Está correto dizer 'vou ir'? De acordo com professor Pasquale, apesar de causarem certo estranhamento, as frases estão corretas e constam em diversos registros.
Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.
Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].
Gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra) segundo a qual o verbo ir se emprega como auxiliar de um verbo principal no infinitivo para exprimir o firme propósito de executar a acção ou a certeza de que ela se realizará em futuro próximo. Exemplos: «Vou procurar um médico».
O primeiro vencimento é no dia 31 de maio. As demais parcelas devem ser pagas até o final dos meses subsequentes. O valor mínimo de cada cota é de R$ 50.
Está correto. previsto na gramática normativa da língua portuguesa, no caso a sua, da mesma forma que você fala, vou andar, vou jantar, vou falar, você pode falar, vou ir.
Está totalmente errada. A forma “eu vou vim” simplesmente não existe. Então, para ficar bem claro, eu vou repetir: dizer eu vou sair, ele vai viajar, nós vamos estudar... tudo bem; em vez de eu vou ir, diga eu irei; em vez de eu vou vir, diga eu virei; e nunca mais diga “eu vou vim”.
Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva.
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.
Um ouvinte questiona se estão corretas as expressões 'vou ir' ou 'irei passar', em que as formas do verbo 'ir' são usadas como auxiliares para indicar a ideia de futuro. De acordo com professor Pasquale, apesar de causarem certo estranhamento, as frases estão corretas e constam em diversos registros.
Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).
"Vim" é a forma conjugada no passado (pretérito perfeito do modo indicativo) da 1ª pessoa do singular. "Vir" pode ser a forma no infinitivo do verbo, usada em locuções verbais e no futuro. “Vir” também pode ser uma forma conjugada do verbo “ver”, no futuro do modo subjuntivo para a 1ª ou a 3ª pessoa do singular.
Pela normal culta é errado o termo "vai ir" e "vai voltar", por indicar uma redundância. Os termos "vai ir" e "vai voltar" não são de todo errados na linguagem coloquial, pois são compreensíveis dentro da comunicação.
Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 – ano base 2023 vai de 15 de março até as 23h59 do dia 31 de Maio pelo horário de Brasília.