Determinação da Anac O passageiro pode levar apenas 500ml por embalagem (garrafa ou lata). No total das bagagens (de mão ou despachada) é permitido transportar até 5 litros.
Antes, vamos para as orientações gerais. Pela legislação, só se pode transportar embalagens de até meio litro, individualmente, totalizando até 5 litros por pessoa. Ou seja, dá para trazer 10 latinhas de 500 ml.
No entanto, há algumas restrições para líquidos e objetos cortantes, que serão explicados abaixo. Para voos nacionais, os alimentos podem ser levados na bagagem de mão. Todos os produtos líquidos da bagagem não podem ultrapassar 1,2 kg ou 1,2 litro e cada produto deve ter, no máximo, 300 g ou 300 ml, segundo a Azul.
Nos voos nacionais, a coisa é bem mais tranquila. 🎉 Pode levar sua garrafinha Stanley sem problemas, independentemente do tamanho! Mas tem um detalhe importante: na hora de passar pelo raio X, a garrafa precisa estar vazia.
Regras para transporte de bebidas alcoólicas na bagagem de mão em voos nacionais e internacionais
Pode levar copo de alumínio no avião?
Mas voltemos aqui, tudo isso você pode levar na bagagem de mão. Problema na bagagem de mão não é o recipiente, então seja ele de plástico, alumínio, de vidro não tem problema, o único problema é o líquido que está dentro, porque é o líquido que tem limite.
Objetos metálicos, como garrafas térmicas, geralmente são permitidos a bordo, mas podem exigir uma inspeção adicional durante o controle de segurança. Ao passar pelo raio-X, esses itens podem chamar a atenção dos agentes de segurança.
Substâncias tóxicas ou infecciosas Substâncias tóxicas ou infecciosas, tais como dispositivos incapacitantes, raticidas, venenos, amostras para diagnóstico, vacinas, inseticidas, herbicidas, pesticidas, arsênio, sangue infeccionado, bactérias e vírus.
objetos pontiagudos e cortantes; ferramentas de trabalho, como furadeiras, brocas, martelos ou chave de fenda; substâncias explosivas, inflamáveis ou incendiárias; substâncias químicas e tóxicas.
Na cabine é proibido levar itens que podem vazar ou descongelar, a não ser medicamentos devidamente armazenados. Despachado só será permitido o transporte se estiverem congelados, COM GELO EM GEL e devidamente acondicionados em EMBALAGEM DE ISOPOR em perfeito estado de conservação.
O passageiro pode levar apenas 500ml por embalagem (garrafa ou lata). No total das bagagens (de mão ou despachada) é permitido transportar até 5 litros.
Bebidas em geral (chás, sucos e refrigerantes) em embalagens de até 100ml; Vinhos podem circular livremente, mas o viajante deve observar o limite de 12 garrafas de uma mesma marca ou até 18 de fabricantes diferentes. Outras bebidas alcoólicas podem ser trazidas até um limite de 12 litros.
Voo nacional: cada passageiro pode levar até 5L em recipientes que não sejam superiores a 1L; Voo internacional: até 100 mL por recipiente. Para bebidas compradas em free shop ou nas aeronaves, o limite de 100 mL não é aplicável.
Posso transportar alimentos em minha bagagem? Sim, você pode transportar alimentos tanto na bagagem de mão como na despachada, mas deve levá-los em uma embalagem hermética que evite derrames ou odores, que possam afetar o resto das bagagens.
Quando você passa pela segurança, não pode levar líquidos em recipientes maiores que 100 ml. Mas não se preocupe, sua garrafa vazia pode passar tranquilamente. Depois da segurança, é só encher novamente e você está pronto para o voo!
objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.
Atualmente, o peso máximo para a bagagem de mão é de 10 kg em voos nacionais e internacionais. Caso a bagagem de mão tenha mais de 10 kg ou ultrapasse as dimensões definidas pelo transportador, poderá ser cobrado excesso de bagagem e você será obrigado a despachá-la.
Agora as malas de mão, como bolsas e mochilas, você não tem obrigação de despachar, até porque elas cabem em baixo do assento a sua frente e podem ser colocados ali! Lembrando que a bagagem de mão deve ter no máximo 10kg, deve ter medidas máximas de acordo com a companhia e não pode ter produtos que afetem a segurança.
Quadros graves, instáveis ou de hospitalização recente de asma brônquica também são incapacitantes para o vôo. Pessoas com bronquite crônica e enfisema pulmonar devem buscar orientação médica especializada antes de embarcarem para que seja determinado se há necessidade de suporte de oxigênio no deslocamento.
PRODUTOS LIBERADOS PARA TRAZER NA BAGAGEM - Estão liberados os medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e produtos médicos destinados para consumo próprio e individual (desde que não caracterizando, em quantidade, para fins comerciais ou de revenda).
Alimentos sólidos podem passar sem restrições, mas aqueles com qualquer elemento que seja líquido ou cremoso são classificados inteiramente como líquidos e, por isso, serão confiscados se não seguirem as diretrizes de líquidos.
Laptops e outros periféricos podem ser usados durante o voo normal desde que esteja ativado o modo de voo. As transmissões via Bluetooth, como smartwatches, smartphones, fones de ouvido, teclados, controladores de jogos, etc. são permitidas a bordo de toda a aeronave durante todos as fases do voo.
Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.