Nunca mais vai estragar um tomate na sua geladeira, basta cortá los em fatias e congelar, dura muito mais tempo. Pegue todos os tomates. que você comprou recentemente e corte todos em fatias.
É isso mesmo, quando guardamos o tomate na geladeira, ele perde suas propriedades rapidamente, modificando o gosto e a textura e alterando completamente o sabor das receitas, principalmente se o tomate ainda não estiver completamente maduro.
O truque então para impedir a ação deles e preservar o tomate é colocando uma fita adesiva em cima do caule. Sim, pode parecer estranho e até simples demais, mas um pedaço de fita adesiva já reduz razoavelmente o crescimentos dos fungos e bactérias.
O tomate só pode ser congelado com uma condição: se estiver em forma de molho. A couve também é uma exceção: ela pode ser congelada já lavada, cortadinha e crua. Mas na hora de preparar, ela deve ir direto do freezer para a panela e ser refogada bem rapidamente.
Quando mantido em temperatura ambiente, o tomate pode ser consumido de três a sete dias com a mesma firmeza, cor, textura, sabor e aparência. Se mantido em geladeira, o prazo aumenta, podendo durar até de nove a dez dias.
Para o tomate, a regra é simples: se ele ficar enrugado ainda pode ser ingerido. Porém, quando as rugas começam a abrir, é hora de descartar o alimento.
O consumo do tomate em seu estado completamente verde não é recomendado, uma vez que quanto mais verde estiver, maior será a concentração da toxina solanina. Essa substância pode causar sintomas como diarreia, diminuição dos batimentos cardíacos, confusão mental e aumento da frequência respiratória.
2) Alho. Sobrevive muito bem fora da geladeira, em local com boa ventilação. Quando refrigerado, pode ter sabor alterado e, assim como a cebola, corre o risco de mofar, caso não seja armazenado corretamente. Agora, se ele já foi picado, vale a regra do tempero-irmão: conserve na geladeira em pote com boa vedação.
Tomates devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo. As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.
Os tomates mantêm melhor seu sabor quando armazenados à temperatura ambiente, portanto, evite de colocá-los na geladeira para não comprometer sua textura e sabor – mas em local fresco e arejado, longe da luz solar direta e sem empilhar um em cima do outro, combinado?
2 - Frutos: caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora ainda não tenham sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.
Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.
Deve-se notar que um odor ácido característico acompanha essa podridão; reflete um pH relativamente baixo da polpa da fruta, em torno de 4. Deve-se notar que os frutos verdes afetados permanecem firmes por mais tempo, mas acabam tendo um destino comparável aos frutos maduros quando são completamente invadidos.
O excesso de sais solúveis e/ou a falta de água no solo pode resultar em deficiência de cálcio no tomate. Vamos entender melhor esses fatores: Excesso de sais: sais como potássio, nitrogênio, magnésio, enxofre, sódio e cloro dificultam a absorção de cálcio.
Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.
As frutas tropicais, como banana, abacaxi e mamão, não devem ser guardadas na geladeira. Sabe por quê? O ar frio faz com que fiquem pastosas, de um jeito nada saboroso!
Congelamento (opcional): Se tiver uma grande quantidade de tomates maduros e não conseguir consumi-los a tempo, você pode congelá-los. Lave-os, retire a pele e sementes, corte em pedaços e coloque em sacos herméticos no congelador.
Por que tem que tirar a pele do tomate? Tirar ou não a pele de tomate vai depender das suas preferências na cozinha. Como a casca não desmancha tão facilmente no cozimento, retirar a pele pode ser uma boa ideia para fazer molhos e ensopados. Assim você não arrisca ter aqueles pedacinhos de pele na receita.
Você pode congelar ele inteiro, metade ou em cubos. Apenas lave, descasque e adicione um pouco de suco de limão para manter sua coloração. Para minimizar o escurecimento, coloque o abacate em uma sacola para freezer. Tente tirar o máximo de ar possível e depois feche bem.