Quem é PJ tem direito a atestado?
O profissional que trabalha como pessoa jurídica não tem direito aos benefícios trabalhistas previstos na CLT. Isto acontece porque estes benefícios são específicos para funcionários CLTs, não abrangendo os PJs.Pode descontar falta de PJ?
Embora a CLT não proíba a contratação de empregado através de PJ, caso estejam presentes os elementos que configuram o vínculo empregatício, essa prática pode ser considerada uma fraude.Sou PJ, posso faltar?
Se um PJ tiver que faltar e a empresa pedir atestado –como é exigido nas leis trabalhistas– por exemplo, pode configurar uma ilicitude. 🤔 SE O PJ SIMPLESMENTE NÃO QUISER NÃO TRABALHAR ALGUM DIA, PODE? Depende de como se dá o contrato entre empregador e empregado.Quando o PJ fica doente?
PJs não têm auxílio quando ficam doentesPara os trabalhadores do regime tradicional, é possível apresentar atestado médico que abona a falta e, assim, evita o desconto salarial, ou entrar no INSS para continuar recebendo em casos de afastamento de 15 dias ou mais.
Foi contratado como PJ? Veja aqui seus direitos!!
Quais os direitos de um funcionário PJ?
Esse tipo de profissional deve ter a sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, além de receber e usufruir de todos os direitos trabalhistas, tais como:
- Férias remuneradas;
- Pagamento de horas extras;
- Licença maternidade ou paternidade;
- Seguro-desemprego;
- Vale-transporte;
- Entre outros.
Sou PJ e estou com burnout.?
Para os fins legais, a síndrome de burnout é uma doença como qualquer outra. Portanto, se for devidamente comprovada por atestado médico, o empregado pode faltar ao trabalho sem prejuízo de sua remuneração. Normalmente, o afastamento para tratar a síndrome de burnout exige tratamento durante períodos mais prolongados.O que não pode exigir de PJ?
Se a contratação como PJ pode oferecer rendimentos maiores, também impede o acesso a todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, 13º, aviso prévio, multa por demissão, além do FGTS e seguro desemprego.Quem é PJ tem que cumprir horário?
Mas, afinal, contratado como pessoa jurídica precisa cumprir horário? A resposta para essa pergunta é não. A pessoa jurídica nada mais é que uma empresa e, portanto, como personalidade jurídica de empresa, não há a necessidade de cumprir horário.Sou PJ e fui demitido.?
Sou PJ e fui demitido quais meus direitos? Apesar de como Pessoa Jurídica (PJ) você não possuir os mesmos direitos trabalhistas que um empregado sob o regime CLT, se for demitido você ainda tem certos direitos e pode tomar algumas medidas dependendo das circunstâncias e do contrato firmado com a empresa.Sou PJ mas cumpro horário?
Ou se um trabalhador PJ tem que cumprir horário? A resposta para essa pergunta é não. A pessoa jurídica é uma empresa, ou seja, não precisa cumprir um horário específico, apenas que o trabalho seja acordado por tarefa a ser executada na prestação de serviço.Pode descontar falta de prestador de serviço?
Para responder essa pergunta, você precisa entender que qualquer falta injustificada no trabalho pode ocasionar no desconto do salário. As faltas injustificadas no trabalho não estão previstas em lei. Ou seja, para que sejam abonadas, o colaborador irá depender das políticas e nível de tolerância da empresa.Quantos dias de férias um PJ tem direito?
Isso vale para o MEI (Microempreendedor Individual) e outros tipos de empresa individual, como Sociedade Limitada Unipessoal e Empresário Individual. Portanto, reforçando: o PJ não tem direito a tirar férias mantendo a remuneração paga pelo empregador.Pode descontar falta de funcionário PJ?
Geralmente contrato PJ individual, tem um carga de horas trabalhadas de base ou fixa, que é o que da o valor pago por mês, normalmente se faltar horas para fechar o valor mês alguma justificativa tem que ser dada, se o atestado é um instrumento aceito para não haver desconto deve estar previsto em contrato.Pode descontar dia de PJ?
A empresa que atua como contratada PJ recebe no pagamento o valor integral contratado: não há desconto na fonte pagadora quando o contrato é entre pessoas jurídicas. Este valor, no entanto, está sujeito a impostos sim, conforme o enquadramento tributário do negócio.Sou PJ, posso pedir demissão?
Os tribunais de todo o país têm decidido que a “pejotização” pode ensejar a rescisão indireta do contrato de trabalho. Portanto, caso tenha ocorrido “pejotização”, você pode pedir demissão e ainda assim receber todos os direitos trabalhistas que receberia caso tivesse sido demitido sem justa causa.Sou PJ e estou doente.?
É necessário fazer uma solicitação de afastamento pelo portal “Meu INSS“, e ter em mãos um atestado médico com afastamento superior a 15 dias. Também deve-se pedir ao contador que cadastre o afastamento na plataforma do eSocial.Como funciona o atestado médico para PJ?
Para Pessoa JurídicaPrimeiramente, é importante frisar que a contratação PJ não abona a falta em nenhuma situação, até mesmo pelas questões de saúde. Ou seja, a empresa não tem nenhuma obrigação legal em aceitar este documento de seu profissional.