Além disso, fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária. Por isso, nada de usar água oxigenada na boca para clarear os dentes.
O que acontece se escovar os dentes com água oxigenada?
Esse clareamento acontece por causa das propriedades oxidantes que permitem quebrar as moléculas responsáveis pelas manchas nos dentes. A presença do peróxido de hidrogênio no dente libera oxigênio, que penetra no esmalte e na dentina, descolorindo as substâncias que causam o escurecimento.
"Não é recomendável usar água oxigenada em forma de bochecho para clarear dentes, os clareadores apesar de terem peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em sua composição são feitos na dosagem correta e são usados apenas nas superfícies dentárias, não em tecidos moles da boca", afirmou a dentista.
A dor de dente pode estar relacionada a uma infecção nas gengivas, e nesse caso, a água oxigenada é um dos remédios caseiros mais eficazes. Deve-se ter muito cuidado para não engolir a água oxigenada, por isso essa opção não é recomendada para crianças pequenas.
BOCHECHO COM ÁGUA OXIGENADA É SEGURO? - DRA. DANIELLE SALES
Para que serve água oxigenada 10v na boca?
VERDADE! A água oxigenada volume 10 tem função oxidante e, por conta disso, pode ajudar a eliminar a saburra lingual, uma camada esbranquiçada na língua e que é uma das principais causas do mau hálito. No entanto, a ação da água oxigenada na língua é bem lenta e vem sendo pouco recomendada pelos dentistas atualmente.
A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, entre outras funções, tem efeito antisséptico e desinfetante. Com a fórmula H2O2, quando entra em contato com a pele, inicia uma reação de oxidação, que é capaz de matar germes e outros microrganismos que podem contaminar áreas lesionadas.
A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.
Entretanto, utilizar essa substância com o objetivo de clarear os dentes não é recomendado, conforme o especialista explica: “Não há comprovações científicas de que a água oxigenada possa clarear os dentes. O uso dela para este fim trata-se de uma 'lenda urbana'.”
Como fazer bochecho com água oxigenada para gengivite?
Adicionar a água oxigenada na xícara com água e misturar. Bochechar por 30 segundos e cuspir em seguida. Essa solução de água oxigenada pode ser usada por 2 a 3 dias. Não é necessário enxaguar a boca com água após usar a solução de água oxigenada, mas se a pessoa não gostar do sabor que fica na boca, poderá fazê-lo.
Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.
Como tirar o amarelado dos dentes com água oxigenada?
Na realidade, a água oxigenada permite branquear os dentes, porém, a sua utilização para bochechos é desaconselhada, uma vez que a sua concentração não é adequada, podendo interferir no Ph da boca, aumentando a sua acidez, e com isso provocar lesões ou queimaduras nos tecidos moles (gengiva e mucosas).
Luminous White Advanced Expert é a única pasta de dente no Brasil com a mesma tecnologia de branqueamento usada pelos dentistas. Formulado com peróxido de hidrogênio, age no interior dos dentes para remover manchas, proporcionando um sorriso mais brilhante e chamativo, com resultados duradouros.
Sendo assim, o bochecho com água oxigenada não tem relação direta com o clareamento dental. Contudo, a prática pode ser recomendada por dentistas em alguns casos, como doenças periodontais. Isso porque usar água oxigenada no dente, nesse caso, pode ajudar a combater infecções.
Esses bochechos com água oxigenada pretensamente visam a antissepsia e a clareação dentária, estando “indicados” para uso diário e/ou semanal; no entanto, esses bochechos têm efeitos cocarcinogênicos na mucosa bucal e demais mucosas do trato gastrintestinal.
Pode fazer gargarejo com água oxigenada volume 10?
A Água Oxigenada 10v Ever Care 500ml pode ser utilizada para limpar e higienizar ferimentos ou pode ser diluída em água filtrada ou fervida para gargarejos ou bochechos. Como usar: Uso tópico: Aplique o produto sobre o local para a assepsia de ferimentos, previamente limpo.
Uma alternativa ao enxaguante é fazer uma pasta com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Depois de pronta, aplique-a no dente dolorido, deixe agir por um tempo e depois enxágue com água, mas sem engolir.
Além disso, em casos de determinados tipos de bactérias, como a Pseudomonas aeruginosa, o peróxido de hidrogênio pode não ser tão efetivo. Ou seja, em vez de ajudar, a água oxigenada vai prejudicar a cicatrização.
A água oxigenada vendida como antisséptico em farmácias vem diluída em água comum, com sua concentração classificada em volumes – o mais fraco é o volume 10, para aplicação caseira, enquanto o 20 é mais utilizado em hospitais.
Dessa forma, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, o que é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.