Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, o bebé não deve usar almofada, fralda, gorro/touca, babete e outras peças que lhe possam tapar a cabeça durante o sono, devido ao risco de asfixia.
Não é seguro que os bebês durmam enquanto usam chapéus, capuzes ou qualquer tipo de cobertura para a cabeça. Evite cobrir a cabeça e o rosto do bebê ao colocá-lo para dormir, pois isso pode aumentar o risco de asfixia e superaquecimento.
Os bebês, especialmente recém-nascidos, são sensíveis às mudanças de temperatura. Toucas de bebê ajudam a manter a cabecinha do bebê aquecida, o que é crucial para evitar a perda de calor e garantir que o pequeno se sinta confortável em ambientes mais frios.
As toucas têm o objetivo de proteger e manter a temperatura corporal dos recém-nascidos. A cabeça do bebê representa 1/3 do seu corpo e deve ser coberta logo após o nascimento para que o neonato não perca calor, ressaltou a responsável técnica do Serviço de Enfermagem do Hospital Padre Albino, Simone Aparecida Trovó.
Gente, a touca de dormir é um dos melhores amigos dos fios de cabelo, sabia? Pois é! Ao dormir com ela, dá pra evitar o ressecamento e o frizz. E o bom é que faz bem pra diferentes texturas como lisos, ondulados, encaracolados, crespos, dreads e tranças longas.
A fronha de cetim é a “irmã” da touca de cetim, ela proporciona os mesmos benefícios aos fios, como a redução do frizz. Você pode escolher a que for mais confortável para dormir, mas o expert diz que o uso da touca ainda é mais vantajoso por um único motivo.
Na pediatria, a partir do 28º dia de vida deixa de ser considerado um recém-nascido, e passa a ser considerado um bebê, ou lactente. Esse termo é utilizado até os 24 meses de idade, e a partir de 2 anos já é considerado como criança.
As luvinhas de lã ou de tecido são muito usadas pelas mamães em seus bebês, principalmente no inverno para aquecer a mãozinha e evitar que o bebê se aranhe com suas próprias unhas. Porém as luvas devem ser evitadas ao máximo, pois prejudicam no desenvolvimento do bebê.
Segundo os pesquisadores, se a falta de oxigênio ocorre em decorrência de uma síndrome de angústia respiratória do recém-nascido, essa chance pode ser 47% maior. A pesquisa indica ainda que, se o problema ocorre devido a um quadro de pré-eclâmpsia, aumento da pressão arterial e edemas na grávida, o risco é 34% maior.
A verdade é que as luvas devem ser evitadas ao máximo, pois elas podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. As unhas delicadas e crescentes do bebê são uma parte natural do crescimento, e não há necessidade de usar luvas para protegê-las.
Os soluços geralmente desaparecem por conta própria. Se durar mais de 5 a 10 minutos, alimente-o novamente, pois ele se acalmará. Geralmente não incomoda os bebês. No entanto, você pode fazer algumas coisas para acalmá-lo, como brincar, embalá-lo ou trocar a fralda.
Mas como saber se o bebê está com frio dormindo? As orientações são basicamente as mesmas. Observe se o seu filho demonstra algum desconforto e toque delicadamente a barriga, o peito e a nuca. Lembre-se de que é natural a temperatura abaixar durante o sono, porém temperaturas abaixo de 36°C são um sinal de hipotermia.
Vestir o bebê para dormir é uma tarefa importante para garantir que ele esteja confortável e seguro durante a noite. O ideal é que o bebê use roupas adequadas à temperatura do quarto, pois usar roupas muito quentes ou muito leves pode comprometer a saúde e bem-estar do bebê.
Em apenas 15% dos casos de morte súbita é possível identificar uma causa para morte. A morte súbita do bebê ocorre habitualmente em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano de vida, mas 90% dos casos acometem bebês com menos de 6 meses. A época mais perigosa, com maior número de casos, é entre 2 e 4 meses.
Foi dada a largada ao desafio de ser mãe e o primeiro mês de vida do bebê talvez seja o mais difícil para a maioria das mulheres. Afinal, é o momento das primeiras impressões e novidades, pois a mãe e a criança acabaram de se conhecer depois de meses de espera.
Quando o verão chega, traz junto uma dúvida que muitas mães e pais de bebês têm: pode usar ventilador ou ar-condicionado no quarto das crianças ou ambiente onde elas brincam e passam uma boa parte do tempo? A resposta é sim, mas com muito cuidado, e só se for realmente necessário.
A partir de quando o bebê pode sair? Embora alguns profissionais recomendem os passeios só após o primeiro ou do segundo mês de vida, quando as primeiras vacinas já tiverem sido aplicadas, se o bebê estiver bem (e a mãe também) eles podem sair desde o início.
Seu uso para dormir é fundamental, pois o atrito de alguns tecidos pode deixar o nosso cabelo ressecado. Porém, por ser feita de cetim, a touca evita o atrito dos fios com a fronha, os protegendo contra o frizz e a perda de umidade e oleosidade natural do couro cabeludo.
Com relação ao cuidado com o cabelo, a médica dermatologista Fabiane Brenner explica que, embora o uso da touca reduza o frizz e o desgaste dos fios durante à noite, não deve ser usada com o cabelo úmido.
O que usar para substituir a touca térmica? Se você não tiver a touca térmica, tem um produto que todo mundo tem em casa e que faz o mesmo efeito nos fios: a sacola plástica.
eu já falei ela várias vezes porque é muito útil e eu ainda vejo muita gente falando que não usa a touca. de cetim bagunça o cabelo quando vai dormir. porque não tem a touca. sendo que essa dica ajuda muito muito muito. a única coisa que cê vai precisar é de uma camisa.
Materiais como o algodão, entre outros, fazem aquilo que nós não queremos, que é retirar a hidratação. Para além disso, o atrito criado entre o nosso cabelo e a fronha ou touca de algodão podem embaraçar o nosso cabelo, criar frizz, nós e frequentemente também causar a quebra de fios.