O instantâneo pode ser adicionado diretamente à massa, enquanto o seco deve ser dissolvido em água morna. Ambos podem ser guardados tanto no armário quanto na geladeira. O fermento fresco, por sua vez, deve ser conservado na geladeira.
Quanto tempo posso guardar o fermento fresco na geladeira?
Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante.
Por isso, o ideal é guardar o fermento no armário, em temperatura ambiente, para garantir que ele funcione adequadamente quando for ao forno, impulsionado pelo calor.
Aprenda a conservar os três tipos de fermento: O fermento biológico fresco tem a validade mais curta e precisa ser armazenado em geladeira. Você pode colocá-lo em um pote de plástico com tampa. A melhor maneira de conservar o fermento biológico seco ou o fermento químico, é fora da geladeira e em local seco.
Se o fermento de padeiro fresco tiver sido embalado hermeticamente, conserva-se congelado até seis meses sem perder qualidade. No entanto, se o fermento for conservado no congelador durante mais tempo, pode perder a sua eficácia.
Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.
Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado. Se não... É hora de dar tchau para ele!
Guardar o seu fermento natural na geladeira ou desidratá-lo são formas eficazes para manter o seu fermento saudável durante suas férias ou em períodos em que você vai fazer menos pão. Assim você evita desperdício de farinha.
Todo processo de fermentação natural desenvolve uma enorme quantidade de micro-organismos que atuam de forma simbiótica em nosso corpo, melhorando nossa microbiota intestinal, trazendo efeito anti-inflamatório e melhora do sistema imunológico.
O armazenamento, em local seco e fresco, também é importante -e não inclui a geladeira. Por fim, para ter certeza de que o fermento em pó ainda está em boas condições de uso, adicione uma colher de chá em um terço de xícara de água quente. Se borbulhar, significa que está bom.
Qual o melhor fermento biológico ou seco ou fresco?
O tipo seco, em geral, vem em uma lata, tem uma durabilidade maior e é mais concentrado. Para usar, é necessário dissolvê-lo em água morna ou leite. Já o fermento biológico fresco vem em tabletes, tem uma durabilidade menor, e deve ser armazenado na geladeira.
Enquanto o químico deve ficar em temperatura ambiente, o biológico precisa ser mantido dentro da geladeira e bem vedado após retirado da embalagem original.
Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.
Quanto tempo o fermento natural pode ficar na geladeira?
- mesmo que não vá fazer pães com frequencia, você precisa cuidar do seu fermento. Nutrindo o fermento com a proporção recomendada de água e farinha, ele é capaz de aguentar 15 dias na geladeira — mas aconselho que você só faça isso de vez em quando, por ocasião de uma viagem, por exemplo.
Se ainda estiver vivo você observará alguma atividade (bolhas) por menores que seja nas paredes do seu pote. Se você alimentou seu levain por 3 dias (2 vezes por dia) e não ver nenhuma atividade (bolhas), há uma boa chance de que ele esteja morto e você terá que começar de novo.
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico. A farinha de trigo pode ser comum, não há necessidade de usar farinha integral.
Você pode colocá-lo em um pote de plástico com tampa. A melhor maneira de conservar o fermento biológico seco ou o fermento químico, é fora da geladeira e em local seco. A mudança de temperatura pode afetar seu sabor e textura.
O pulo do gato é a relação do fermento em contato com a água fervendo. Se ele começar a borbulhar bastante significa que o seu princípio ativo ainda está funcionando perfeitamente, então pode usar!
Para saber se o fermento químico está vivo, coloque meia colher de chá do fermento num recipiente e cubra com 60 mililitros de água quente. A reação deverá formar muitas bolhas brancas. Caso isso não aconteça, encare a realidade: descarte e vá ao mercado.
Não congelar o produto; Não armazenar junto a produtos químicos ou que exalem cheiros. Durante o armazenamento, manter um espaçamento entre as caixas de 5 cm de distância para a melhor circulação de ar. Depois de aberta, utilizar o conteúdo da embalagem no menor prazo possível.
Como saber se o fermento natural está pronto para ser usado?
O TESTE DE FLUTUAÇÃO é um recurso utilizado por muitos padeiros caseiros para saber se o fermento está pronto para fazer pão. Para fazer este teste, você pega uma pequena porção do seu fermento e coloca em um copo cheio de água. Se o levain de flutuar, ele está ativo, então pode usar para fazer pão.
Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.