O objetivo é coibir a produção de massas de concreto e argamassas sobre o asfalto das ruas e avenidas da cidade, bem como das calçadas, pois ambos, são causadores de fissuras e buracos nessas vias.
O cimento asfáltico é um material de grande importância na construção civil. Ele é usado em diversos tipos de obras, desde pavimentação de ruas e estradas até na construção de telhados e impermeabilização de lajes.
Apenas misturando argamassa e água, você pode preparar um reboco muito eficiente, e bem bonito, para usar na parede de sua casa em uma obra ou reforma complicada.
Como Tapar Buracos no Asfalto com Cimento (Concreto) | DIY
O que acontece se não colocar areia no cimento?
A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.
Por exemplo, se uso 100kg de cimento e 50kg de água, tenho uma relação água/cimento de 0.5. Se o concreto estiver 0,3 ficará muito difícil de trabalhar, se estiver 0,8 ficará muito fraco. Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras.
O concreto possui durabilidade maior do que o asfalto convencional, tendo o dobro de vida útil. Além disso, revestir a estrada de concreto é, também, mais fácil, já que a mistura é mais simples para fazer e para aplicar.
A pavimentação asfáltica trata-se da aplicação do pavimento feito com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), juntamente com materiais pétreos, além de outros aditivos que podem ser empregados na mistura para formar o famoso asfalto, também conhecido como CBUQ (Concreto ...
Principais causas: falta de estabilidade da mistura asfáltica; excessiva umidade do solo subleito; contaminação da mistura asfáltica; falta de aeração das misturas líquidas de asfalto.
Em resumo, para fazer a massa de cimento para calçada, você precisará dos seguintes ingredientes: cimento Portland, areia limpa e água. A proporção correta é de 1 parte de cimento para 3 partes de areia. A água deve ser adicionada aos poucos, até obter uma consistência homogênea e fácil de trabalhar.
É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água. O rendimento deste concreto é de 8 latas, 0,15 m ou 3 m de piso (5 cm de espessura) .
A massa de cimento puro é amplamente utilizada na construção civil para a realização de diversos tipos de obras, desde pequenos reparos até grandes projetos. Neste artigo do Engenharia 360, vamos te ensinar passo a passo como fazer a massa de cimento puro de forma correta e eficiente. Confira!
O que é cimento asfáltico? É um material altamente viscoso com comportamento termoplástico, utilizado em serviços de pavimentação realizados a quente. Em temperatura ambiente, o cimento asfáltico é semissólido ou sólido.
As principais características deste tipo de revestimento eram: impermeabilidade, baixa sonoridade, superfície lisa, economia, facilidade de construção e durabilidade (SAINZ, 1923).
A mistura asfáltica resulta em um asfalto preto que é composto por areia, óleo, cimento asfáltico de petróleo e outros aditivos, e que proporciona um percurso suave para o tráfego.
O asfalto é um derivado de petróleo de elevada viscosidade, com propriedades impermeabilizantes e adesivas, não volátil, de cor preta ou marrom, composto por asfaltenos, resinas e hidrocarbonetos de natureza aromática, solúveis em tricloroetileno e obtido por refinação de petróleo.
De acordo com o estudo, o concreto é 16% mais barato que o asfalto no momento da construção. Essa economia inicial pode ser ainda maior ao longo do tempo, podendo chegar a 41% ao longo de 20 anos, dependendo das características específicas de cada projeto.
Assim como o asfalto, o concreto também acumula calor, mas a diferença fica na variação das temperaturas. A pavimentação de concreto tende a ficar 5 graus mais baixa que a pavimentação asfáltica, trazendo maior conforto a quem transita sobre a sua superfície – principalmente os pedestres, que sentem mais o calor.
O pavimento executado com asfalto, mais comum no país, tem vida útil estimada entre 8 e 12 anos. Mas, na prática, os problemas estruturais começam a aparecer bem antes: em alguns casos, apenas sete meses após a conclusão da rodovia.
Em um recipiente, misture uma parte de cimento com três partes de areia. Adicione água aos poucos e misture bem até obter uma mistura homogênea e sem grumos. A consistência ideal da massa de cimento deve ser semelhante à de uma pasta espessa, que possa ser facilmente moldada e aplicada.
O novo material é entre 40 e 100 vezes mais resistente do que o concreto. ;No cimento comum, as estruturas básicas nanométricas são orientadas de uma forma completamente aleatória, formando uma rede porosa.