O corte deve ser rea- lizado desde a extremidade distal do prepúcio até cerca de 75% da distância até á corona, com a ajuda da tracção da extremidade do prepúcio enquanto o corte é feito com tesoura nas duas camadas do prepúcio.
Muitos pais questionam os médicos sobre como tirar a fimose com a mão, mas é preciso esclarecer que essa prática pode causar lesões no prepúcio e aumentar o risco de infecções. Por outro lado, o Ministério da Saúde indica exercícios de retração do prepúcio para promover a liberação de aderências balanoprepuciais.
Cirurgia, indicada quando as outras formas de tratamento não surtem efeito. A cirurgia pode ser feita removendo completamente a camada de pele que recobre a glande do prepúcio ou realizando apenas um ou vários pequenos cortes na pele, que sejam suficientes para permitir que a pele impessa a retirada da glande.
O tratamento para fimose pode ser feitos com o uso de pomadas corticoides e/ou ginástica prepucial, ou cirurgia de circuncisão ou prepucioplastia. A fimose é a incapacidade de retrair a pele do pênis para expor a glande, sendo comum após o nascimento, e costuma melhorar espontaneamente até os 3 anos de idade.
Pomadas - Pomadas à base de corticóides com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitam o deslizamento e o deslocamento da pele sobre a glande. A pomada indicada pelo médico urologista é aplicada 2 vezes ao dia, durante 30 dias, período geralmente necessário para a resolução do problema.
COMO TRATAR FIMOSE OU ANEL ESTREITADO SEM TIRAR A PELE
Como quebrar a fimose?
O tratamento para fimose é feito com exercícios no prepúcio, uso de pomada corticóide e cirurgia de postectomia. O método é definido de acordo com a idade do paciente e grau de complexidade clínica.
Tem como tirar fimose infantil com a mão? Tirar a fimose infantil com a mão, ou seja, forçar a abertura da pele, não é indicado! A pele ali é apertada e tentar forçar o movimento dela ao redor da glande, sem nenhum tipo de pomada para ajudar, pode acabar machucando a criança, e ninguém quer isso.
Em primeiro lugar, ninguém deve arrancar uma fimose sozinho, ou fazer qualquer intervenção no seu pênis sozinho, sem avaliação e sem o suporte de um médico.
A glande (cabeça do pênis) é envolta por uma pele retrátil, chamada prepúcio. O normal é que o prepúcio possa ser recolhido até deixar toda a glande exposta. A fimose é quando o prepúcio fica colado à glande e não é possível puxá-lo para trás.
A ejaculação rápida (ejaculação precoce) é uma condição independente e está associada a diversos fatores psicológicos e físicos. A cirurgia de fimose, conhecida como postectomia, não tem relação com alterações na sensibilidade do pênis que possam influenciar a ejaculação.
A fimose, entendida como algo externo e localizado na extremidade do pênis, não tem influência direta sobre a próstata (que produz o líquido seminal) nem sobre os testículos, que produzem os espermatozoides. Portanto, por esse ponto de vista, ela não tem a capacidade de tornar o homem infértil.
Além de dificultar a higienização correta da região, o que pode facilitar o aparecimento de infecções locais e urinárias, a fimose pode levar a incômodos e lesões durante a ereção e a relação, atrapalhando a atividade sexual, como: dor, laceração, inchaço ou sangramento, dependendo do caso.
Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.
O rompimento do freio do pênis ocorre principalmente nos casos dos chamados freios curtos, durante a primeira relação, ou durante relações sexuais com pouca lubrificação. Trata-se de uma lesão frequente em homens que não operaram a fimose.
O anel, por vezes também conhecido por Plastibell, acabará por cair por si em cerca de duas semanas. Não se deverá tentar puxar o anel. Dar banhos de imersão com água quente à criança para limpar o pénis. Após o banho, aplicar antibiótico em pomada em redor do anel.
Na maioria dos casos não é preciso qualquer tipo de tratamento, pois o tecido regenera e cicatriza sozinho em alguns dias, sendo apenas recomendado evitar o contato íntimo durante esse período, assim como manter uma boa higiene do local, para evitar infecções.
Na maioria dos casos, a fimose fisiológica (ou primária) resolve espontaneamente com o crescimento, devido sobretudo ao aparecimento das ereções intermitentes e à acumulação gradual de esmegma a nível do sulco coronal, responsável pela dissecção progressiva das aderências.
Em adultos, o tratamento para a fimose é apenas cirúrgico ou, é recomendado o uso de sabonetes neutros e cremes hidratantes na tentativa de restabelecer a lubrificação da pele o mais próximo do normal possível.
No caso de parafimose, apertar a ponta do pênis para que o prepúcio se mova para frente. No caso de parafimose, se for necessário, aplicar um anestésico no pênis e cortar uma fenda no prepúcio para que ele possa deslizar para frente.
Invaginar o polegar da luva, colocar o pênis nela e então segurar a luva no lugar e comprimir por 5 a 10 minutos. Para evitar lesões por frio no pênis, retirar a compressa após 10 minutos. Punções circunferenciais com agulha do prepúcio edematoso: primeiro, anestesiar o pênis.
A fimose pode levar a um acúmulo de secreções e dificuldade de higiene adequada da glande e do prepúcio. Isso pode resultar em inflamação da glande e do prepúcio, conhecida como balanopostite. Os sintomas podem incluir vermelhidão, inchaço, sensibilidade, dor e pus.
No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.
É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.
Fimose grau 4: no quarto grau, existe tanta pele acumulada que a retração do prepúcio é muito pequena, não se conseguindo expor a glande; Fimose grau 5: o quinto nível é a forma mais grave do problema, em que não se consegue puxar a pele do prepúcio, não se conseguindo expor em nada a glande.
A cirurgia de frenuloplastia é o procedimento realizado para corrigir o freio do pênis curto. Assim, é indicada para todos os pacientes que apresentam problemas ligados ao frênulo breve.