Cuba tem muitas proibições para os cidadãos cubanos, mas também para os turistas. Por exemplo, não se pode fumar em locais públicos. Também é proibido tirar fotografias no aeroporto, instalações militares e edifícios governamentais.
Novas leis contra o fumo em locais públicos entram em vigor a partir desta segunda-feira em Cuba - país famoso pelos charutos que produz. O fumo será proibido na maioria dos locais públicos, máquinas que vendem cigarros estão sendo retiradas e também será ilegal vender derivados de tabaco perto de escolas.
O México colocou em vigor no domingo (15/01) uma das leis antifumo mais rigorosas do mundo — ao decretar que é proibido fumar em todos os espaços públicos. O primeiro passo para a reforma da legislação, que também inclui a proibição da publicidade ao tabaco, foi dado em 2021.
Em pelo menos uma lista o Brasil figura ao lado de nações como Austrália, China, Dinamarca, Islândia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos.
O Japão tem locais específicos para fumar em público. É proibido fumar enquanto caminha na rua ou jogar guimbas no chão e o infrator pode ser multado. Há poucas áreas para fumar ao ar livre.
A lei não restringe o uso do cigarro em vias públicas, nas residências ou em áreas ao ar livre. No caso de bares e restaurantes, em mesas na calçada, o cigarro será permitido, desde que a área seja aberta e haja algum tipo de barreira, como janelas fechadas ou parede, que impeça a fumaça de entrar no estabelecimento.
Considerações de segurança e alfândega. A boa notícia é que charutos são permitidos em aviões de acordo com a TSA, tanto na bagagem de mão quanto na bagagem despachada, portanto não há restrições.
O charuto cubano é reconhecido como o melhor charuto do mundo devido à qualidade do tabaco de Cuba, mais especificamente da região de Piñar del Rio. Os charutos cubanos tem características de aroma e sabor que só são possíveis devido a um terroir muito especial.
Pode levar maço de cigarro no avião internacional?
Posso transportar cigarros e isqueiro? É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão. No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.
Em Cuba, onde o tabaco é considerado o melhor do mundo e é um dos principais produtos de exportação, o hábito de fumar, sobretudo cigarros, está muito mais disseminado, apesar de uma forte campanha oficial e da proibição em alguns locais públicos, geralmente violadas.
Cuba é um país seguro em comparação com outros países da América Latina. O governo cubano tem um forte controlo sobre a segurança pública, pelo que a taxa de criminalidade em Cuba é bastante baixa, em geral. No entanto, é importante ter em mente que não há lugar no mundo completamente isento de riscos de segurança.
É recomendável tomar apenas água mineral de garrafa em Cuba, pois a água da torneira não é segura. Há casos de surtos de cólera no país nos últimos anos, então é melhor não arriscar.
O México colocou em vigor no domingo (15/01) uma das leis antifumo mais rigorosas do mundo — ao decretar que é proibido fumar em todos os espaços públicos. O primeiro passo para a reforma da legislação, que também inclui a proibição da publicidade ao tabaco, foi dado em 2021.
O fumo em Pequim agora está proibido em todos os espaços públicos interiores, incluindo escritórios, shoppings e aeroportos, bem como em estádios abertos, pátios de escola e parques públicos.
No México, é proibido fumar cigarro em espaços fechados desde 2009. A medida obrigou locais como bares e restaurantes a fazer remodelações nos espaços para criar áreas exclusivas para fumantes.
Brasília é a segunda capital do Brasil com maior proporção de fumantes, ficando atrás apenas de Campo Grande, onde 14,5% da população acima de 18 anos se diz fumante. Por aqui, são 11,8%, de acordo com a edição 2021 da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
Com uma população de 5,6% de fumantes, a Suécia está cada vez mais próxima de ser a primeira nação a se ver “livre de fumo” no mundo. A constatação vem a partir de parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e pela União Europeia.
De acordo com a pesquisa, a média de brasileiros que ultrapassam 11 cigarros por dia (mais que metade de um maço) é de 39% — enquanto a média da América Latina é de 27% dos fumantes acima dessa cota.
Existe uma infinidade de opções de recuerdos de Cuba: pinturas, chaveiros, ímã de geladeira, fotografias, camisetas, bolsas, caixas decorativas de madeira, porta charutos, bonés, jogos de dominó, taco de beisebol.
ERA - A idade certamente afeta o preço dos charutos cubanos. Quanto mais anos um charuto envelhece, mais precioso ele se torna e, portanto, mais caro. A idade intensifica a profundidade dos sabores e aromas de um Habano, maximizando o prazer de fumar.