corte em porções pequenas e enrole-o bem em papel aderente.
Se caso tiver fatiado, separe com plástico cada fatia. Ricota, frescal e Gorgonzola não podem ser congelados, mas parmesão, mussarela, coalho, podem sim 👍 Não ultrapassar 6 meses para não comprometer a qualidade do queijo.
Depois de aberto, todos os queijos devem ser armazenados em recipientes limpos e fechados dentro da geladeira, como uma queijeira. Esse cuidado evita que o queijo fique ressecado e se deteriore com facilidade.