Disjuntor para Ar Condicionado Conforme explicamos na matéria “Como preparar a rede elétrica para instalar um Ar-Condicionado?”, a parte elétrica mal feita sobrecarrega a rede de luz, oferece riscos para a casa e diminui a vida útil do aparelho. Nunca tente montar a Tomada Elétrica do Ar-Condicionado em casa.
É necessário que a tensão dos dois seja compatível, devendo ser de 110v ou 220v. A tensão padrão no país é de 110v, mas geralmente existe uma tomada de 220v para a instalação dos aparelhos, porque a maior parte dos equipamentos funciona nessa voltagem.
Sim, e este ponto de energia tem que obrigatoriamente ser protegido por um disjuntor com capacidade adequada a suportar a amperagem nominal do seu equipamento.
O ar-condicionado deve estar sempre ligado a um disjuntor. Lembre-se que ele serve para proteger o circuito elétrico, por isso desarma quando ocorre sobrecarga, desligando o equipamento e evitando que ele se danifique.
Se sua casa já tiver entrada de ar-condicionado ou tomada específica para ele, verifique antes de comprar a tensão dessa tomada. Mesmo que toda a casa seja 110 volts, a tomada do ar-condicionado pode ser de 110V ou 220 volts.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Além disso, para indicar que está conectado à rede de energia elétrica, o aparelho deixa uma pequena luz acesa, que na maioria dos casos é vermelha. Portanto, Sim, desligar o ar-condicionado na tomada, gasta menos luz e leva a uma economia de 3%.
Como o ar-condicionado consome muita energia elétrica, ele precisa de um disjuntor exclusivo, que garanta a seletividade e a segurança dos circuitos elétricos. Assim, se uma falha acontecer na corrente elétrica, o disjuntor (de amperagem correta) desarmará automaticamente, evitando falhas e um curto-circuito.
Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral.
Afinal, o ar-condicionado pode ficar ligado a noite toda? Sim. Inclusive, alguns modelos possuem modos e funcionalidades exclusivos para esse momento, programando o desligamento automático ou realizando ajustes na temperatura enquanto você dorme.
Qual a distância da tomada para o ar-condicionado?
As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.
Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!
O ar condicionado só precisa estar ligado numa tomada comum para funcionar, mas nem todo mundo tem uma próxima ao aparelho e acaba optando pela extensão elétrica.
Porque o disjuntor desarma quando ligo o ar-condicionado?
O excesso de trabalho consome mais energia e pode fazer o disjuntor desarmar. Outros fatores que podem desarmar o disjuntor por conta do ar-condicionado: bobina do condensador suja, algum tipo de mau funcionamento do compressor, vazamento de gás refrigerante, entre outros.
Pode ligar o ar-condicionado assim que ligar o carro?
“Em algumas situações o carro nem vai ligar o ar e vai dar preferência para o motor”, afirma o mecânico. Portanto, você pode ligar o motor do seu carro mesmo que o ar-condicionado esteja ligado, desde que o veículo não tenha mais de 15 anos de uso.
Pode sim fazendo a separação dos circuitos próximo das unidades tranquilo. Também o Cabo é 4mm (ótimo). Hj é normal esse procedimento por parte das construtoras de passar circuitos de 4mm a 6mm para um local específico (sala técnica) para 2 e até mais unidades de ar condicionado.
não aconselho não faça isso,a soma desse aparelhos vai gerar uma amperagem muito superior a qual o circuito elétrico suportaria, apotencia elétrica e a amperagem desses aparelho,podera ocasionar um super aquecimento podendo ocasionar incêndio e comprometento e ate mesmo arede eletrica,o ideal é que você faça um novo ...
Tomadas aquecendo podem ser resultado do uso de dispositivos que consomem muita energia ou que estão acima da capacidade da tomada. Desconecte dispositivos extras e tente usar um dispositivo diferente para verificar se o problema persiste. Problemas de fiação podem causar superaquecimento das tomadas.
Não é má ideia. O primeiro motivo é que você protege os aparelhos dos picos de tensão durante chuvas com raios: a rede elétrica bate até 4 mil volts quando é atingida por um relâmpago, contra os 110 V ou 220 V usuais. Outra boa razão é economia de luz.
Os equipamentos elétricos conectados a esse tipo de tomada não devem ultrapassar 20 amperes. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.