A literatura médica indica que a realização do parto cesáreo eletivo a partir de 39 semanas completas de gestação evita complicações que demandam cuidados em unidades de tratamento intensivo neonatal, estando os distúrbios respiratórios, metabólicos e neurológicos entre os mais frequentes em recém-nascidos.
A cesariana marcada, sem indicação médica, é um problema porque o tempo de uma gravidez não é exato, alguns bebês vêm ao mundo com 38 semanas e outros com 42. O risco de fazer uma cesariana na 38ª semana de gestação é que o bebê pode ter apenas 36 semanas, ou seja, nasceria prematuro.
Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico. Cesarianas antes de 39 semanas poderão ocorrer quando a gestação envolver risco à mulher ou ao feto.
O bebê já é considerado “a termo”, ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. Entretanto se você irá fazer uma cesárea, a melhor época para agendar é na semana que vem!
Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas. O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas.
Os recém-nascidos pré termo tardios (34 a 36 semanas) e os recém nascidos a termo precoces (37 a 38 semanas) são mais propícios a desenvolver afecções respiratórias durante a infância e a adolescência, dificuldades de aprendizado e déficits em funções cognitivas.
Em 2016, por meio da Resolução nº 2.144, o Conselho Federal de Medicina passou a prever de forma expressa que o médico pode sim atender ao desejo de sua paciente e realizar a cesariana, desde que a gestação esteja com, no mínimo, 39 (trinta e nove) semanas.
Estou com 38 semanas posso pedir para induzir o parto?
A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão. As formas e o melhor momento para a indução é sempre discutido com a família de acordo com o quadro clínico da gestante.
O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...
A norma foi editada para garantir a segurança do feto e dirimir eventuais dúvidas sobre a delimitação da idade gestacional. Por meio dela, o CFM ressalta que a cesariana a pedido da gestante somente pode ser realizada a partir do 273º dia de gestação, devendo haver registro em prontuário.
Na 38ª semana de gestação o bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho. O peso está acima dos 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm.
Sim, é possível fazer cesárea quando o bebê está encaixado, desde que seja o desejo da mulher. Quando o bebe está encaixado, a principal indicação é a realização do parto normal quando a mulher não possui contraindicações, já que a saída do bebê é mais fácil, porém a cesárea também pode ser realizada.
A nova legislação permite que a cesariana eletiva possa ser realizada a partir da 39ª semana de gestação, após a gestante ser informada sobre os benefícios do parto normal e os riscos de cesarianas sucessivas.
Estou de 38 semanas o que fazer para ter dilatação?
Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito! Fale e cante no momento das dores (quando elas chegarem), isso ajudará a dilatação, deixando a musculatura de todo o corpo menos rígida e com isso acelerar o parto.
Quais são os riscos de uma cesariana? Por ser uma cirurgia, a cesariana apresenta alguns riscos para a mãe como embolia pulmonar, hemorragias, infecções, trombose, aderência de alças intestinais e bexiga no útero, lesões na bexiga durante o procedimento também podem ocorrer.
Quais as chances de entrar em trabalho de parto com 38 semanas?
Estima-se que apenas metade das grávidas tem início espontâneo de trabalho de parto antes das 40 semanas de gestação, a chamada Data Provável de Parto, e a outra metade após esta data. A maioria dos bebés, em contexto de saúde/baixo risco, nasce entre as 39 e as 41 semanas de gestação.
Especialistas afirmam que o bebê pode virar até mesmo na hora do parto, porém com um prognostico favorável da posição correta ainda antes deste desse momento, tranquilizará médico e parturiente. Normalmente o bebê vira em torno da 30ª a 34ª semanas de gestação, porém alguns bebês o fazem antes ou depois desse prazo.
A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio de uma resolução divulgada nesta segunda-feira (20/6), definiu critérios que permitem realizar cesáreas a pedido das pacientes somente a partir da 39ª semana de gestação.
A prevalência de nascimentos pré-termo foi de 10.1%, variando de 12,2% entre as mulheres com menor nível educacional a 9.3% entre aquelas com maior escolaridade. Nascimentos entre 37-38 semanas representaram 29.8% e entre 39-41 semanas, 56.9%.
Mulheres submetidas a indução do parto apresentaram menor incidência de DPP e infecção/deiscência de ferida operatória do que as submetidas a cesariana programada. Não houve significância estatística na avaliação dos demais desfechos maternos.
A cesariana programada por apresentação pélvica é recomendada a partir de 39 semanas de idade gestacional. Sugere-se aguardar o início do trabalho de parto.
Estou com 39 semanas posso fazer cesárea pelo SUS?
Dispõe sobre a garantia da gestante e parturiente, atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS –, a possibilidade de optar pelo parto cesariano a partir da trigésima nona semana, assim como pela analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal.