Deixar o fogão ligado na tomada gasta muita energia? Deixar o fogão elétrico ligado na tomada sem uso consome uma quantidade mínima de energia, pois o consumo está relacionado à manutenção dos controles eletrônicos e displays.
O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.
Alguns acidentes, inclusive fatais, já foram registrados por conta de carregadores conectados à tomada. O risco de choque elétrico existe, apesar de ser bastante reduzido, caso o carregador seja original e esteja em bom estado de conservação. Também existem riscos como superaquecimento, curto-circuito e até incêndio.
TVs, computadores, carregadores, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não necessitam estar plugados podem e devem ser retirados da tomada após o uso, pois continuam consumindo energia. Muitas pessoas deixam os aparelhos em stand-by (aquela luz vermelha quando você desliga no controle remoto).
O fogão elétrico também é mais seguro que o fogão a gás porque além de ser uma superfície mais resistente, o aquecimento por indução possui uma condução e dilatação térmica baixa, o que evita acidentes como queimaduras e choque térmico, por exemplo.
Tem problema ficar tirando o microondas da tomada?
Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.
Mas, por quê é necessário fazer isso? O que acontece, nestes casos, é uma oscilação de eletricidade que pode danificar e, até mesmo, fazer com que os aparelhos elétricos conectados na tomada queimem. Por isso, é indicado que os equipamentos sejam retirados da tomada ou que o disjuntor geral da casa seja desligado.
Pode deixar o carregador de celular ligado na tomada?
Apesar disso, é aconselhável evitar. Além de estar exposto a quedas de raio, existe o risco de você danificar o equipamento ao pisar ou soltar sem querer.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Os aparelhos elétricos que mais consomem energia são: ar-condicionado, aquecedores, geladeiras e freezers, chuveiros, entre outros. Ou seja, muitos eletrodomésticos que aumentam a conta de luz em residências também podem elevar o consumo de eletricidade da sua empresa.
Tomadas: é importante que fiquem fora do nicho, a uma distância mínima de 30 centímetros do ponto de gás. Pia: Se estiver instalada na mesma bancada, é sugerido manter uma distância mínima de 45 centímetros para evitar respingos.
Em relação à instalação de tomada próxima ao fogão, ela sempre deve ser instalada à esquerda do equipamento, quando você está de frente para ele, em altura média. Lembre-se que instalada atrás ou próxima do fogão, ela está sujeita a pegar o calor das chamas ou do forno, podendo ficar aquecida excessivamente.
Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe. Vale lembrar que as redes de telefone, televisão e internet também conduzem energia elétrica.
Quando falta energia tem que tirar as coisas da tomada?
Caso não seja possível desligar os disjuntores, é recomendável tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, especialmente televisores, computadores, geladeiras e máquinas de lavar roupa, que podem ter suas fontes internas danificadas dependendo da gravidade do surto”, explica Al Shara.
O cuidado ideal, nesse caso, é desligar todos. Lembre-se, também, de tirá-los da tomada. Esse é um cuidado que, além de economizar energia, vai evitar prejuízos. No período de verão, tempestades e ventanias são muito comuns.
Usar secadores elétricos e outros aparelhos juntos em uma única tomada pode fazer com que a energia seja desligada devido à capacidade insuficiente. (Isso também se aplica a tomadas de parede.) 2. Se não estiver a utilizar um cabo de extensão, certifique-se de que o cabo de alimentação está ligado corretamente.
Ou seja, se você cozinhar, em fogo médio, usando as 4 bocas do fogão durante 1 hora por dia, você terá um custo diário de R$2,04. Se manter este consumo, no mês você terá gasto em torno de R$62,00.
De qualquer maneira, vale ter no radar que o fogão elétrico gasta mais energia do que o fogão a gás, especialmente os modelos de indução. Algumas empresas apontam que assar um bolo em um forno a gás, por exemplo, ainda custa metade do que seria para preparar os mesmos pratos em um forno elétrico.