Coletes para fraturas da coluna devem ser utilizados preferencialmente durante o dia, quando há ação da força da gravidade sobre a coluna (ou seja, nas posições sentada ou em pé). Dessa forma não necessidade do uso de colete para fratura de coluna durante a noite ou na posição deitada.
Esses dois modelos costumam ser prescritos para estabilizar a cervical após cirurgia, fratura, deslocamento ósseo ou articular. O seu uso é recomendado por períodos de até 2 meses, algumas vezes havendo a necessidade de prolongamento desse tempo.
Algumas você pode retirar o colete à noite, ou até mesmo durante o dia em algumas situações e após algum tempo de fratura, outras são instáveis e precisam de colete diretamente.
COMO ALIVIAR DOR LOMBAR EM 3 MINUTOS | Dr. Peter Liu
Qual a melhor forma de dormir para não prejudicar a coluna?
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
O Colete deve ser usado 20 a 24 horas do dia, deve ser remodelado a cada 4 meses durante o pico de crescimento máximo e a cada 6 meses após este pico. A cada visita é importante a realização de nova radiografia panorâmica para avaliar a progressão da curva e efetividade do uso do colete.
O colar cervical é um equipamento de saúde, colocado em torno do pescoço por recomendação médica, em casos onde há algum traumatismo na região da coluna como também em resgates e atendimentos pré-hospitalares.
Prezado Sergio o uso do colar cervical não dará ao funcionário mobilidade do pescoço, isso já demonstra que o mesmo deve ficar afastado das atividades pelo período que se fizer necessário o uso.
O colar cervical deve ser retirado somente quando descartadas lesões cervicais. A necessidade de encaminhamento para um especialista requer conhecimento abrangente sobre o assunto por parte de qualquer médico. Palavras-chave: Traumatismos da Medula Espinal/terapia; Medula Espinal; Colar Cervical.
Quantas horas por dia devo usar o corretor postural?
Este apoio para as costas leve deve ser usado diariamente. Nos primeiros dias, use-o por 10-20 minutos apenas, depois adicione 10 minutos todos os dias. Suas costas e ombros se ajustarão lentamente e você construirá uma memória muscular para a postura correta.
O colete é usado em casos como os de hérnia de disco, escoliose, artrose, e espondilolistese, e fará com que o paciente sinta menos dor e possa realizar as atividades do dia a dia com mais facilidade.
Os coletes ortopédicos proporcionam a correção da curvatura para os casos de escoliose ou cifose em crianças e adolescentes, evitando a progressão da deformidade e corrigindo o alinhamento durante a fase de crescimento. É um importante aliado na prevenção de uma cirurgia de coluna.
Quando se está com dor na cervical, é importante buscar uma posição adequada para o descanso noturno. Dormir de lado, com um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o ombro, pode ajudar a aliviar a pressão na região da nuca.
Quem tem problema na cervical pode dormir de travesseiro?
A escolha do travesseiro deve levar em conta, além do material, o tamanho, a densidade e a temperatura do material. Não há “travesseiro ideal” para todas as pessoas. Alguns estudos, entretanto, apontam vantagem do uso de travesseiros de látex para pessoas com artrose cervical e dor crônica.
Quando não devemos realizar a imobilização cervical?
São exceções à regra da imo- bilização cervical aqueles pacientes que não estão intoxicados, sem dores cervicais ou rigidez cervical, sem défice neurológico e sem fatores distratores, como uma lesão com dor intensa em outra parte do corpo.
A princípio poderá dormir de lado sem o colar sem problemas. Entretanto é válido discutir com seu neurocirurgião pois, algumas vezes é recomendado que o paciente mantenha o colar cervical por mais tempo para diminuir a chance de não ocorrer a fusão da coluna.
Geralmente, recomenda-se o uso da órtese entre 1 e 6 semanas, mas há situações em que se indica um tempo maior de uso. Embora o colar seja considerado uma intervenção benigna, pode haver efeitos colaterais, especialmente quando se faz uso dele por um longo período de tempo.
Quais os movimentos que o colar cervical imobiliza?
O colar cervical é um excelente dispositivo auxiliar na imobilização, porém não limita completamente os movimentos laterais e de flexão-extensão, devendo, portanto ser utilizado em conjunto com o imobilizador de cabeça e o dispositivo de fixação do tronco (PHTLS, 2007).
Os coletes de inverno apresentam diversos benefícios, especialmente nesse período de baixas temperaturas. Entre os principais aspectos positivos, estão a proteção, o conforto e a facilidade de uso. Destacaremos essas questões logo a seguir.
Pode dormir com corretor postural? Durante o sono, não é recomendado o uso dos corretores posturais, pois eles podem provocar irritações ou alergias. Além disso, como eles ficam muito firmes sobre a pele, nesse período, podem dificultar a circulação sanguínea.
O colete apenas inibirá a sua musculatura de fazer o que ela é projetada para fazer. Ou seja, com o uso do colete a musculatura ficará cada vez mais sem ação, trazendo fraqueza para a mesma. Com essa fraqueza mais dores , incômodo e má postura virão.
Seu uso, muitas vezes, é empregado em casos de torcicolo, artroses, artrites, dores e traumas na região do pescoço. Em casos de primeiros socorros, o colete cervical é um importante aliado dos paramédicos para evitar traumas que acabam agravando o estado do paciente.