Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar eletricidade. Essas restrições visam aproximar o homem de seu espírito. Estão dispensados do jejum os doentes, as crianças menores de nove anos e as mulheres grávidas ou que deram a luz há menos de 30 dias.
O consumo de álcool no contexto judaico deve sempre respeitar os limites. A bebida é usada para ocasiões festivas e associados sempre a uma mitsvá: no Shabat (kidush), em um lechaim (comemorando um bar-mitsvá, noivado, casamento, etc). Especialmente para os jovens a bebida não é recomendada e não deve ser oferecida.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
COMO É O SHABBAT? O que os judeus fazem no sábado?
Pode ir à academia no Shabbat?
O Shabat vai do por do sol da sexta-feira até o por do sol de sábado, e é um dia de descanso para o povo judeu. Isso significa que os judeus que guardam o Shabat não podem realizar diversas atividades, dentre eles a prática esportiva.
A proibição de realizar no Shabat tarefas que destoam da santidade do dia; por exemplo um moinho cujo dono é judeu não pode funcionar no Shabat; não é permitido assistir TV, ao passar por um aparelho que esteja ligado mesmo que este não nos pertença.
Se sim, há problema em secar os cabelos?". Resposta: É terminantemente proibido tomar banho com água quente no Shabat, tendo sido esta água aquecida durante o Shabat.
Os mais liberais, como o próprio Sobel, respeitam o descanso do "Shabat", rezam, mas não abrem mão de sair de carro, andar de elevador ou usar outros equipamentos.
Consta no Mishná Berurá (250:3): " é necessário antes do Shabat, varrer a casa das poeiras sobre os móveis e do chão, pois isso é um dos modos de respeitar e honrar o Shabat.
Pela nova legislação, quem fumar em áreas proibidas terá que pagar uma multa de cerca de mil shekels (cerca de R$ 500). Os proprietários dos estabelecimentos públicos serão multados em 5 mil shekels (aproximadamente R$ 2,4 mil).
Consta no Shulchan Aruch (288:1): " é proibido jejuar no Shabat mais do que seis horas após o nascer do sol (ou seja até chatsot). O Remá escreve que esta proibição é válida mesmo em caso que a pessoa continue estudando Torá e fazendo as tefilot.
Uso de piercings e tatuagens: No judaísmo, as tatuagens são proibidas e os piercings liberados com restrições. "Embora seja explícita a reprovação de tatuagens no judaísmo, o mesmo não acontece quanto aos piercings.
Incentive os fiéis a caminhar, andar de bicicleta ou compartilhar o carro para os cultos (assim como a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Coquitlam, BC).
Segundo o costume sefaradi, o Rabino Ovadia Yossef permite derramar água quente da jarra elétrica, sobre tal caf. A razão é que conforme o costume sefaradi, que vai de acordo com o Shulchan Aruch, não há proibição de cozinhar algo após ser assado ou tostado.
No livro Orchot Shabat capítulo 15 parágrafo 34, consta o seguinte: é permitido andar com sapato que em sua sola estão gravados desenhos ou letras, mesmo que ao andar na areia ficam gravadas as formas de tais desenhos ou letras.
A saber, como proteção a honra do shabat, eles restringiram o ato de caminhar ou falar. Como também, limitaram a permissão de caminhar fora da cidade, até mesmo se a pessoa não estiver carregando algo. Do mesmo modo, também é proibido fazer preparativos durante o shabat para um dia da semana.
Era uma espécie de defesa, uma espécie de demonstração de coragem diante do ato de humilhação que sofreram. O que se discute hoje é a inversão que aconteceu aqui em Israel, e acontece aqui todos os dias, porque os judeus, que são a maioria da população, são os que realmente perpetram essa ação.
Embora se diga que o justo deve se abster de excessos e abusos, o vinho é definitivamente considerado uma bebida de significado espiritual, reservada para ocasiões sagradas e especiais. O Kidush é recitado no Shabat e feriados com uma taça de vinho.
É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.
Assim, a data do casamento não pode ocorrer em um Shabat (que corresponde ao sábado, iniciado ao pôr-do-sol de cada sexta-feira e finalizado ao pôr-do-sol do sábado) ou em um dia santo.
O shabat começa na sexta-feira ao pôr do sol e termina no sábado ao anoitecer. A lei judaica estabelece que durante o descanso sabático deve-se evitar qualquer ação que envolva "acender fogo", ou seja, praticamente, acender uma luz, um rádio, atender o telefone ou dirigir um carro.
Por este ponto de vista, então, usar o telefone é aceitável (se feita sem uso de dinheiro), ligar o rádio, CD player ou TV é aceitável, acender as luzes é permitido, aquecer uma comida sólida já preparada (isto é, já cozida) num forno de microondas , é aceitável, desde que não esteja sendo cozida naquele momento.
O Shabat – chamado, ainda, de “sabá” ou “sabat” – vai, também, do pôr do sol das sextas-feiras até o pôr do sol do sábado. É um dia em que os judeus não apenas não trabalham, como também não devem dirigir, cozinhar ou usar equipamentos eletrônicos, por exemplo.
Embora cozinhar, ferver, tostar, fritar e assar sejam proibidos no Shabat, e não possamos acender ou apagar uma chama, seja para cozinhar ou qualquer outro propósito, há maneiras permitidas de servir comida quente no Shabat. De fato, é uma mitsvá comer comida quente durante o almoço do Shabat.