Acrescentar linhaça e aveia à dieta aumenta seu consumo de fibras. Isso pode causar problemas intestinais. Para evitá-los, comece com apenas uma colher (sopa) da semente e do cereal ao dia.
Esta bebida de aveia e linhaça é bem simples de preparar e está repleta de propriedades benéficas para o nosso organismo, nomeadamente fibras, ômega 3 e 6. Ao beber receita de bebida de aveia e linhaça com regularidade você conseguirá controlar o apetite, saciar a fome e emagrecer de um jeito saudável.
Quais os benefícios do mingau de aveia com linhaça?
Alimentos como aveia, linhaça, chia e cereais integrais são ricos em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, o que aumenta a saciedade e melhora o perfil lipídico e a resistência.
A semente de linhaça possui um sabor leve, podendo ser adicionada no arroz, em iogurtes, sucos, saladas, e ainda podem ser usadas em preparações, como bolos, pães, panquecas e biscoitos. A quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia.
Ideal é hidratar a semente para que ela germine. A linhaça é um excelente alimento, inclusive estudado por vários pesquisadores pelo mundo. Entre os benefícios à saúde está auxiliar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.
Dicas de como consumir- CHIA LINHAÇA E AVEIA- juntas
É melhor consumir a linhaça inteira ou triturada?
A semente inteira favorecerá principalmente os que lidam com intestino preso. A farinha (de preferência triturada em casa e armazenada na geladeira em recipiente opaco) garante melhor acesso aos nutrientes, mas tem menos fibras.
Uma dica importante para quem quer aproveitar os benefícios da linhaça, mas não sabe muito bem como fazer é triturá-la antes. Por ser muito dura, algumas pessoas têm dificuldade de comê-la. Você pode consumir as opções marrom ou dourada desta forma.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Pelo menos 28% relataram diminuição de formação de gases. Rico em fibra, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal. “A linhaça conta com fibras solúveis metabolizadas no cólon, que promovem o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino.
Uma combinação de dois super-grãos - farinha de linhaça e semente de chia - formando um alimento rico em fibras, minerais, ômega 3 e 6 e proteínas. Ajudam no emagrecimento, regular as taxas de colesterol, melhora a pressão arterial, previne o câncer de mama e promove o fortalecimento do sistema imunológico.
Consumir o mingau de aveia à noite também pode ser uma opção. Pois as fibras presentes na aveia podem ajudar a promover uma melhor qualidade de sono. Se você tem digestão mais lenta, é preferível evitar o mingau de aveia como pré-treino e optar por alimentos que tenham uma digestão mais fácil.
Além de muito nutritiva e presente em diversas receitas, a aveia é considerada um alimento funcional. Isso significa que, além de fornecer nutrientes, ela tem participação na diminuição de riscos de algumas doenças.
Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.
Juntos, os dois grãos são a associação ideal de fibras para uma dieta balanceada. De um lado a linhaça dourada, que ajuda a diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso.
“A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas”, esclarece o nutrólogo.
Quando consumido em grandes quantidades, o óleo de linhaça pode causar gases, cólica e diarreia. Como esse óleo pode diminuir a capacidade de coagulação do sangue, pessoas que estejam tomando medicamentos ou suplementos anticoagulantes, devem conversar com um médico antes de usar o óleo de linhaça.
Quanto tempo leva para a linhaça fazer efeito no organismo?
Não é da noite para o dia que você começa a sentir os efeitos positivos do óleo linhaça, isso porque a suplementação em cápsulas é um processo preventivo e não resolutivo. Por isso, ela vai funcionar dentro de alguns dias e de acordo com a miligramagem contida na cápsula e a absorção do seu organismo.
Mas voltando ao tema ômega 3, as sementes de chia possuem esse elemento, por isso promovem o sistema cardiovascular e circulatório, mantendo o colesterol no sangue sob controle. Na verdade, foi demonstrado que elas têm o índice deste nutriente mais alto em comparação com as sementes de linhaça e até mesmo com o salmão.
Ajudam a regular o intestino: graças as fibras insolúveis contidas nessas sementes, que passam intactas pelo trato digestivo, elas aumentam o volume do bolo fecal, aumentando o trânsito intestinal. Por isso a chia e a linhaça são grandes aliadas para quem sofre de constipação intestinal.
Aveia, Chia, Linhaça e Quinoa - conheça mais sobre esses superalimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio diário. Além de serem fontes de fibra, eles auxiliam no processo de emagrecimento, entre diversos outros efeitos positivos. Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix.
“A farinha de linhaça pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, saladas, sopas e massas de pães e bolos,” diz Balestra. Óleo de linhaça: ideal para temperar saladas ou adicionar a pratos prontos, mas não é recomendado para cozinhar, pois o calor pode destruir os ácidos graxos ômega-3.