O contrapiso pode ser feito com cimento e areia (na proporção de 1:4) ou com argamassa industrializada. A argamassa industrializada de contrapiso já vem preparada para usar, basta apenas adicionar água, sendo assim, agilizando o seu trabalho.
A Argamassa para Concreto e Contrapiso ArgaCerta é indicada para obras de pequeno e médio porte, para contrapisos, regularização de lajes, bem como para execução de reparos, para uso externo e interno, contendo em sua formulação areia e pedriscos lavados, secos e com grãos selecionados, que em conjunto com os aditivos ...
Embora ambos sejam compostos de cimento, eles possuem funções diferentes e são fabricados com proporções diferentes de materiais. A argamassa é mais fraca do que o cimento, portanto, não é recomendado substituí-la pelo cimento em trabalhos que exijam resistência.
As argamassas são indicadas para o assentamento de tijolos, rejuntamento, contrapiso e acabamento de superfícies. Para saber qual é o produto ideal, analise o tipo de base em que será aplicada, o modelo da peça e em qual fase da obra será utilizada.
Economize dinheiro. Como alizar contra piso com argamassa.
O que é mais forte rejunte ou argamassa?
Qual é mais resistente, argamassa ou rejunte? Muitos possuem a dúvida sobre qual material é mais resistente que o outro e se é possível usar o rejunte no lugar da argamassa e já adiantamos que não! A argamassa é mais resistente pois ela faz literalmente a união de um piso com o chão.
Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.
aplicação sem a devida limpeza do substrato; uso da argamassa fora da validade; utilização de procedimentos, técnicas e ferramentas indevidas para a aplicação da argamassa; uso de produtos não adequados para a colocação do devido revestimento.
- Para aplicação de pisos e porcelanatos em fachadas e paredes com argamassa colante a altura máxima permitida é de 3 metros. Superior a esta altura é recomendado à aplicação através da técnica de fachada ventilada.
Tem que passar argamassa no piso ou não? Sim, é necessário aplicar argamassa no piso antes de assentar a cerâmica. Afinal, ela atua como uma camada de aderência entre o piso e os azulejos, garantindo que eles fiquem firmemente fixados.
A adição de excesso de cimento, realizada geralmente com o intuito de melhorar o comportamento mecânico, acaba por ter um efeito nocivo sobre a argamassa.
O reboco com argamassa AC1 é ideal para revestimentos internos e externos de paredes, sendo facilmente aplicada em áreas úmidas e secas. A principal característica da argamassa AC1 é a consistência fluida, o que facilita sua aplicação e garante um acabamento uniforme e durável.
Com a argamassa colante, é possível ainda o maior controle da umidade e, por isso, não é preciso molhar as placas e o contrapiso para fazer o assentamento. Esse tipo de argamassa é também simples de preparar e fácil de aplicar, garantindo mais produtividade para sua obra.
Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.
O traço mais comum utilizado em contrapisos convencionais, tanto em pequenas como em grandes obras, é o traço 1:0,25:6 (cimento, cal hidratada e areia), em volume, sugerido pela norma NBR 13753:1996.
A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.
Quanto tempo demora para secar o piso com argamassa?
3. Respeite o tempo de secagem. Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.
Por que o piso estufa? Diversos fatores contribuem para o piso estufado, como a falta de espaçamento entre as peças e temperaturas muito quentes ou muito úmidas. Além disso, infiltração e impermeabilização com os produtos errados ou vencidos também podem ser causas.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
Vale ressaltar que não se deve deixar a argamassa armazenada por mais de 30 dias, portanto, deve-se sempre verificar a validade e o estado da embalagem, e se certificar de que o produto utilizado é o que está a mais tempo armazenado, para que não haja desperdício.
Formada por cimento, areia e água, a argamassa tem como papel principal assentar revestimentos cerâmicos, blocos cerâmicos e granito. Além disso, serve para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos. É considerado o maior aliado para a etapa de finalização de uma obra.
É a mais resistente e aderente dos três tipos de argamassa colante. Ela pode ser utilizada em ambientes internos e externos, com grandes variações de temperatura. Se destaca pela sua capacidade de aderência e versatilidade de aplicação.