Para começar, anote os produtos que você não pode usar de maneira alguma: à base de ácidos, água sanitária ou cloro, pois eles podem tirar o brilho das superfícies. Também não é indicado usar álcool ou desinfetantes, pois eles podem marcar.
1) Produtos ao alcance das mãos, como cloro e água sanitária: pode? Estes produtos são provas de como não limpar pisos, pois não devem ser utilizados por tirarem o brilho natural do piso.
Para fazer a limpeza do piso, a diluição de água sanitária deve acontecer da seguinte maneira: duas colheres de sopa de alvejante para cada litro de água. Assim, você tem a solução ideal para esse tipo de higienização. Em seguida, basta encharcar o pano na solução e passar no chão.
A solução é de fácil manuseio, sendo sua utilização recomendada para objetos, embalagens, pisos, bancadas, maçanetas e calçados. Basta umedecer um pano e higienizar as superfícies desejadas.
Deixar agir por 10 minutos e em seguida enxaguar. Para desinfecção você deve diluir 1 parte do cloro para limpeza puro em 2,5 partes iguais de água em um recipiente, espalhar a solução sobre a superfície a ser limpa com o aplicador.
COMO LIMPAR A CASA DA MANEIRA CERTA? - DR. BACTÉRIA
Como limpar o piso com cloro?
Para limpar piso antiderrapante encardido, você vai precisar de água sanitária, detergente e água. Antes de tudo, varra a área a ser limpa. Depois, jogue o detergente e a água sanitária pelo chão, esfregue com uma vassoura de cerdas duras, fazendo movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos.
Com base nisso, uma mensagem que circula no WhatsApp afirma que a Vigilância Sanitária recomenda que se coloque cloro nos ralos de casa. Mas será que isso é verdade? Não existe qualquer recomendação de que se utilize cloro como forma de prevenção da dengue, conforme afirma o Ministério da Saúde.
Se você quer saber como clarear piso encardido, prepare uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de bicarbonato de sódio 1 colher de sopa de detergente neutro, balance a mistura, despeje no local encardido, esfregue uma vassoura com cerdas firmes e depois finalize com um pano úmido.
Vale esclarecer que a água sanitária é uma mistura correspondente a água e 2,5% de cloro. Ou seja, a água sanitária é um produto feito a partir do cloro. Por mais que ela seja diluída, essa solução continua altamente poderosa contra germes e bactérias.
Por ser um produto oxidante e corrosivo, não deve ser utilizado em metais. Não só pela oxidação, mas também pelo potencial inflamável que as duas substâncias têm quando entram em contato. O plástico é outro material que merece atenção, já que a água sanitária pode desgastá-lo com o tempo.
Você pode usar um limpador com cloro para deixar os panos de chão de molho, bem como um sabão líquido ou em pó de boa qualidade. Os produtos a base de cloro ativo são muito eficientes na remoção de manchas e na esterilização do tecido, combatendo bactérias e germes.
Qual a quantidade de água sanitária para limpar o chão?
Apenas mudando a concentração é possível dar diferentes usos ao produto. Segundo a cartilha, a concentração ideal para a desinfecção de pisos é a de 0,1% v/v, ou seja, 50 ml de água sanitária, o que equivale a dez colheres de sopa, para cada litro de água.
Não use nada abrasivo, como ácidos, produtos à base de cloro e sodas. Eles causam fissuras, retiram o esmalte e descascam o piso. Com isso, surgem manchas e acúmulo de sujeira. O uso de sabão em pó também deve ser evitado, pois deixa o piso fosco.
Por isso, procure aplicar com pano de chão limpo, mop ou com uma esponja de limpeza macia, como por exemplo a versão não risca. Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.
O detergente neutro é um produto versátil e pode ser usado para limpar todos os tipos de piso, como a cerâmica, o porcelanato, o vinílico, o mármore, o granito e o cimento queimado, por exemplo.
Para limpar o piso, é fácil: basta eliminar a poeira do dia a dia com uma vassoura ou um aspirador. Então, misture detergente neutro e água num balde. Com um pano úmido, você passa a solução diretamente no chão e pronto!
Por isso, é bom evitar produtos concentrados, gordurosos ou corrosivos para a realização da limpeza, como água sanitária, solvente, cloro, sabão em pó etc. O ideal é usar detergente neutro ou sabão de coco diluído em água para esfregar o chão.
Segundo os especialistas, uma das origens mais comuns de problemas deste tipo se deve ao fato de não se observar o correto espaçamento entre as placas cerâmicas e a aplicação adequada das juntas de assentamento e de movimentação (conhecidas como rejunte).
Detergente. O detergente é indicado para todos os tipos de piso, mas prefira a versão neutra. Além de remover diversas sujidades, o detergente é um ótimo desengordurante. Misture-o com água e aplique sobre a área desejada, esfregando bem com a ajuda de uma vassoura, esponja ou escova.
O vinagre branco possui propriedades desinfetantes e remove facilmente manchas e sujeiras do piso. Para utilizá-lo, basta diluir uma parte de vinagre em três partes de água e aplicar a solução no piso com um pano ou esfregão. Em seguida, basta enxaguar com água limpa e secar o piso para obter um brilho impecável.
Ele é um agente abrasivo suave que pode ajudar a remover as manchas e o tártaro do vaso sanitário, da pia, do chuveiro e de outros acessórios do banheiro. Para colocar essa dica em prática basta aplicar o sal sob a área que deseja limpar, despejar água quente por cima, esperar cerca de 15 minutos e lavar normalmente.
O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.
Existem várias alternativas químicas ao cloro para manter a água da piscina limpa, como o bromo, ionizadores de cobre e prata, e oxidantes à base de oxigênio. O bromo é menos irritante para a pele e olhos, enquanto os ionizadores eliminam bactérias e algas de forma duradoura.