Afinal, o climatizador pode ficar ligado a noite toda? Ao contrário do mito de que passar a noite com o climatizador de ar ligado causa problemas para a saúde. O climatizador pode ficar ligado a noite toda, sim!
Conclusão: o Climatizador Evaporativo é igualmente eficaz em ambientes abertos e fechados, basta fazer um bom Projeto de Climatização e Conforto Térmico antes de instalar o aparelho.
Para aproveitar ao máximo o desempenho do climatizador de ar, a entrada de ar, localizada na parte traseira do aparelho, deve ficar a uma distância mínima de 15 cm da parede, de forma que o ar circule facilmente.
Se você virar um equipamento de climatização, especialmente se ele estiver operando, com certeza ele vai apresentar problemas de funcionamento. Os danos podem, inclusive, ser irreversíveis.
Pode deixar o umidificador ligado a noite toda? | Antônio Pires Pediatra
Porque não se pode dormir com o umidificador ligado?
Posso usar o umidificador a noite inteira? Melhor não. Assim como a baixa umidade resseca a via aérea, trazendo uma série de problemas, usar o umidificador durante periodos prolongados pode deixar a umidade alta demais, favorecendo a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que também causam problemas respiratórios.
Como mencionado, o reservatório de água do climatizador pode comportar água suficiente para 8 ou 9 horas de uso. Mas esse total pode variar conforme o modelo do seu equipamento.
Os climatizadores de ambiente são boas alternativas para o ar condicionado em cidades onde a umidade relativa do ar é baixa. Quanto menor a umidade e maior a temperatura maior é a capacidade do climatizador reduzir a temperatura do ambiente em 5 a 10 graus em relação a temperatura externa.
Quanto gasta um climatizador ligado 8 horas por dia?
Como calcular o gasto médio do climatizador? Para calcular o gasto médio de energia do climatizador, é preciso multiplicar a potência do aparelho pelo seu tempo de uso. Por exemplo, um climatizador de 70 watts, usado durante 8 horas, consumirá 560 watt-hora por dia.
Para isso, você pode simplesmente adicionar cubos de gelo ou água gelada no reservatório do climatizador sempre que sentir a necessidade de um resfriamento mais rápido e eficiente. O gelo ajuda a baixar a temperatura da água, que será evaporada pelo aparelho, resultando em um ar mais fresco e agradável no ambiente.
Em geral, a água do climatizador evaporativo portátil dura de 8 a 12 horas, dependendo da capacidade do equipamento e das condições climáticas do ambiente. Em locais mais quentes e secos, a água pode evaporar mais rapidamente, exigindo uma troca mais frequente.
Por isso, se você sofre com as doenças respiratórias, principalmente de distúrbios crônicos como a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), será beneficiado com o ambiente climatizado.
Como comentado anteriormente, o climatizador se beneficia da ventilação existente nos ambientes para exercer sua função. O que não é possível acontecer em um ambiente fechado e pouco ventilado.
O que é melhor para criança, ventilador ou climatizador?
Os equipamentos de ar-condicionado, ao contrário dos climatizadores, podem ressecar o ambiente e irritar as vias respiratórias. Assim, quadros já existentes se agravam ainda mais. O climatizador, no entanto, deixa o ar mais saudável e é ideal para quartos de bebês e crianças.
Nessas regiões, o climatizador é a opção mais indicada. Além de resfriar, ele mantém a umidade do ar, o que reduz a sensação de calor. Embora os ventiladores sejam mais acessíveis, sua eficácia é menor, pois apenas movimentam o ar.
O que puxa mais energia, ar-condicionado ou climatizador?
Climatizador: Consome consideravelmente menos energia em comparação com o ar-condicionado portátil ou sistemas de ar-condicionado tradicionais. Isso ocorre porque o climatizador utiliza a evaporação da água para resfriar o ar, em vez de depender de compressores e gás refrigerante, que consomem mais energia elétrica.
Além disso, o ideal é que ele fique ligado de 3 a 4 horas. Esse é o tempo ideal pra umidificar todo o ambiente e melhorar a qualidade do ar, viu? Caso fique mais tempo ligado, o excesso de umidade pode causar mofo e bolor, prejudicando a saúde e estragando móveis e objetos.
O climatizador não gela no mesmo nível que o ar condicionado, mas tem diversas outras vantagens. Ele emprega a água na troca de calor e pode receber gelo para entregar resultados mais eficazes de resfriamento quando os dias estiverem muito quentes.
O que acontece com o climatizador quando acaba a água?
Quando o reservatório fica sem água, o climatizador perde sua principal função. Além disso, caso a bomba seja acionada sem que haja água, o equipamento pode sofrer diversas avarias, desde o superaquecimento até uma queima da bomba.
Com ele, além de se refrescar nos dias quentes, você pode aquecer sua casa quanto tiver com frio! E nesse caso, se o tempo mudar de repente, não tem problema: pode mudar da função frio pro quente sem tirar o gelo, água ou bolsa de gel do aparelho.
Isso porque sua função de purificação e umidificação fazem com que o aparelho retenha impurezas e sujeira, e se esse acúmulo for muito grande o desempenho do equipamento é afetado diretamente. Veja a seguir como e quando é recomendável fazer a higiene de manutenção do climatizador.