A mania de cutucar os ouvidos com objetos pontiagudos, hastes flexíveis ou até mesmo os dedos para coçar os ouvidos pode causar lesões graves, que podem até levar a perda auditiva.
Sintomas de machucados causados por cotonetes no ouvido
– Audição distante ou abafada; – Sangramento na região; – Dor. Em casos mais graves, como perfuração do tímpano, a lesão pode causar até a surdez no paciente.
Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.
O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida. É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo.
Na dor aguda (dor há menos de 2 semanas), as causas mais comuns são: Infecção do ouvido médio (otite média) Infecção do ouvido externo (otite externa) Mudança súbita de pressão (barotrauma)
A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio.
Como você viu, a cera tem papel fundamental na saúde dos ouvidos e, por isso, não deve ser retirada. Aliás, normalmente, o próprio corpo expulsa o excedente de cerúmen de dentro do ouvido, levando para a região externa da orelha.
Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.
Como saber se estou com excesso de cera no ouvido?
Nesses casos, o paciente tem uma sensação de ouvido tampado, com consequente diminuição e abafamento da audição, que gera bastante incômodo. De acordo com a médica, alguns casos podem vir associados à coceira e à dor, geralmente de leve intensidade. Em outros, podem estar associados à inflamação do canal auditivo.
Se sentir coceira, faça movimentos delicados e circulares com o tecido macio e limpo, buscando aliviar o desconforto. Uso de Soluções de Limpeza: Se sentir que há um acúmulo excessivo de cera, você pode usar soluções de limpeza auricular recomendadas pelo médico para amolecer a cera e facilitar sua remoção natural.
O simples atrito do objeto na pele fina do ouvido pode desencadear um prurido, ou coceira, podendo ser devido a descamação da pele, ou pela inflamação local, causada pelo trauma com o objeto. Mas fique atento, caso a coceira seja constante, procure um otoneurologista para averiguar se realmente não é nenhuma doença!
Não é recomendável limpar dentro do ouvido com cotonete. Essa prática pode trazer consequências graves para a saúde do ouvido, incluindo infecções e até mesmo perda auditiva, pela chance de lesões no tímpano.
Os tratamentos variam a depender das causas e dos sintomas. Geralmente, o médico pode receitar medicação, soluções alcoólicas e, até mesmo, realizar a lavagem do ouvido com soro fisiológico. Em casos mais graves, podem ser receitados outros remédios, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.
- Intensa coceira; - Dor; - Sensação de algo se movendo. Existe possibilidade do inseto estar vivo e tentando sair, o que causa pequenos ferimentos devido a seus movimentos.
Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.
Use apenas sabonete suave e água morna. Após lavar o cabelo, pegue um pano e limpe a orelha externa. Limpe também a parte de trás das orelhas. Se o canal auditivo parecer cheio, você pode deixar que a água tire toda a cera.
2. Aplicar gotas de óleo vegetal. Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate, óleo de bebê ou azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.
Boa noite, desde a primeira vez que é utilizado ele já está agindo para dissolver a cera, entretanto esse processo pode levar de 1 a 2 semanas, e mesmo nesse tempo, nem sempre o cerumin por sí só é capaz de remover todo cerume. Sugiro agendar uma consulta com seu otorrino para avaliação!
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.
Na verdade, a cera é um requisito para um canal auditivo saudável. É o resultado de que as glândulas sudoríparas e as glândulas de cerume, ou sebáceas, estão trabalhando. Sem a cera, os canais auditivos ficariam secos, causando coceira e seriam mais suscetíveis a arranhões e cortes internos.
O que significa estalos constantes nos ouvidos? Quando as tubas auditivas ficam bloqueadas com muco, as orelhas naturalmente terão a necessidade de estalar, uma vez que isso ajuda a regular a pressão entre o lado interno e externo da orelha média. Este é um efeito colateral comum da gripe ou da crise de alergia.
Estava limpando meu ouvido com cotonete e entupiu?
Normalmente isso acontece quando se empurra o cerumen que está na entrada do conduto auditivo para o fundo do canal. Você pode tentar usar cerumin, uma medicação que "derrete a cera", tomando o cuidado de virar o lado do ouvido comprometido para baixo, alguns minutos depois de usar a medicação.