Sim, sem problemas! O que vai fazer diferença para a hipertrofia é a associação estímulo ( treino), descanso adequado daquela musculatura treinada, alimentação adequada e em alguns casos, uma suplementação que somente seu nutricionista pode orientar!
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino - pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço -, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
Segundo a OMS, um adulto saudável deve treinar entre 150 minutos e 300 minutos por semana. Isso dá aproximadamente 60 minutos de exercício 5 dias por semana. Treinar com um amigo pode ser uma boa forma de se motivar a treinar.
A resposta a sua pergunta é : depende. Analisar somente o número de dias para dizer se um praticante está em overtraining seria muito pobre. Há diversas outras variáveis envolvidas inclusive analisadas em exames laboratoriais. Busque ajuda profissional para atingir seus objetivos.
O descanso ideal para continuar evoluindo na hipertrofia
Pode treinar 5 dias e descansar 2?
Pode treinar cinco dias e descansar dois? "Treinar cinco dias com dois dias de descanso pode ser eficaz desde que o programa de treinamento seja bem planejado.
Se sua ideia é apenas espantar o sedentarismo para ter bem-estar e ficar longe de doenças como infarto e AVC, você não precisa ir à academia todos os dias. Segundo o American College of Sports Medicine, realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade física moderada já é suficiente para ter saúde.
Qualquer pessoa iniciante nos exercícios, ou que tenha feito uma pausa nas sessões regulares de treino por várias semanas ou meses, não deve adotar uma rotina de treinamento duas vezes por dia.
Existem diversas abordagens para dividir seu treino de segunda a sexta. Uma opção popular é dividir em dois dias de treinamento de força, dois dias de treinamento cardiovascular e um dia de descanso. Outra abordagem é focar em grupos musculares específicos em dias diferentes.
“Normalmente, elas verão resultados em duas semanas se fizerem exercícios de 30 a 40 minutos todos os dias, desde que mantenham uma dieta balanceada e hidratação adequada”, disse Gallucci em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. Os indivíduos mais magros podem levar cerca de quatro semanas.
Gallucci estima que para ganho de massa magra é necessário de cinco a seis semanas com base em uma sessão de 30 minutos de musculação por dia. Desde que você aumente gradualmente os pesos que está levantando para garantir que sempre pareça um desafio.
Treinar todos os dias pode até ter o efeito contrário e causar perda de resultados ao mantê-lo em constante desgaste, facilitando as inflamações. Para o personal trainer Victor Gomes, também de Brasília, malhar todos os dias, além de aumentar os riscos de lesão, também pode causar problemas psicológicos.
Você pode estar com a postura errada, colocando força em outro músculo ou esquecendo de flexionar os joelhos, tudo interfere no resultado da sua atividade. Se você realiza a mecânica do exercício de forma incorreta, também tende a causar uma lesão.
Por exemplo: se em 30 dias você manteve regularidade e só perdeu um treino, não há motivo real para se preocupar com isso. Esta ausência mais do que esporádica não tem como afetar seus ganhos em perda de gordura, ganho de massa muscular, força ou qualquer tipo de objetivo que você tenha na academia.
Ficar conversando com a outra pessoa, enquanto ela faz o exercício. Colocar a toalha ou a garrafa de água no aparelho que está usando. Ficar se arrumando ou tirando foto nos espelhos da academia.
Quanto tempo deve durar um treino na academia? Um treino de musculação produtivo deve durar no máximo uma hora. Mais do que isso fará com que você perca o foco e treine de uma forma muito menos eficiente, além de fazer com que você reme contra os resultados.
É normal ganhar peso na primeira semana de academia?
Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.
Em mais ou menos 15 dias de musculação regular é possível perceber diferenças, não grandes, mas o inchaço diminui e há uma tonificação, ou seja, a sensação de ter coxas, braços e bumbum mais duros começa a aparecer. Entretanto, para esses resultados iniciais aparecerem é necessário manter uma alimentação regrada.
Quantos dias na semana é necessário ir à academia?
O principal autor do estudo, o professor Ken Nosaka, afirma que os resultados mostram o “ponto de inflexão” para obter benefícios significativos com os exercícios. “Esses novos resultados sugerem que pelo menos três dias por semana são necessários, pelo menos para o treinamento de contração excêntrica de três segundos.
Quantos aparelhos posso fazer por dia na academia?
Normalmente, para um treino completo de musculação, um indivíduo pode utilizar de 5 a 8 aparelhos por sessão, dependendo do número de grupos musculares trabalhados e da intensidade dos exercícios físicos.
Via de regra não há proibição em treinar todos os dias, porém o treinamento físico tem que ser estratégico, baseado no seu objetivo, biotipo físico e prescrição alimentar. Desse modo é tanto aceitável treinar todos os dias, quanto descansar alguns.
Se você se exercita com intensidade moderada a alta sempre que treina, deve tirar pelo menos um dia de descanso por semana para permitir que seus músculos se recuperem adequadamente. No entanto, dependendo do nível de atividade e da intensidade dos seus treinos, você pode precisar de mais.
“O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.
Treinar em jejum sem uma recomendação é um risco enorme para quem quer obter músculos, isso porque sua reserva de energia estará muito baixa e, caso você não tenha gordura para queimar, sua massa muscular pode acabar virando seu combustível de treino.