Consumo desprezível Colocar em neutro com o veículo andando, então, nem pensar: além de ser uma infração de trânsito, fazer isso impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.
Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os freios. Em geral, as transmissões automáticas trazem, em conjunto com o motor, uma lógica própria para economizar combustível em situações de declive.
2. Saiba a forma correta de dar a partida. Segurança é tão importante quanto comodidade. Por isso, você verá que os carros automáticos não permitirão ligar ou desligar se não estiverem no modo P (park), para estacionar, ou N (neutro).
Qual a forma correta de parar um carro automático?
Assim que o condutor frear o veículo, é necessário tirar o carro do “D” e colocar na posição “N”. Em seguida, puxe o freio de mão e coloque na posição “P”. Mas atenção! Tome cuidado com o freio, pois o carro pode se mover antes de mudar para a posição parking.
Para ligar o carro automático é necessário pisar no freio, ligar o carro com a posição do câmbio no P (parking), depois mudar para D (drive) ou R (reverse), soltar o freio de mão manual e tirar aos poucos o pé do freio para que o carro entre em movimento.
Qual a forma correta de desligar o carro automático?
Partida e parada: A princípio, antes de ligar o motor, certifique-se de que a alavanca esteja na posição “P” (estacionamento). Ao desligar o veículo, coloque a alavanca novamente em “P” e acione o freio antes de desligar o motor.
Dirigir constantemente com carga excessiva no veículo ou em condições severas, como subidas íngremes e terrenos acidentados, pode causar superaquecimento e sobrecarga no câmbio automático. Mudanças bruscas de marcha e acelerações rápidas também podem sobrecarregar o câmbio automático, levando a um desgaste prematuro.
A função "N", correspondente ao "ponto-morto", foi criada para situações de manutenção, quando é preciso rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado, liberando as rodas que tracionam o veículo.
N – Neutral – neutro, mais conhecido como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada no semáfaro, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo. Essa posição não bloqueia as rodas de tração.
2 – Nunca coloque no P antes que ele pare completamente
Essa posição foi desenvolvida para impedir que o seu carro ande sozinho e fique travado enquanto está estacionado, ela não serve para parar quando o veículo ainda está em movimento.
Qual a maneira correta de ligar o carro automático?
Qual marcha deve ser utilizada para ligar o veículo automático? Para dar partida em carro com câmbio automático, pise no freio, dê partida com a marcha engatada no P (Parking); depois que o motor estiver ligado, mude para a letra D (Drive) ou R (ré).
Em cruzamento com sinalização de “dê a preferência”, reduza para a 1ª marcha. Se o trânsito estiver livre, você poderá atravessar o cruzamento sem ter que parar o veículo. Se a luz amarela do semáforo acender, diminua a velocidade, reduzindo até a 2ª marcha.
Nunca faça isso, pois há grande risco de avarias na caixa de câmbio (demandando até sua troca), nos freios e nos pneus. Isso porque essa posição provoca o travamento das rodas de tração.
Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.
Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir. Isso faz com que o câmbio receba um “tranco” do motor acelerado, o que pode desgastar diferentes componentes do conjunto.
No entanto, a frenagem é menos eficiente, já que o freio motor, que utiliza a força do motor para ajudar a frear o carro, não estará disponível. Inclusive, essa prática de dirigir em ponto neutro é perigosa, podendo causar acidentes e também penalidades.
Qual a melhor maneira de parar o carro automático?
Ao parar totalmente o veículo na vaga pretendida, pise no pedal de freio e leve a transmissão para a posição N, e então acione o freio de estacionamento. Em seguida, solte totalmente o pedal de freio. O próximo passo é pisar novamente no pedal do freio e então finalmente colocar a alavanca na posição P.
Em carros com câmbio manual, é recomendado deixar o carro no modo neutro quando parado em um sinal, para evitar desgastes precoces da embreagem, que deve ser ativada somente em arrancadas e na troca de marchas.
“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.
Já nos carros automáticos, o processo é um pouco mais simples. Para parar o automóvel por completo em ladeiras, basta pisar no freio com o câmbio posicionado em “D” (Drive).
A posição N tem exatamente a mesma função do ponto morto para baixar a aceleração do motor. Além disso, indica-se usar em qualquer lugar antes de parar o veículo, principalmente em ladeiras”, afirma Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline.