Segundo EMBRAPA (2003), em solos sob plantio direto consolidado, é possível aplicar o calcário na superfície, sem a necessidade de revolvimento para incorporação (aração e gradagem).
A calagem pode ser realizada a qualquer momento, diretamente na superfície da terra. No entanto, a forma de adubação e os insumos a serem utilizados devem considerar a fase de desenvolvimento das plantas, a exemplo de plantio, formação e produção.
Qual a maneira correta de jogar calcário na terra?
A profundidade adequada para a aplicação do calcário é de mais de 20 cm. Por isso, o preparo inicial do solo deve ser feito com arado de disco. O calcário deve ser espalhado uniformemente ao longo do terreno, o que aumenta a superfície de contato e facilita a reação.
Como usar o calcário calcítico? O processo de aplicar calcário no solo é chamado de calagem. Para utilizar o calcário calcítico em um vaso você deve respeitar a proporção de 1 colher de sopa de calcário para cada 10 litros de terra.
A dosagem de calcário agrícola varia de acordo com o tipo de solo, cultura e nível de acidez. Geralmente, recomenda-se aplicar de 2 a 4 toneladas de calcário por hectare para cada unidade de pH que se deseja elevar.
JARDINAGEM: Você precisa colocar calcário em todas as plantas
O que o excesso de calcário pode causar no solo?
Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.
De modo geral, o tempo de reação do calcário, mencionado na literatura é de, em média, 60 dias (NETO,2000). Por isso, em solos com elevada acidez é recomendado que a calagem seja realizada no período chuvoso, ou seja, no caso do Centro-Oeste, na transição de secas-águas.
Calcário e adubos fosfatados usados no plantio de café devem ser colocados em mistura na terra. O calcário e o adubo fosfatado devem ser colocados em mistura com a terra, nas covas ou sulco de plantio, não de forma localizada ou separados, como alguns técnicos teimam em indicar.
O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.
A aplicação ocorre três meses antes do plantio, para garantir que o insumo atue de forma satisfatória. Mas, como o calcário depende de umidade para a realização do condicionamento do solo, devem ser evitados períodos de seca para aplicação do produto.
A água com alto teor de minerais pode ter um gosto amargo, metálico ou desagradável, tornando-a menos atraente para beber e cozinhar. Em resumo, o calcário na água pode causar uma série de problemas que afetam a eficiência dos sistemas de água, a qualidade da água potável e a integridade dos aparelhos e encanamentos.
Uma etapa que faz toda a diferença na forma como se desenvolverão as hortaliças é a aplicação do pó de calcário. O pó de calcário tem uma ação muito benéfica para o solo antes do plantio porque ele tem a função de controlar a acidez do solo, uma vez que, quimicamente, um bom substrato deve conter um pH em torno de 6,0.
1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.
Os óxidos da Fertimacro são uma opção ideal e que está “dentro de casa”. Além de liberar os nutrientes que já estão no solo, o produto tem cálcio (Ca) e magnésio (Mg) concentrados que mesmo em baixas doses aumentam a produtividade. Fertimacro é um óxido reativo que substitui corretivos comuns, como o calcário.
O calcário em plantas frutíferas garante uma qualidade visível nos frutos a longo prazo. Além disso, a evolução das raízes e folhas das plantas é fácil de perceber no curto prazo, uma vez que elas se tornam mais vistosas, saudáveis e apresentam cores mais vivas.
E se o pH se elevar acima desse limite, vários nutrientes começam a ficar indisponíveis para as plantas. Além disso, quando aplicamos calcário, adicionamos ao solo cálcio e magnésio. Esses dois nutrientes, quando em excesso, podem trazer problema para as plantas, além de interferir na absorção de potássio.
Enquanto a maioria dos tipos de calcário branco possui cálcio e magnésio na proporção 1 pra 1 (ou seja, aumenta uma parte de cálcio e 1 parte de magnésio), no calcário escuro praticamente só encontramos cálcio e dependendo da relação entre os nutrientes presentes no solo, a escolha do tipo de calcário irá modificar ...
Do total aplicado, efeitos totais serão observados cerca de um ano e meio após a aplicação. Portanto, a calagem só deve ser realizada mediante a interpretação de análises dos solos.
Além da função de condicionador de solo diminuindo a acidez e a presença de alumínio (Al3+), o calcário também é fonte de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas como cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+).
O calcário agrícola é um corretivo da acidez do solo capaz de neutralizar (diminuir ou eliminar) o pH do solo e ainda repor os elementos cálcio e magnésio. Os Fertilizantes, no entanto, podem ser definidos como substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas.
Assim, é indicado que sua aplicação seja executada com pelo menos 3 meses antes do plantio se iniciar, ainda mais quando é usado calcário com granulação mais grosso, o que pode gerar mais dificuldades de reação com o solo.
Dessa forma, é possível saber se as plantas cresceram ou não. Conforme o nível de acidez aumenta ou diminui, deve-se investir em solo calcário com mais ou menos magnésio. Do contrário, o uso de solo calcário deve ser feito três meses antes do começo do plantio.