Se sua bolha for pequena, não tente estourar. Bolhas pequenas normalmente cicatrizam em poucos dias. Se a bolha for grande causando dor ou desconforto, ela pode ser furada, mas com muito cuidado para não infectar a área.
O tratamento com um antifúngico tópico, ou seja, aplicado diretamente na pele, é uma forma fácil e prática de combater a frieira ou pé de atleta. Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas.
Cremes. Os cremes à base de antifúngicos são uma opção eficaz para tratar frieiras, combatendo diretamente os responsáveis pela infecção. Esses medicamentos contêm ingredientes ativos, como clotrimazol, miconazol ou terbinafina, que têm propriedades antifúngicas.
As pomadas com antifúngicos são frequentemente indicadas para o tratamento da frieira, podendo ser recomendado pelo médico o uso de pomadas contendo cetoconazol, fluconazol ou isoconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia durante 4 semanas, ou de acordo com a recomendação médica.
MICOSE NOS PÉS (Frieira) - Causas, Sintomas e Tratamentos - Tudo sobre a Pele
O que é bom para frieira aberta?
Os tipos de curativos
Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha.
Os tratamentos antifúngicos Canesten® atacam com eficácia os principais tipos de fungos que causam a infecção, incluindo dermatófitos. Eles são fáceis de aplicar e penetram na pele, interrompendo o crescimento dos fungos, matando-os e assim aliviando os seus sintomas.
A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.
Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo.
Embora pareça que estourar a bolha seja a solução mais rápida e prática para aliviar o incômodo, essa nunca deve ser uma opção, pois quando se estoura a bolha, é criada uma pequena abertura na pele que permite a entrada de bactérias, podendo resultar em uma infecção.
Água morna com sal: Faça um banho de pés com água morna e sal para ajudar a reduzir a coceira e a inflamação das frieiras. Basta dissolver duas colheres de sopa de sal em um recipiente com água morna e deixar os pés de molho por cerca de 20 minutos.
Evite furar as bolhas, pois isto aumenta a possibilidade de infecção. Não mexa na bolha por 24 horas, para permitir que ela cure por si só. Elas secarão e a pele se desprenderá em uma a duas semanas.
A melhor forma de preparar um remédio caseiro para frieira é utilizar óleos essenciais, pois várias plantas, especialmente as aromáticas como alecrim e tomilho, possuem óleos com forte ação antisséptica, capaz de eliminar vários tipos de microrganismos, incluindo fungos, que são os causadores da frieira nos dedos do pé ...
As frieiras são causadas por uma reação anormal ao frio de pequenos vasos sanguíneos e que acontece por razões que não são conhecidas. Na maior parte das pessoas, as frieiras aparecem 12-24 horas depois da exposição ao frio e levam 1-3 semanas até desaparecer.
A exposição constante à água fria retira a hidratação natural da pele, tornando-a mais propensa a irritações. Atividades profissionais que exigem o manuseio prolongado de água ou o contacto com gelo e produtos congelados podem aumentar o risco de desenvolver frieiras.
Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.
Os remédios para frieira são principalmente os antifúngicos, como o miconazol ou a terbinafina, por exemplo, pois ajudam eliminar os fungos que provocam pé de atleta e a aliviar os sintomas, como coceira, vermelhidão, rachadura, descamação e mau cheiro, e podem ser usados na forma de pomadas ou comprimidos.
A frieira é altamente contagiosa e pode ser transmitida, especialmente, em áreas comuns como piscinas, vestiários e saunas. Uma pessoa fica suscetível ao contágio quando seus pés entram em contato com água contaminada ou superfícies em que haja a presença do fungo.
Quais as causas da Frieira? A causa da frieira é a micose, ou seja, uma infecção ocasionada por fungos que podem prejudicar regiões como pele, unhas, couro cabeludo e áreas do corpo com muita umidade.
Se você tem o hábito de usar muito calçado fechado no dia a dia, adote o uso do talco! Além de ser muito cheiroso, ele é um grande aliado na batalha contra a umidade, ajuda a evitar a proliferação dos fungos que causam a frieira e também a espantar o temido chulé.