Os aparelhos de ar-condicionado são projetados para que essa água seja expelida pelos drenos. Até aí, nenhum problema aparentemente. O problema maior está por onde essa água circula no sistema de ar-condicionado. Ela pode ter poeiras, bactérias e problemas pelo contato magnético, pois fica para no sistema.
Da função de desumidificação do ar condicionado vai resultar a água. Reiteramos que esta água é imprópria para consumo. Não é indicada para beber nem para tomar banho, mas perfeitamente segura para outros usos.
Respondendo a pergunta: sim, a condensadora de ar-condicionado pode ficar na chuva desde que sejam tomados os devidos cuidados. Apesar do ar-condicionado ser resistente a diferentes temperaturas e a chuva, a sua vida útil pode ser impactada negativamente caso o aparelho seja exposto diretamente.
O que não pode molhar num ar-condicionado? Se o seu ar-condicionado tem filtro de carvão ativado ou filtro do tipo HEPA, eles não podem ser molhados de jeito nenhum, pois serão danificados. As peças metálicas também devem evitar água sempre que possível, para não enferrujar.
Você pode reaproveitar esta água de tais forma: reabastecer a mochila ou a cisterna do seu vaso sanitário, reabastecer a água do limpador de para-brisa do carro, para limpar pisos, janelas, peças do carro, certos móveis, etc. (desde que ela não esteja turva e a misture com produtos apropriados).
Pode usar água do ar-condicionado para lavar roupa?
Além de se manter confortável, você pode reutilizar a água que sai pelo dreno do seu ar-condicionado Daikin para ações rotineiras do seu dia a dia como, limpar a casa, lavar o carro, lavar as roupas e entre outras utilidades domésticas.
A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é água potável! Por isto, você não pode bebê-la nem oferecê-la a seus animais de estimação. Como a água provém da condensação do ar em seu ambiente, as partículas que ela contém dependem fundamentalmente da qualidade do ar.
Primeiramente, o excesso de água pode levar à formação de mofo e bolor em áreas próximas ao aparelho, o que pode ser prejudicial à saúde, especialmente para pessoas com alergias respiratórias ou problemas respiratórios crônicos.
Você pode utilizar o seu ar-condicionado normalmente durante chuvas moderadas ou fracas. Porém, recomendamos que você não utilize nenhum aparelho eletrônico se notar uma quantidade muito grande de relâmpagos muito próximos da sua casa, ou então durante uma tempestade muito forte.
O que podemos fazer com a água do ar condicionado?
1 – Reutilizar a água da máquina de lavar para lavar calçadas ou dar descarga nos vasos sanitários; 2 – Coletar respingos de água durante o banho com baldes, que podem armazenar a água para reutilizar na limpeza de ambientes e até automóveis.
Higienize as partes expostas com um pano úmido. Retire e lave os filtros em água corrente, com sabão neutro e escova, se for necessário. Limpe a parte externa com pano úmido.
O que acontece quando pinga água do ar-condicionado?
O acúmulo de sujeira, como mofo ou musgo, deixa o dreno entupido. Se o sistema foi muito afetado por esse tipo de resíduo, não tem jeito: o resultado é que o ar condicionado começa a pingar. O mesmo ocorre com a bomba do dreno, que pode até mesmo queimar se não passar por manutenção adequada.
A unidade condensadora (externa) pode ficar exposta à chuva, pois as áreas pintadas são revestidas para proteção. Não coloque uma tampa na unidade durante a operação, pois isso impede a ventilação e causa mau funcionamento. A unidade descarrega ar quente de dentro para fora.
Pesquisadores de Mato Grosso descobriram que aquela água que pinga dos aparelhos de ar-condicionado pode ser reaproveitada. Com tratamento, dá até para ser bebida. Tempo abafado, temperatura alta. Para quem mora em cidades quentes, o aparelho mostrado no vídeo acima é quase indispensável.
– Limpe as superfícies expostas com um pano seco ou umedecido em água morna. – Retire o filtro do ar-condicionado. – Lave o filtro em água corrente, com auxílio de sabão neutro e uma escovinha ou esponja macia. – Deixe as partes desmontadas secarem naturalmente em local arejado e coloque-as de volta no ar-condicionado.
Ficar com o aparelho funcionando por muito tempo causa excesso de umidade e pode gerar problemas no motor a longo prazo. Se começar uma chuva forte o ideal é desligar o ar condicionado; Em dias com muitos raios é necessário retirar o aparelho da tomada.
Qual é a parte do ar-condicionado que não pode molhar?
Protetor | Telhado: Este modelo cobre a parte superior da parte externa do ar-condicionado. Ele impede que a chuva e sujeiras vindas de cima atinja o seu aparelho. Pode ser projetado com telhas, fibra de vinho, alumínio ou qualquer outro material que não impeça a troca de ar do aparelho.
Sabe aquela água produzida pelo o ar condicionado? Então, o sistema de drenagem de ar condicionado é responsável pela remoção dela. Existem vários tipos de drenagem, mas geralmente, a mais utilizada é aquela de cano ou tubo (dreno), instalado na parte inferior do aparelho.
Devido à limpeza interna do ar-condicionado ser mais complexa, é sempre recomendado que ela seja feita por um profissional, pois, sem um preparo, é possível que o aparelho seja danificado.
Entre as causas para esse problema está a sujeira no filtro, por exemplo, ou outro tipo de anormalidade no aparelho. Outro momento é quando o ar condicionado não sai água pelo dreno. Aqui, a solução seria desentupir o dreno para ele funcionar novamente da melhor forma e continuar útil durante a drenagem.
Os aparelhos de ar condicionado, que são utilizados em larga escala em prédios comerciais e residenciais, geram gotejamento de água, derivada da umidade do ar condensada quando o aparelho resfria o ar do ambiente interno.
O que parece apenas um incômodo em seu dia, na verdade, esconde problemas bem sérios. Isso porque o ar-condicionado pingando é um alerta de que algo está errado. Não resolver pode inviabilizar o uso do equipamento ou, até mesmo, levar à necessidade de comprar um novo.