Deixar o seu notebook sempre na tomada pode superaquecer a bateria e causar danos a longo prazo. O principal deles é reduzir a capacidade de carga. É importante usá-lo na tomada apenas quando estiver descarregando. Dessa forma ele dura muito mais tempo do que se ficar o tempo inteiro conectado na energia elétrica.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia. Ou seja, o usuário vai precisar conectar o carregador várias vezes, o que certamente vai implicar um aumento no gasto de energia elétrica. O ideal, então, é que sejam feitas pausas ao longo do dia.
Se o computador falhar, por ter ficado ligado o tempo todo, pode ser o momento de substituir ou fazer upgrade do computador. O ato de ligar o computador pode causar um desgaste considerável no computador.
Ficar em constante atividade faz o computador acumular calor por longos períodos de tempo, com o risco de danificar o hardware na falta de ventilação adequada.
COMO DIMINUIR O INPUT LAG NOS JOGOS ! REDUZIR TEMPO DE RESPOSTA E REMOVER O DELAY NOS GAMES 2024
É melhor desligar o notebook ou deixar ligado?
“Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia, é melhor deixá-lo ligado. Se você o usa por um período curto – digamos uma ou duas horas – apenas uma vez por dia, ou ainda menos, então desligue-o”, explicou Leslie.
O notebook não é necessariamente danificado quando se fecha a tampa sem desligá-lo. O único problema que pode ocorrer é você perder algum download ou documento que estiver aberto quando fizer isso. Quando a tampa do notebook é fechada, o Windows pode ser encerrado ou entrar em estado de hibernação.
Na verdade, desligar o computador regularmente pode ser benéfico, pois permite que o sistema seja reiniciado e limpo, liberando recursos de sistema que podem estar sendo usados desnecessariamente e melhorando o desempenho geral do computador.
Hibernar: presente em alguns aparelhos e indicado para pausas mais longas, consome ainda menos energia do que a suspensão, mas leva um pouco mais de tempo para retomar arquivos e programas que estavam abertos; Desligar: corta totalmente o consumo de energia e é ideal para o encerramento do dia de trabalho, por exemplo.
Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.
Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.
No caso das baterias de íon-lítio e de notebooks com proteção integrada, não há qualquer problema em usar o aparelho direto na tomada. As baterias que viciavam eram as pesadas e antigas, de níquel. Apesar de não comprometer a vida da bateria, você deve sim toma um cuidado ao usar direto o notebook conectado na tomada.
O fato de utilizá-lo 24h direto não provoca mais ou menos problemas, mas é claro que a vida útil dele poderá ser menor que um outro notebook utilizado de forma mais comum. Se quiser deixe a bateria fora já que você utiliza ele praticamente como um desktop, assim preserva as células dela.
Muitos usuários de notebook se questionam se é possível deixar o notebook de forma ininterrupta na tomada, e se o notebook carrega desligado. A utilização do notebook junto a uma fonte de energia não é prejudicial ao aparelho ou a bateria. Pelo contrário, ela até pode ajudar a conservar a vida útil do componente.
Como ponto negativo existe um único: com o uso constante sem realmente desligar o computador, ele pode acabar ficando meio lento após alguns dias. Já no modo Dormir, ainda se gasta energia para manter a sessão salva na memória.
um micro pode ficar ligado 24 horas desde que voce tenha refrigeracao adequada, porem o hd tera menos tempo de vida util! quanto ao monitor, na verdade a media de consumo eh de 70 a 85% do consumo do micro, dependendo da polegada.
Hibernar usa menos energia do que Suspender e, quando você reinicializa o computador, volta do ponto onde estava (mas não tão rapidamente quanto a suspensão). Use a hibernação quando não for utilizar o notebook ou tablet por um longo período e se você não tiver a oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo.
Qual a diferença entre suspender e desligar o notebook?
Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador.
Não existe um tempo específico. Se deixar guardado em um local adequado, pode ficar desligado por anos e ainda vai funcionar. Como será apenas uns 3 meses, o maior problema é a umidade. A umidade pode causar a oxidação dos componentes.
Consideremos para esta análise um computador com CPU de 65 W (potência máxima que pode consumir) e que permanece ligado durante todas as horas do dia. O cálculo é o seguinte: 65 W x 24 horas = 1560 Watts-hora. 1560 ÷ 1000 = 1,56 kWh/dia.
Se o seu computador demora muito para ligar, não tem problema deixar ligado. Não é que é bom deixar ligado, só não tem problema deixar ligado, é diferente. Se liga rápido ou a lentidão não incomoda, pode desligar quando for dormir ou não for usar mais no dia.
Quando você fecha a tampa de seu notebook, seu computador será suspenso de forma a economizar energia. Isso significa que o computador não está exatamente desligado — ele está apenas dormindo.