A recomendação é que as cinzas devem ser mantidas em locais sagrados como nos templos ou em cemitérios. Em raríssimas exceções, as cinzas são levadas para casa. Somente nos casos em que o falecido foi morto em guerra ou em locais onde não existem cemitérios para realizarem o sepultamento.
As normas estão presentes em uma instrução da Congregação para a Doutrina da Fé e foram aprovadas pelo Papa Francisco. E fica proibida a conservação das cinzas em casa, já que devem ser respeitadas as condições apropriadas de conservação.
As cinzas podem ser jogadas em locais com matas, lagos, rios ou até no mar. Vale reforçar que no processo da cremação não existem componentes químicos danosos ao meio ambiente. Vai mais do desejo da pessoa que se foi deixar isso bem claro aos seus familiares.
As cinzas podem ser depositadas em urnas biodegradáveis que recebem terra, adubo e uma muda de árvore. Com isso, os familiares terão como cuidar da planta e visitá-la, acompanhando a morte se transformar em vida novamente.
O Vaticano determinou nesta terça-feira (12) que uma pequena parte das cinzas de uma pessoa que morreu pode ser armazenada em um local que era importante para ela, não apenas em uma igreja ou em um cemitério. A decisão representa uma mudança de posição da Santa Sé sobre o tema.
The Church | Porque nós não podemos jogar as cinzas de alguém que foi cremado no mar?| Felipe Aquino
Porque a Igreja Católica é contra a cremação?
"A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo. Mas a Igreja continua preferindo o sepultamento porque assim se mostra uma estima maior em relação aos mortos", acrescenta o documento.
Algumas opções comuns incluem: Cemitério: Muitas pessoas escolhem enterrar as cinzas de cremação em um cemitério ou em uma sepultura. Columbário: Um columbário é um local especialmente designado para armazenar urnas funerárias. Esses locais podem ser encontrados em cemitérios, igrejas e outros locais.
No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido. Coincidentemente, algumas instituições realizam serviços memoriais em que as cinzas são espalhadas no mar após serem entregues à família.
A conservação das cinzas em casa pode tornar mais difícil o luto, pois a pessoa está sempre a “tropeçar” nos restos mortais dos entes queridos. Não consegue assim separar-se deles e da memoria dolorosa da sua perda. Uma pessoa tem as cinzas dos seus pais em casa.
“Manter as cinzas em um local sagrado garante que elas não sejam excluídas das orações e da lembrança de sua família ou da comunidade cristã. E também evita que os falecidos sejam esquecidos ou que seus restos mortais sejam alvo de falta de respeito”, justificou o alto sacerdote.
A Igreja Católica já não proíbe mais os seus fiéis de optarem pela cremação, no entanto, é proibido que as cinzas sejam lançadas em rios ou ao mar. A recomendação é que as cinzas devem ser mantidas em locais sagrados como nos templos ou em cemitérios. Em raríssimas exceções, as cinzas são levadas para casa.
Algumas organizações de conservação aconselham a não espalhar cinzas em picos de montanha, pois podem ter um impacto negativo na frágil vida vegetal. Talvez seja melhor escolher um lugar mais baixo descendo a montanha e longe de outros visitantes. Colinas e montanhas podem proporcionar um belo cenário para dizer adeus.
Você pode jogar as cinzas da cremação ao solo juntando um pouco de sementes de rosas, por exemplo. Quem sabe no jardim de casa mesmo, num parque público ou em qualquer lugar no qual podem nascer até mesmo árvores.
As cinzas pesam entre 1 a 3 kg, dependendo das dimensões e características do corpo cremado. Elas podem ser divididas entre os membros da família ou podem ser enterradas, despejadas no mar ou guardadas.
· As autoridades brasileiras requerem igualmente que as cinzas sejam transportadas em urna impermeável e lacrada. Eventuais dúvidas deverão ser dirimidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como pela empresa aérea que realizará o transporte.
O que fazer com as cinzas da cremação catolicismo?
Em primeiro lugar, lembra que, de acordo com a Instrução Ad resurgendum cum Christo 2016 (nº 5), "as cinzas devem ser mantidas em um lugar sagrado (cemitério), e também em uma área especificamente dedicada a esse fim, desde que tenha sido designada para esse fim pela autoridade eclesiástica".
Outra possibilidade é os familiares armazenarem as cinzas em casa, deixando a urna em algum cômodo, uma estante ou até mesmo um altar. Além disso, as cinzas também podem ser guardas em um local específico, como os cinerários, onde os parentes podem visitar e homenagear o falecido, de forma similar ao cemitério.
A Paróquia Nossa Senhora da Luz, situada no bairro do Tucuruvi, inaugurou em dezembro de 2017, o primeiro Cinerário da região. Cinerário é um local preparado para guardar, (depositar) as cinzas de pessoas que foram cremadas.
Não existe uma legislação específica sobre espalhar as cinzas no mar no Brasil. No entanto, cidades como Blumenau possuem uma lei municipal sobre a disposição das cinzas de cremação.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.
O Catecismo nos ensina: “A Igreja permite a cremação, a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos” (n. 2301). Às vezes, alguns filmes apresentam cenas muito emocionantes, quando o ator espalha as cinzas da pessoa amada como se a presença dela fosse ficar por ali vagando.
Na tradição religiosa dos católicos, somente os padres podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis. Durante a celebração, os padres fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta. Os fiéis presentes na missa de Quarta-Feira de Cinzas devem estar em observância de jejum.