Mas e se houver uma batida, o que fazer? Após sofrer uma batida ou colisão, o segurado terá que fazer uma vistoria do veículo para que a seguradora possa analisar os danos causados e determinar se foi um caso de perda parcial ou perda total.
Quebras, rachaduras, trincados, entre outras irregularidades nos vidros do veículo podem comprometer a aprovação na vistoria cautelar. Além disso, as películas de proteção, ou insulfilm, devem ser instaladas seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Elas não podem ser muito escuras, nem do tipo refletivas.
Caso o veículo não seja aprovado na vistoria, ficará impedido de transitar pelas vias e a mesma situação ocorre com a transferência de veículo que, se não estiver regularizada, impede o proprietário de circular, pois ela não pode ser feita se o veículo não tiver o laudo positivo após ser vistoriado.
Alterações não informadas: mudanças no motor, na estrutura do veículo ou outras modificações não registradas podem comprometer a vistoria; Itens de segurança em má condição: faróis, lanternas, freios e pneus precisam estar em bom estado.
Documentação inadequada: Falhas na documentação, como falta de seguro obrigatório, licenciamento vencido, falta de placas de identificação, falta de documentação de propriedade ou registro inadequado do veículo, podem resultar em reprovação.
sinais identificadores do veículo (como chassi, motor, placas, plaqueta, numeração identificadora dos vidros e etiquetas). documentação. equipamentos obrigatórios e de segurança. características do veículo.
É importante que não apenas a luz, mas o acrílico que envolve as lâmpadas também não pode estar quebrado. 9. Alguns motoristas ignoram, mas os parachoques também devem estar em bom estado. E isso significa estar sem saliências cortantes, que possam causar perigo.
Durante a vistoria, o perito irá verificar a documentação do veículo, bem como o seu estado geral, incluindo o motor, suspensão, freios, pneus, lataria, luzes, equipamentos de segurança, entre outros aspectos. Ao passar na vistoria prévia, é gerado o laudo e o próximo passo é contratar o seguro auto.
Em caso de suspeita de o automóvel ser sinistrado, observe principalmente se há barulhos excessivos vindos da parte de baixo do veículo quando se passa em irregularidades. Observe ainda se a direção está alinhada e se o carro anda em linha reta em conformidade com a posição do volante.
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, e a resposta é “depende da negociação”. Normalmente quem paga a vistoria é aquele que está adquirindo o veículo. De todo modo, é importante que o comprador verifique se o veículo possui pendências. Se esse for o caso, é o vendedor quem deve quitá-las.
Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A média da vistoria veicular para transferência é de R$100 a R$200. Em 2023, por exemplo, o Detran de São Paulo cobra R$ 144,86 para veículos novos ou usados. Já o laudo cautelar possui a média de R$ 300 e pode chegar a R$ 500.
Por que limite de segurança? Com os pneus deste jeito, um carro sem ABS pode precisar de uma distância até 70% maior para parar. Já para carros com ABS, a varição pode ser de 35%. Então, mantenha os pneus (inclusive o estepe, que deve estar calibrado) rigorosamente dentro desse limite.
Mas e se houver uma batida, o que fazer? Após sofrer uma batida ou colisão, o segurado terá que fazer uma vistoria do veículo para que a seguradora possa analisar os danos causados e determinar se foi um caso de perda parcial ou perda total.
Caso o veículo seja reprovado na vistoria, o proprietário terá um prazo de 30 dias para regularizar os itens com defeito ou vida útil reduzida. Na próxima vistoria, será avaliado se as peças foram trocadas e estão em boas condições.
Nesse serviço, é realizada uma avaliação sobre o estado de conservação do veículo e a sua situação legal. Alguns itens de identificação são analisados, como etiquetas adesivas, numeração de vidros, eixos, motor e câmbio — esse último sendo capaz de comprovar a originalidade do veículo.
Itens como estrutura, restrições ou problemas de documentação sérios, como número de chassi e/ou número de motor alterados, são motivos para que o laudo seja não conforme. O parecer final da vistoria trará a resposta para a pergunta: vale mesmo comprar o veículo, mesmo que por um preço muito baixo?
Na Vistoria reprovada no Detran, os seguintes do veículo reprovam: Chassi com numeração alterada ou ilegível, seja por remarcação ou por corrosão, respectivamente. Suspensão irregular ou comprometida, com ângulos de alinhamento e balanceamento fora do padrão, assim como a altura.
Atualmente, é possível agendar e realizar o procedimento em menos de 1 dia. O processo da vistoria em si não demora mais do que 30 minutos para ser realizado.
Na vistoria, serão verificados itens como o kit de troca de pneu, com macaco e chave de roda, triângulo, e funcionamento de sistemas elétricos, como buzina, faróis, setas, lanternas e luzes de freio. A inspeção também vê o extintor de incêndio, estado dos pneus, limpadores de para-brisa e cintos de segurança.
Itens essenciais para reforçar a segurança em casos de emergência também são avaliados no momento da vistoria veicular. Por exemplo, pisca-alerta, macaco, chave de roda e outros equipamentos utilizados para a troca do pneu são analisados.
Documentação válida — todos os documentos devem estar regularizados de acordo com as normas do DETRAN; Boas condições de conservação e manutenção — avalia-se se o veículo está apto para ser utilizado com segurança; Posse regular do veículo — ou seja, se a propriedade do automóvel é legal, oficialmente falando.