No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor.
Coloque vegetais como cenoura, pepino e ervilha para que comam e se, em 24h, ainda existir algum pedaço dentro do aquário, retire para evitar contaminação.
Além das algas nas pedras, ou limo, o cascudo também se alimenta de alimentos secos e tubifex. No entanto, o aquarista deve tomar cuidado para que o Cascudo seja colocado no aquário apenas quando houver a formação do limo, seu principal alimento.
Alimentação: Ração, algas, legumes. Comportamento: Pode ser mantido sozinho ou em grupo. Possui uma dieta herbívora, se alimentando de algas e outros alimentos de origem vegetal.
Segundo me disseram, cascudos são aconselháveis apenas em aquários já com um bom tempo ativo, caso contrário ele morre de fome. O que pode ter ocorrido, e é difícil afirmar, é que ocorreu alguma variação em parâmetro que acabou afetando um animal já debilitado pela falta de alimento, levando à morte.
Quando o "cascudo" começa a "atacar" outros peixes, tentando "fixar-se" sobre esses, na tentativa de sugar seu muco indica uma só coisa: O cascudo está desesperado de FOME.
Além disso, incluir alimentos vegetais na dieta do peixe cascudo é muito importante. Vegetais como espinafre, abóbora, ervilha e alface podem ser oferecidos em pequenas quantidades, sempre cozidos e triturados.
Qualquer parte do alimento, inclusive o farelo, se decompõe muito facilmente. Por isso, pode poluir a água, seja a do aquário, seja a de rios e lagos. Isso provoca a proliferação de algas e bactérias indesejadas, prejudicando a vida de todos os habitantes do meio. Portanto, não é ideal oferecer pão aos peixes.
No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor.
O tamanho médio do cascudo de rio é de 30 centímetros. Seus predadores naturais são os peixes carnívoros, como o dourado. Sua carne branca e sem espinhos tem alto valor nutritivo, baixa taxa de colesterol e é muito apreciada pelas populações ribeirinhas.
Além das algas nas pedras, ou limo, o cascudo também se alimenta de alimentos secos e tubifex. No entanto, o aquarista deve tomar cuidado para que o Cascudo seja colocado no aquário apenas quando houver a formação do limo, seu principal alimento.
Como oferecer pepino para o seu bebê 🥒 O pepino pode ser oferecido cru a partir dos 6 meses. Fique tranquila porque o bebê vai comer somente a parte macia do pepino. A partir dos 9 meses, não ofereça mais em palitos, pois o bebê já tem mais força e vai acabar quebrando a parte dura.
Se o pet em questão é herbívoro, você pode fornecer frutas e vegetais cozidos para ele. Esses alimentos devem servir apenas de complemento à ração. No caso de peixes carnívoros, você pode dar pequenos camarões, dáfnias, artêmias, larvas de besouro, minhocas, peixes menores, carne de frango ou bovina.
Uma fama do peixe cascudo é de “limpar aquário”, pois na sua alimentação entram algas, possíveis resíduos nas pedras e limo. Entretanto, não pense que esta espécie se alimenta de sujeira. É importante oferecer nutrientes para o animal, as pastilhas de ração são específicas para peixes de fundo, por exemplo.
As causas da costiose são atribuídas a protozoários, entre eles o Costia necatrix. O problema causa aparência esbranquiçada, falta de apetite, apatia e dificuldade de respirar nos peixes. Além disso, provoca a coceira (para se coçar, o peixe se esfrega no fundo do aquário e nos acessórios).
O betta não deve ser o primeiro peixe do aquário compartilhado. Caso isso ocorra, os demais terão que competir com ele por território, o que aumenta a chance de confronto. Cascudos e corydoras também são excelentes companheiros de aquário para esse animais, segundo Luiz Fernando.
Diferenciar os cascudos machos e fêmeas não é fácil. Eles não possuem nenhuma característica externa que os distingue com precisão. Vistos de cima, pode-se dizer que as fêmeas tendem a ter barrigas maiores e mais redondas, enquanto os machos possuem tendência a ser mais esguios e magros.
Compatibilidade entre peixes para lagos ornamentais Kinguios, Cascudos. Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente, Coridoras, Espadas, Molinesias.
Parâmetros da água: o cascudo aceita águas salobras e em seu habitat definitivo ficará muito confortável com PH levemente abaixo de 7. A temperatura pode variar de 18ºC e 26ºC.