Se você está com uma grande quantidade de repolho cortado na geladeira, essa é uma ótima dica para aproveitar e conservar esse ingrediente. Comece separando a quantidade que você quer usar na conserva, depois, coloque em uma peneira e junte um pouco sal.
E se o repolho for picado, é obrigatório que ele seja embalado em saco plástico ou em vasilha bem tampada na geladeira. Neste caso, quando já está picado, a hortaliça deve ser consumida em até 5 dias.
Esta hortaliça dura bastante tempo na geladeira. Guarde o repolho inteiro; as folhas externas acabam protegendo as mais internas. Caso tenha utilizado apenas a metade, embale o restante com filme ou guarde dentro de um saco plástico na geladeira.
Muita gente tem o costume de lavá-lo inteiro. No entanto, como as folhas do repolho são muito juntinhas, é necessário cortá-lo antes. Caso você deseje comer o repolho cru, é melhor picar ou fatiar primeiro e, então, higienizar.
Para isso, coloca as folhas em água com sal a ferver durante 1 a 2 minutos. Em seguida, coloca-as em água fria e deixa-as escorrer bem. Antes de as colocares no congelador, podes cortar as folhas de repolho em pedaços do tamanho que quiseres. Por fim, embala o repolho num saco de congelação da Albal®.
COMO CONSERVAR O REPOLHO PICADO NA GELADEIRA / DURA ATÉ 2 SEMANAS
Pode deixar repolho cortado de um dia para o outro?
Depende, depende do jeito que ele está e em qual lugar você vai armazenar. Se for inteiro, in natura, ele dura por pelo menos uma semana na geladeira. Já se ele estiver picado, você deve, obrigatoriamente, guardar em um pote com a tampa bem fechada ou em saquinhos ziplock.
Pegue um recipiente que caiba o repolho e coloque hipoclorito, apenas duas gotas CIF Cozinha e água. Parta o repolho ao meio e depois ao meio novamente, fazendo 4 partes iguais. Deixe de molho por 15 minutos e enxágue. Coloque novamente de molho, apenas na água, por mais 15 minutos e enxágue novamente.
A acelga, assim como o repolho, o brócolis e a couve-flor, não deve ser higienizada inteira. O certo é separar as folhas da acelga do talo, lavar com bastante água corrente e depois colocá-las de molho na solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, deixando por 15 minutos.
Qual a melhor forma de comer repolho cru ou cozido?
Apesar de o consumo do vegetal cru garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes e benefícios é possível utilizar o repolho de diversas maneiras. Uma dica para minimizar os desconfortos é adicionar limão ou gengibre no tempero da sua salada.
Limão. O limão é especialista em limpeza e em tirar cheiro ruim de peixe da cozinha, das mãos e da couve-flor ao ser cozida. No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.
O melhor jeito de lavar o repolho é cortar ao meio ou em quatro partes. Lave as folhas em água corrente e deixe de molho em uma solução de água com vinagre ou uma solução clorada. Passe em água corrente novamente antes de consumir.
Para isso não acontecer, a técnica do branqueamento de alimentos é uma ótima aliada. Para vegetais mais macios como repolho e brócolis o ideal é um minuto. Para os mais duros como a cenoura, vagem são três minutos. 2.
O que fazer para tirar o amargo do repolho? Se você acha o repolho cru muito amargo, pode usar alguns ingredientes para amenizar esse sabor. Deixar de molho com água e bicarbonato de sódio, vinagre ou limão já ajuda.
Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.
No duelo, o repolho se destaca pelo teor de fibras, que zelam pelo intestino e pelas artérias. A acelga revida com a sua carga de minerais – destaque para o potássio, que ajuda a afastar a pressão alta.
A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.
O repolho pode ser consumido na forma crua, em saladas e sucos, ou na forma cozida, como em refogados, sopas e ensopados. Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de repolho, a recomendação diária de vegetais é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.
O repolho é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumido cru, refogado, cozido, salteado e muito mais. No entanto, para quem sofre com os gases presentes nesse alimento, o ideal é evitar o consumo cru. Dê preferência aos preparos cozidos que irão diminuir a fermentação do ingrediente no seu organismo.
Acrescente à água do cozimento da verdura, uma colher de leite. Assim, você irá eliminar o cheiro forte das hortaliças, como couve-flor e o repolho. Outra dica para eliminar o cheiro das verduras durante o cozimento é colocar uma casca de pão na água.
Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.