Outra particularidade dos felinos que precisa de extrema atenção é o uso de medicamentos e produtos que, na verdade, nunca deveriam ser utilizados nos gatos. Entre eles estão o Benzoato de Benzila (ARCASAN) (utilizado para tratamento de escabiose), Paracetamol, Cystex (Azul de Metileno) e Pyrydium.
Para cuidar da cistite em gatos, os veterinários costumam prescrever antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos ao felino. Assim, os sintomas são aliviados, bem como a doença do seu miaumigo é tratada. A comida ingerida por seu gatinho também pode interferir na cura da inflamação.
Nos casos iniciais, o veterinário pode recomendar manejo nutricional com alimento coadjuvante, para auxiliar na dissolução dos cristais na urina; é fundamental estimular o gato a ingerir mais água, com alimento úmido e água limpa e fresca de fácil acesso.
O que fazer quando o gato está com dificuldade para urinar?
Se o teu gato não faz xixi, deves levá-lo com urgência ao veterinário, caso contrário, sua saúde pode ser prejudicada. As obstruções são uma das doenças do trato urinário mais comuns e são caracterizadas pela urina do gato.
Como salvei meu gato infecção urinaria( cristais na uretra em casa)
Como tratar infecção urinária de gato em casa?
Estimule o gato a beber mais água
O consumo de água é uma das formas mais simples e eficazes de evitar infecções de urina e cálculos nos rins e bexiga. Para incentivar o felino, espalhe potes de água pela casa, para que ele sempre tenha fácil acesso a eles.
De acordo com o grau de comprometimento da obstrução, pode ser necessário a introdução cuidadosa de sonda uretral para a descompressão da bexiga e, em seguida, a lavagem vesical para retirada dos tampões e cristais. Gatos com histórico de urólitos, devem ser observados e monitorados, necessitando de exames periódicos.
Você pode colocar o traseiro do gato no vaso sanitário ou na caixa de areia para que a urina escoa para dentro; Com a mão que você não está segurando o gato, localize a bexiga do seu amigo e circule-a com o polegar de um lado e quatro ou dois dedos do outro.
A obstrução pode ser causada por três condições: Pequenos cálculos uretrais; “Plugs”: nome utilizado para tratar de acúmulos de células, cristais ou proteínas presentes na urina; Espasmo uretral: casos em que a uretra inflama e ocorre o espasmo no músculo.
Qual o melhor Anti-inflamatório para gato com cistite?
Tutores que têm gatos sob seus cuidados sabem que, mesmo tomando todos os cuidados com ambiente, alimentação e diversas outras coisas, eventuais problemas de saúde causados por fungos, bactérias e germes podem surgir. Por isso, o anti-inflamatório Flamavet é a melhor opção para um tratamento de qualidade.
Os bichinhos sentem dor e incômodo, mas como não podem verbalizar, é preciso estar atento aos seus comportamentos. Eles podem apresentar diminuição da urina, urina com sangue ou odor forte, dificuldade ou ardência ao urinar e, até mesmo, urinar em locais impróprios. Esses são os sinais clássicos da cistite.
De qualquer modo, sempre mantenha o bichano longe de aspirina, paracetamol, diclofenaco de sódio, diclofenaco de potássio, pyridium, ibuprofeno, entre outros remédios.
O tratamento da cistite felina consiste em duas intervenções distintas. Por um lado, o veterinário trata as causas da infeção e por outro tenta aliviar os sintomas. Assim, independentemente da causa, geralmente o gato tem de tomar medicamentos analgésicos e antiespasmódicos.
No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.
Cystex Cloridrato de Acriflavina 15mg + Metenamina 250mg + Cloreto de Metiltionínio 20mg + Atropa Belladonna L. 15mg 24 drágeas. Cystex é indicado como antisséptico das vias urinárias nos casos de disúria (dificuldade de urinar), dor, ardor e desconforto para urinar.
A massagem na região do baixo ventre onde fica localizada a bexiga por conta do aumento da pressão pode aumentar os sintomas de urgência e frequência urinária.
Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar.
Alimentos úmidos podem ser úteis, pois contêm uma alta porcentagem de água, incentivando o gato a urinar com mais frequência e aumentar o fluxo urinário.
Seu gato não consegue urinar? Esse sintoma é comum em felinos e pode significar várias situações. O cuidado maior que você precisa ter é com as doenças no trato urinário, pois os gatos bebem pouca água. Mesmo sendo comum, esses problemas urinários precisam ser tratados com a ajuda de um especialista.
Pode dar Dipirona para gato com infecção urinária?
Sim, a dipirona pode ser dada para os gatinhos. Ela auxilia em casos de febre e de dores leves a moderadas, que podem afetar sistema digestivo e urinário e a musculatura, por exemplo.
Opte por água fresca e em movimento: se possível, tenha fontes de água corrente disponíveis para o gato, pois esse animal costuma preferir assim. Adicione cubos de gelo: a água com cubos de gelo vai ficar mais fresca. Essa dica é ainda mais importante nos períodos de calor.