Costumam ocorrer confusões entre suas formas verbais “pode” e “pôde”, “poder” e “puder”. A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo.
A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.
O dicionário de verbos conjugados que possuo (Dicionário Dom Quixote dos Verbos da Língua Portuguesa, de Ana Maria Guedes e Rui Guedes) apresenta as formas do imperativo (afirmativo) do verbo poder: (tu) pode, (você) possa, (nós) possamos, (vós) podei, (vocês) possam.
Pode: como usar? A palavra “pode” é usada para indicar uma ação que acontece no instante ao que está sendo narrativo, sendo utilizada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Ela não pode jogar futebol agora. O estudante pode sair mais cedo.
(pôde indica uma ação que ocorreu em um determinado momento do passado e que já foi terminada). Ela não pode falar ao celular enquanto dirige! (pode indica uma ação que ocorre no exato momento em que é narrada).
Tem diversos significados dependendo do contexto. Pode significar “ter a possibilidade de”, “ter permissão para”, “estar sujeito a”, “ter capacidade para” e “suportar, tolerar”.
Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
Escreve-se com o u a 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (pude), todas as formas com e aberto nesse tempo (pudeste, pudemos, pudestes, puderam) e bem assim todas as do conjuntivo também com e aberto. Portanto, puder, puderes, etc. (todo o futuro do conjuntivo), pudesse, pudesses, etc.
Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal e puder é a forma do verbo poder conjugada na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.
Se o sujeito estiver no singular, você deve usar "pode": Exemplo: "Pode ser colorido" (refere-se a algo no singular). Se o sujeito estiver no plural, você deve usar "podem": Exemplo: "Podem ser coloridos" (refere-se a algo no plural).
O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.
A forma podiapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de poder] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de poder] .
Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem).
– Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo. Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: – Vou acabar de estudar para depois poder sair.
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial: pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por; pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).