Evite administrar a V6 ou V8 junto com a antirrábica: isso reduz reações adversas. A V8 ou V10 são indicadas a partir das seis primeiras semanas de vida.
Quantas vacinas O cachorro pode tomar no mesmo dia?
Nunca dê mais de uma vacina no mesmo dia, pode sobrecarregar o sistema imunológico do seu pet. Nunca vacine um cão com febre, com câncer, com doença autoimune, durante processos alérgicos extenuantes, com diarreias, falta de apetite, vômitos…
A primeira dose das vacinas para cães contra a raiva devem ser aplicadas logo na fase de filhotes, por volta dos 4 meses de idade. Mas atenção: A vacina antirrábica leva cerca de 21 dias para fazer efeito no organismo do animal.
Mas “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Se você chegou aqui e ainda está com essa dúvida, saiba que o intervalo máximo entre cada dose é de 30 dias. “No caso de filhotes, ultrapassar esse limite pode significar recomeçar todo o protocolo, seguindo o número de doses necessárias”, explica a Dra.
Dúvidas sobre vacinação de filhotes de cães | Pet Care Hospital Veterinário. 1. Quando poderei sair para passear com o meu filhote após a vacinação? Nossa resposta é sempre: 10 dias após a última dose de V10.
É importante salientar que a mistura entre vacinas diferentes é totalmente desencorajada. Existe o risco de interferência de uma vacina com a outra, advindo falta de eficácia ou efeitos adversos indesejáveis.
Quais são as reações da vacina V10? Apesar de ser extremamente importante para a saúde dos cães, a vacina V10 pode provocar algumas reações, entre elas: febre, cansaço, vômitos, diarreia, sensibilidade, falta de apetite, sede em excesso, dor no local da aplicação, entre outros.
Entre 6 e 8 semanas de vida: primeira dose da vacina polivalente V8 ou V10 com 2 ou 3 reforços, com intervalo entre 21 a 30 dias; A partir de 12 semanas: aplicação da vacina antirrábica; A partir de 16 semanas: administração das demais vacinas (gripe canina, contra Giardia sp e contra o verme do coração).
Quanto custa? A V10 custa, em geral, entre R$60 e R$100 cada dose. É comum que clínicas veterinárias cobrem um valor mais alto pela vacina para cachorro V10 em relação à V8, já que ela conta com uma proteção mais abrangente. Consulte o seu veterinário antes de definir o imunizante ideal para seu cachorro.
Os sintomas de alergia costumam ocorrer nas primeiras 24 horas, podendo ter início em segundos a minutos após a aplicação. Por isso é importante orientar que o tutor fique de olho no animal, especialmente no primeiro dia após a vacina.
Conteúdo: Art. 1º Será garantido, através do ministério do meio ambiente, ou outro órgão competente, a inclusão gratuita das vacinas polivalentes V8 ou V10 para cães e V4 para gatos para garantir o controle de doenças e a qualidade de vida dos animais.
Tem problema atrasar a vacina de raiva do cachorro?
O que acontece se atrasar a vacina do cachorro? “É preciso estar atento aos riscos que esse atraso pode causar, pois deixar a vacinação de lado deixa o cãozinho vulnerável a doenças graves e fatais. Assim como proteger sua família, uma vez que algumas das doenças podem ser transmitidas para humanos também.
Procedimento de controle sanitário e bem estar dos animais realizado por meio da imunização contra vírus rábico, disponível no CVSA e por meio de campanhas anuais. Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos 03 meses de vida. Não existe contra indicação para fêmeas gestantes, lactantes ou no cio.
Os efeitos colaterais mais comuns da vacina contra raiva em cães incluem fadiga, febre e desconforto no local da injeção. Em alguns casos, pode ocorrer perda de apetite e reações alérgicas.
Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina.
Diferente das vacina V10, vacina Bronch Guard e Giárdia, a vacina antirrábica possui uma dose única e pode ser aplicado no mesmo dia a última dose da V10 ou 21 dias após a aplicação. O reforço deve ser realizado anualmente.
Já em relação aos cachorros adultos, o recomendado é dar uma dose anual de cada uma dessas vacinas como reforço. Ou seja, não basta que o seu pet tenha tomado todas as vacinas no início da vida, uma vez que o reforço anual é fundamental para garantir a proteção contra todas essas doenças.
Ambas as vacinas para cachorro são boas e protegem o peludo adequadamente. A diferença é que a V10 tem duas cepas a mais de leptospirose que a V8. Por isso, o importante é dar uma vacina múltipla, inerentemente de qual das duas.
A médica veterinária Joyce Lima explica o porquê: “De uma forma geral, recomenda-se que as vacinas múltiplas para cães (V8, V10, V11 ou V12) sejam aplicadas em 3 doses com o intervalo de 3 a 4 semanas entre elas, não excedendo isso, caso contrário, irão perder seu efeito inicial de estímulo à imunidade.
A vacina raiva (inativada) é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos. Esta vacina pode ser administrada antes e após a exposição, como vacinação primária ou como dose de reforço.
COMO É TRANSMITIDA? A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a Raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.