A razão, quase sempre, é a crença de que a cor preta atraia ou mantenha energias negativas. Assim, muitas casas oferecem um jaleco ou mesmo um pano branco quando a pessoa vai, por exemplo, com uma camisa preta (o que é quase sempre constrangedor, razão pela qual não recomendo tal prática). Por WeMystic.
*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
Quanto ao uso de cores, não há unanimidade nos Terreiros. Há Casas que pedem para que os umbandistas evitem usar preto e até vermelho em dias de Giras de Direita, reservando estas cores apenas para as Giras de Esquerda. Mas isso varia de Terreiro para Terreiro. Na dúvida, consulte sempre seu Pai ou Mãe de Santo.
No Candomblé, o uso de vestimentas brancas às sextas é recorrente, de modo a entrarem em sintonia com sentimentos de pureza, para agradecer. A importância do branco na cultura, portanto, varia de local para local, mas sempre possuindo destaque perante outras cores.
Posso ir de roupa PRETA pro TERREIRO? | CORTES DE UMBANDA
Pode ir de calça preta para Terreiro?
A roupa do Santo como chamamos, precisa ser branca (depende da casa e da gira em questão). E, para além disso, única para aquele fim! Ou seja, não podemos usar a camiseta que usamos nos trabalhos para ir para uma balada, ou usar em casa.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Porque não se pode usar preto na sexta-feira na Umbanda?
O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e sugere o silêncio, por isso é usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto. Utilize esta cor para ter dinheiro e sabedoria.
Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras, lembre que neste lugar quem deve ser notado e sentido são os espiritos que la estão e não você.
O Espiritismo é uma doutrina de esclarecimento, portanto, não existe, nos livros doutrinários, orientação alguma quanto ao uso de roupas de cor ou brancas, muito menos proibição. Ninguém pode proibir um frequentador ou trabalhador de um Centro Espírita de participar das reuniões ou dos trabalhos da ...
No culto do Candomblé, os orixás incorporam nos participantes do culto através da invocação, o ambiente é bem sonoro, com fiéis cantando músicas da religião. Para os umbandistas, os espíritos são pessoas que já faleceram e voltam à terra para praticar o bem e a caridade.
Nos candomblé cariocas, segundo Teixeira (2000) a “mulher não poder fazer tudo no terreiro”, pois existe ali varias tarefas que são estritamente masculinas, uma vez que “quando menstruada, não pode se aproximar do sagrado”.
É verdade que a pessoa que entra para trabalhar na Umbanda não pode mais sair, porque atrasa a vida? Não, não é verdade. Como também não é verdade que a vida da pessoa em questão vai pra frente se ela entrar para a Umbanda.
Algumas das razões pelas quais o preto é usado na Umbanda incluem: Proteção e Defesa: O preto é frequentemente associado à proteção espiritual e à absorção de energias negativas. Vestir-se de preto pode ajudar a bloquear ou absorver influências negativas, criando um escudo protetor ao redor do praticante.
Oriente-se com algum participante da corrente sobre quais são os procedimentos para o atendimento – se você deve pegar senha, se deve dar seu nome para ser chamado ou esperar na fila. Cada casa tem sua própria organização. Compreenda que todo local religioso precisa se sustentar.
Alguns cuidados com o corpo também estão presentes na rotina de umbandistas, como os banhos de ervas que são importantes para garantir bem estar mental e espiritual, a não ingestão de carnes e a abstinência sexual no dia da gira também é uma exigência comum na maioria dos terreiros para com os(as) médiuns que trabalham ...
Dentro do terreiro bater a cabeça no congar saudando Oxalá, todos os Orixás, seu Sete Flechas e todos os guias da casa. Pedir a benção ao Pai Espiritual. Assumir sua posição de trabalho e organizar os seus pertences. Manter-se em silêncio, mesmo que os trabalhos não tenham começado.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.