Segundo o arcebispo, já o domingo deve ser dedicado ao culto a Deus. "O domingo é o dia de vivenciar o amor a Deus no nosso culto cristão católico, na Santa Missa ou na celebração da Palavra.
Por que não se deve fazer jejum aos domingos (nem mesmo na Quaresma)? 1) Jejuar é uma prática penitencial, e não algo que fazemos quando estamos celebrando algo. 2) Todo domingo é um dia de festa, mesmo se for durante a Quaresma, porque estamos celebrando a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Domingo é o dia do Senhor, portanto, não é obrigatório fazer a penitência quaresmal, estamos liberados. Ainda assim, você pode escolher seguir com ela caso considere importante para continuar firme ou simplesmente esteja gostando de praticá-la.
A abstinência é obrigatória, no decurso do ano, em todas as sextas-feiras que não coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades. Esta forma de penitência reveste-se, no entanto, de significado especial nas sextas-feiras da Quaresma.
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.
No domingo e nos outros dias festivos de preceito os fiéis têm obrigação de participar na Missa, abstenham-se ainda daqueles trabalhos e negócios que impeçam o culto a prestar a Deus, a alegria própria do dia do Senhor (laetitiam diei Domini propriam), ou o devido repouso do espírito e do corpo.
Pode-se, portanto, “quebrar” o jejum nos domingos da quaresma? Em teoria sim, mas como o Aleluia e o Glória não são cantados nesses dias é aconselhado vivenciarmos a prática do jejum até ao Sábado Santo.
O jejum é para que o coração se torne mais disponível para Deus e mais solidário para com o próximo. A penitência não visa primeiramente às obras exteriores, mas à conversão do coração.
Apesar de ser possível passar um dia inteiro, ou até mais, sem comer, especialistas indicam que o jejum não passe de 20 horas. Períodos muito longos sem comida podem ser perigosos. Além disso, ficar muito tempo sem comer pode encorajar seu corpo a começar a armazenar mais gordura em resposta à fome.
O jejum que agrada a Deus é o que quebra as amarras da alma que alimentam o orgulho e a soberba, e não aquele que deixa a pessoa um dia sem comer e com a “cara amarrada, fechada, amarga e azeda” para os outros, pois esse não agrada a Deus; porém, o jejum que O agrada é aquele que nos faz mais fraternos, irmãos, amigos ...
Esse processo é chamado de cetose e é o que leva ao emagrecimento de algumas pessoas que praticam o jejum intermitente. Essa prática é feita geralmente todos os dias ou de forma intervalada, dia sim e dia não.
Considerando tudo o que foi dito pelo Papa Wojtyla, concluímos que, de fato, o domingo não é um dia penitencial. Como regra geral, portanto, não é aconselhável que acrescentemos, neste dia, mortificações à nossa lista de penitências.
A quebra do jejum de forma desordenada e sem orientação é a causa mais comum da falta de resultado na estratégia. Além disso, é importante dizer que nem todo jejum intermitente visa a perda de peso. Entenda os motivos: Pode haver dificuldade de adaptação.
Durante as horas sem comer, é permitido e aconselhável ingerir água ou alguma bebida não calórica. Café, chá e água com limão, por exemplo, estão liberados. Além de hidratar, os líquidos ajudam a dar uma sensação de bem-estar, sugere a médica. Não é recomendável fazer jejum intermitente todos os dias.
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).
Um dia destinado a ser temido por muitos por causa das emoções que gera. Ao contrário, para outros, o último dia da semana é um dia para recarregar as baterias que se desgastaram e construir seu hoje, seu presente. Normalmente, conhecemos muitas pessoas que vivem com angústia este dia.
"No domingo e nos outros dias de festa de preceito", diz o Código de Direito Canônico, "os fiéis têm a obrigação de participar da missa". O domingo é chamado de "o dia do Senhor", pois foi nele que Jesus Cristo ressuscitou e deu início à nova criação.
Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.
O que posso tomar que não quebra jejum: Café sem açúcar e com o mínimo possível de adoçante; Chás sem açúcar e sem adoçante; Água e limão sem adoçante.
O que acontece no mundo espiritual quando jejuamos?
Quando jejuamos, passamos a vigiar mais os nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes e reações. Ou seja, temos que vigiar cem por cento o nosso espírito. e fazendo isso estamos fortalecendo o nosso espírito. Quando nosso espírito está forte, passamos a ter autoridade no mundo espiritual.